Para ter sucesso em um negócio, é preciso estar em constante atualização. Esse é um dos fatores responsáveis por manter a satisfação do cliente em níveis elevados.
Saber o momento de tomar a decisão certa, analisar o ambiente e monitorar os resultados fazem parte dessa equação.
E, no caso do ambiente digital, essa é uma questão ainda mais importante. Um empreendimento virtual que está se expandindo a cada momento necessitará de atenção ainda mais detalhada.
Fique atento: desenvolver um e-commerce de alta performance é trabalhoso, mas os resultados valem a pena, são compensadores.
Acompanhe o artigo de hoje. Apresentamos dicas valiosas sobre como é possível aperfeiçoar o seu negócio e ter um e-commerce focado em conversão.
Plataforma: o divisor de águas para um e-commerce de alta performance
Alguns empreendedores ainda acreditam que a plataforma escolhida para o e-commerce não fará tanta diferença assim na venda final. Confiam que, no fim das contas, o mais importante é oferecer um produto de qualidade.
Contudo, não é bem assim. É lógico que é importante investir na qualidade. Ela é fundamental para trabalhar a atração e a fidelização dos clientes.
Porém, é essencial também ter uma plataforma de vendas que assegure o crescimento da sua operação.
Para facilitar sua tomada de decisão, separamos alguns pontos que precisam ser analisados:
Escalabilidade
A escalabilidade pode ser resumida em dois termos: eficiência e desempenho. Com eficiência, chega-se ao resultado esperado utilizando menos recursos. Com desempenho, é conseguido um rendimento que alcance os objetivos almejados.
Esse conceito é amplo e abrange muitos fatores, como:
—Ter um consumo de memória cada vez maior;
— Aguentar picos de acessos de compradores em datas comemorativas;
— Ter código e arquitetura com facilidade de manutenção.
E em todas essas condições, a experiência do usuário não vai cair na qualidade. Uma plataforma comum, por exemplo, poderá ficar fora do ar devido a uma enorme quantidade de acessos em um dia especial, como a Black Friday.
Flexibilidade e personalização
Uma média ou grande empresa precisa avançar no meio digital e ter mais funcionalidades em sua plataforma. É necessário oferecer ao cliente aquilo de que ele precisa de acordo com o seu perfil.
Uma plataforma comum tem uma série de restrições na personalização do serviço, entregando tudo similar para qualquer espécie de loja virtual e tipo de cliente.
Em contrapartida, uma plataforma de alta performance se adéqua à persona que vai usá-la, uma vez que viabiliza os ajustes necessários para atender à demandas específicas.
Um exemplo que cabe aqui é a viabilidade de fazer mudanças momentâneas a fim de melhorar seu marketing. Em alguma ocasião, você pode querer oferecer promoções, como as de desconto progressivo, mas não deseja que elas durem muito tempo. Em uma plataforma comum, seria difícil manejar esse tipo de funcionalidade.
Melhoria na experiência do usuário
Uma página que demora a carregar ou que entrega uma mensagem de erro dá uma margem grande para o usuário desistir da compra e procurar o produto em um concorrente.
O layout da plataforma também influenciará a sua experiência. Ele tem que ser intuitivo, para que o consumidor já saiba o que fazer e em que lugar buscar. Precisa apresentar, ainda, opções de buscas refinadas, o que possibilitará que o produto seja encontrado mais rapidamente.
A responsabilidade mobile é outro fator essencial. Hoje, muitas pessoas já utilizam smartphones e tablets para realizar suas compras. A plataforma precisa oferecer facilidade para visualização e navegação em todos os meios.
Se ainda tem dúvidas sobre a importância das compras via dispositivos móveis, baixe agora o nosso e-book Mobile commerce: como melhorar a experiência do usuário e aumentar suas vendas.
O que considerar na gestão do e-commerce de alta performance
Ainda pensando nos aspectos que devem ser analisados na contratação de uma plataforma de e-commerce focada em conversão, vamos avaliar as funcionalidades relacionadas à gestão dos negócios online. Veja 5 pontos muito importantes:
1- Planejamento e controle excepcionais
Podemos nos basear no ciclo PDCA, que é uma ferramenta da gestão da qualidade e busca a melhoria contínua dos processos. Sua sigla significa: plan, do, check, act.
O plan seria o planejamento, no qual são estabelecidos objetivos, metas e os meios para alcançá-los. Um e-commerce pode ter objetivos como: aumentar o número de vendas e diminuir o abandono de carrinhos. Depois de estabelecido o objetivo, é definida uma meta, que geralmente é quantitativa.
