Num ambiente no qual o e-commerce ganha cada vez mais relevância, em razão do comportamento omnichannel do consumidor, é natural que aumente a procura por sistemas de vendas mais eficientes e que atendam às demandas de um público cada vez mais exigente.
Na escolha da plataforma de e-commerce, seja para quem está abrindo um negócio ou para quem resolveu fazer uma migração do seu sistema, um dos pontos de atenção são as funcionalidades.
Especializada em e-commerce e com mais de 23 anos de experiência, a JET tem uma plataforma omnichannel, com a API aberta e que opera no modelo SaaS.
Além disso, como a proposta é ter foco na conversão, a tecnologia JET tem funcionalidades que se destacam da concorrência, justamente por atender às demandas atuais do mercado.
Trazemos, abaixo, uma explicação básica sobre 10 funcionalidades mais importantes para a loja virtual obter o máximo de performance. Confira!
1. JET Store Front
O JET Store Front foi especificamente desenvolvido para alcançar os melhores índices de performance, melhorar a taxa de conversão e entregar resultados superiores.
A solução é compatível com o padrão GA4 e foi otimizada para obter máxima indexação pelos motores de busca.
Assim, funcionalidades como geração automática de sitemap, dados estruturados e metadados asseguram que os produtos sejam encontrados mais facilmente e que sejam apresentados de maneira atraente nos resultados de busca.
Devido à usabilidade da solução, qualquer profissional com conhecimentos mínimos consegue realizar a implementação. Isso é possível porque toda a complexidade da programação fica encapsulada dentro de cada ferramenta e é disponibilizada por meio de componentes.
Na prática, isso significa que o cliente pode escolher qual ferramenta utilizar e qual a melhor posição para colocá-la na sua página.
2. JET Search
Desenvolvido para aprimorar a experiência do cliente na loja durante o processo de compra, o JET Search possibilita personalizar a exibição de produtos e as buscas realizadas no site.
O resultado para o e-commerce é imediato: performance até 70% maior no carregamento dos produtos.
O diferencial do JET Search é que, por meio de operação simples, é possível parametrizar o comportamento da busca do usuário.
Assim, dependendo da sua necessidade, a loja define como será feita a busca do termo digitado: em “nome”, “descrição” ou “descrição resumida do produto”.
Além de direcionar melhor essa orientação da busca, a solução permite uma atuação mais estratégica nesta frente por meio do uso de algumas ferramentas específicas.
3. JET Envios
O JET Envios é uma solução que facilita a operação online, gerando aumento de vendas e possibilidade de redução dos custos de frete.
Isso porque, sem a necessidade de contrato com as transportadoras, a loja pode integrar diversas opções de frete ao seu e-commerce, com tarifas especiais com até 60% de desconto.
Outro diferencial importante: coleta unificada de todos os transportadores.
Com o JET Envios, os lojistas recebem uma única fatura para pagamento, independentemente do fato de usar várias transportadoras.
E há outra facilidade importante e que favorece a alta performance: o consumidor tem acesso a uma página de tracking pública, devidamente personalizada com a marca da loja, para que possa acompanhar todos os status de suas entregas.
4. JET Checkout
O modelo de checkout foi pensado para otimizar a taxa de conversão de vendas da loja.
Baseado no conceito de guest checkout, o sistema possibilita que os compradores que não tenham cadastro (senha) na loja também possam realizar pedidos.
E conta ainda com outros diferenciais importantes para facilitar o fechamento da venda, como:
– Open Front-end
Liberdade total para customização visual da loja e do carrinho de compras;
– Carrinho não obstrutivo
O usuário tem acesso ao resumo do pedido a qualquer momento durante a jornada de compra;
– Identificação rápida
O processo de cadastro é simples e intuitivo, tudo na mesma tela.
– Auxílio visual
Processo de preenchimento do cartão é simples e visual, facilitando e aumentando a sua conversão.
– Identificação automática para recompra
A identificação de recompra é automática e no final do processo o usuário é também convidado a criar um login para acompanhar o pedido.
5. JET HUB
O JetHub foi desenvolvido para facilitar a conexão entre os lojistas e os principais marketplaces do mercado, de forma inteligente e segura, respeitando as particularidades e processos de negócios da empresa.
Assim, utilizando tecnologias de integração, é possível fazer o monitoramento 24×7 de toda comunicação da operação de e-commerce.
Trata-se uma funcionalidade prioritária para o mercado atualmente, uma vez que os marketplaces lideram hoje as vendas via e-commerce e são uma excelente opção para a empresa diversificar seus canais de vendas.
Com o JET HUB, é possível gerenciar todas as suas ações que serão realizadas nesses espaços por meio da própria plataforma.
Uma das vantagens, por exemplo, é a possibilidade de organizar melhor a gestão de estoque, uma vez que os dados sobre a disponibilidade dos produtos estão registrados no mesmo sistema, o que não apenas facilita o trabalho, como reduz o risco de falhas.
6. JET Omnichannel
O JET Omnichannel atende à demanda atual do mercado, uma vez que o comportamento do consumidor já é omnichannel, ou seja, ele não diferencia os ambientes digitais ou físicos.
Os clientes JET fazem essa integração com facilidade, porque contam com o “prateleira infinita”, que permite que a operação venda na loja física o estoque do e-commerce e vice-versa.
E, entendendo que o comércio eletrônico não está restrito ao site, a solução JET possibilita que as vendas sejam feitas no mobile, no WhatsApp, nas redes sociais, no televendas e nos marketplaces.