Ela deve ser específica e de fácil mensuração. Por exemplo: aumentar as vendas em 30% nos próximos 6 meses. Então, são feitas as estratégias: o que pode ser feito para atingir a meta? Promoções são viáveis? Se sim, que tipos de promoções? Investir em marketing digital pode ajudar?
A fase do é quando se dá a execução. Tudo o que foi pensado e planejado na primeira fase é realizado agora. Nesse momento, fazer o acompanhamento da execução do plano é importante.
No check, são conferidos os resultados. Fique atento: é imprescindível comparar os dados com os registrados no planejamento. Para isso, lembre-se de indicar, ainda na fase plan, as métricas que serão acompanhadas.
Na fase final, act, é feita a ação corretiva. As falhas são identificadas e são tomadas ações para melhorar a execução.
O foco principal do PDCA é poder reagir às falhas e buscar a melhoria contínua, tendo em vista que o ambiente é um fator em constante mudança e que pode afetar o planejamento.
2- Segurança
O consumidor precisa confiar no local em que ele vai colocar dados pessoais e bancários para continuar a compra até o final. Se ele tiver um tipo de desgosto com clonagem de cartões ou roubo de dados, por exemplo, se sentirá frustrado com a loja em si, pois ela é a responsável por oferecer a sua proteção.
Um comprador que se sente lesado pode, ainda, influenciar outros clientes quanto ao nível de segurança que não é oferecido, o que afastará outras possíveis vendas.
3- Nível de suporte
Ter suporte a eventuais problemas na plataforma não pode ser deixado de lado. Plataformas que levam a sério a satisfação do cliente têm uma equipe especialista para qualquer momento em que se precisar.
Isso é necessário porque prever quando um problema vai acontecer, na maioria das vezes, é bem difícil. Ou seja, quem almeja uma operação de alta performance precisa estar preparado para enfrentar eventuais problemas.
E você não vai querer afetar a reputação da marca por causa de uma falha, por menor que seja, certo? Uma plataforma comum não costuma oferecer suporte técnico constante, por não ter condições para tal.
Para não errar, preste atenção no SLA da plataforma, geralmente expresso em termos percentuais. Quanto mais próximo do 100%, melhor!
4- Quantidade do tráfego
Para ter boas vendas e grande visibilidade, é necessário que haja muitas visitas à loja online. Para tanto, os consumidores precisam encontrar sua página. E como conseguir isso com o aumento da concorrência, em função do crescimento verificado no setor de e-commerce?
Boas táticas são fazer uso de otimização para mecanismos de buscas — SEO —, a fim de ajudar que as pessoas encontrem seus produtos nas primeiras posições do Google.
Além disso, é importante pensar no investimento em marketing digital, que atrairá visitantes, podendo torná-los leads.
O marketing de conteúdo, uma das possibilidades dentro do marketing digital, é uma maneira de chamar a atenção para sua marca por meio de conteúdos informativos e relevantes.
A proposta é que assim a empresa influencie o processo de decisão do consumidor, mas sem precisar pressionar o cliente.
5- Facilidade do pagamento
Uma loja virtual que trabalha com várias formas de pagamento e transparência quanto à quantidade de parcelamento e valor do frete diminui o percentual do abandono de carrinhos, além de conseguir atingir mais compradores.
A praticidade e a simplicidade são características que encantam o usuário. Investir em técnicas que o façam percorrer toda jornada de compra, para depois vê-lo desistir dela por um detalhe de sua preferência, colocará tudo a perder.
Ter um e-commerce de alta performance, então, depende de como você lida com essas questões relatadas e da importância que você confere ao fato de ter uma plataforma preocupada com o sucesso do cliente.
Na JET NEO, o foco em conversão é garantido por diversas funcionalidades. Podemos destacar como diferenciais:
JET Omnichannel. Solução desenvolvida para que o cliente possa vender em vários canais e fazer a gestão num sistema único, o que facilita a organização da estratégia, tornando-a mais eficiente.
JET Checkout. As soluções do checkout inteligente garantem compras 70% mais rápidas, redução de 20% na taxa de abandono de carrinho e aumento de 30% nas vendas.
JET Hub. O crescimento dos marketplaces deixou de ser tendência para torna-se realidade. A partir daí, tornou-se imprescindível ter uma plataforma que possa ser integrada facilmente aos principais marketplaces do país.
Interessado em ter um e-commerce de alta performance? As dicas ajudaram a elucidar suas dúvidas sobre o assunto? Assine nossa newsletter para acompanhar outras recomendações imperdíveis para o seu e-commerce!
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