Para o dia a dia de um varejista ou mesmo de uma indústria, essa visão integrada do processo de vendas faz muita diferença. É a partir daí que é possível adotar novos modelos de atuação para a equipe de vendas.
7. Personal shopper virtual
O Personal Shopper da JET foi desenvolvido para responder às exigências do consumidor omnichannel, que não diferencia mais os canais on e offline e demanda conveniência durante toda a jornada de compra.
No dia a dia da loja, o personal shopper possibilita que o e-commerce:
– personalize o atendimento, porque o vendedor interage diretamente com o cliente. Assim, entende suas necessidades e tem condições de personalizar a oferta de produtos de acordo com as preferências e perfil da pessoa.
– tenha maior controle do processo de vendas, uma vez que o vendedor tem mais autonomia, desde o primeiro contato com o cliente até o fechamento da compra e entrega do produto.
– obtenha maior engajamento do cliente, afinal, o comprador tem contato direto com o vendedor, o que reforça a proximidade com a marca, aumenta a fidelização e a possibilidade de novas compras no futuro.
O mais importante é que ao explorar melhor essas possibilidades, o e-commerce tem como diferenciar-se dos modelos convencionais de loja virtual, oferecendo um atendimento mais humano e personalizado, o que faz muita diferença na conversão.
8. Venda via WhatsApp
A funcionalidade Venda via WhatsApp JET tem como proposta empoderar o vendedor e oferecer uma experiência diferenciada de compra para os clientes, assim é uma funcionalidade essencial para aumentar as taxas de conversão das lojas virtuais.
Isso porque valoriza os benefícios da venda assistida, possibilitando ao e-commerce unir o melhor dos dois mundos: a facilidade da compra à distância, com o atendimento personalizado encontrado na loja física.
No dia a dia do e-commerce, a solução proporciona inúmeros benefícios, como:
– melhor experiência para o consumidor, que recebe, via WhatsApp, o link de pagamento para finalizar o checkout num ambiente seguro.
– mais autonomia para o time de vendas, que tem acesso a carteira de clientes e pode fazer a gestão do processo com mais agilidade e controle.
– incentivo à integração dos canais de vendas, na medida em que o vendedor da loja física pode facilitar o fechamento da aquisição via site.
– aprimoramento da gestão das vendas, porque a loja consegue ter mais controle sobre o comissionamento da força de vendas, independentemente do canal empregado.
– aumento das vendas e possibilidade de ampliar o ticket médio do e-commerce. Isso porque o vendedor, usando um código específico, pode disponibilizar descontos e fretes grátis para o cliente.
9. Código do vendedor no checkout
A proposta desta funcionalidade é permitir que o e-commerce leve o vendedor da loja física para a digital.
Trata-se de um diferencial importante para que o e-commerce deixe de atuar apenas com vendas passivas e possa trabalhar melhor no direcionamento de suas estratégias.
Com a ferramenta, com alguns cliques, a loja cria códigos identificadores para seus vendedores, o que facilita a oferta de condições especiais para o consumidor, além de garantir uma gestão de venda mais eficiente.
Do ponto de vista operacional, a ferramenta proporciona inúmeros benefícios, como:
– incentivo à integração dos canais de vendas, na medida em que o vendedor da loja física pode facilitar o fechamento da aquisição via site;
– aprimoramento da gestão das vendas, uma vez que a loja consegue ter mais controle sobre o comissionamento da força de vendas, independentemente do canal empregado.
– aumento das vendas e o ticket médio do e-commerce por meio da atuação do vendedor, que pode disponibilizar descontos e fretes grátis para os clientes que usarem o seu código.
10. Ferramentas de promoção
A plataforma dispõe também de uma série de funcionalidades desenvolvidas para otimizar o trabalho da área de marketing.
São soluções ideais para que o e-commerce possa refinar suas estratégias, preparando-se melhor para as vendas.
Os clientes JET têm à disposição os seguintes recursos:
Leve X, Pague Y
Ferramenta de promoção que permite ao lojista cadastrar uma campanha, vincular produtos e estipular a quantidade de produtos comprados para ativar a promoção.
Na área pública, a cada X produtos adicionados ao carrinho de compras o sistema concederá um desconto no valor do produto mais barato.
Quem comprou, comprou também
Módulo que permite ao lojista agrupar produtos que foram comprados juntos, em compras anteriores na loja.
Os produtos são apresentados na página de detalhes do produto como uma sugestão ao consumidor que está interessado em um determinado item.
A configuração é feita pelo lojista, que pode sugerir a mercadoria que deseja, otimizando assim suas estratégias de venda.
Cupom de desconto
Essa ferramenta é indicada para dar descontos em compras pela internet a alguns clientes por meio do envio de um código promocional (via e-mail).
A proposta é que seja utilizada, então, para:
– fidelizar clientes específicos;
– promover a recuperação de pedidos não finalizados pelos consumidores;
– incentivas as compras por meio de vales-compra ou vales-presente.
O emprego de cupons funciona bem para o e-commerce e pode ser utilizado para estreitar o relacionamento com o público prioritário da marca.
Como você viu, as soluções da JET foram desenvolvidas com foco no desempenho do e-commerce, de forma que a empresa possa escalar sua operação, sem maiores complicações.
Gostou das funcionalidades da plataforma JET? Clique aqui e fale com nosso especialista!