Nos últimos anos, o segmento de moda tem-se destacado como um dos mais importantes para o e-commerce.
Segundo dados da pesquisa E-commerce Trends 2024, realizada pela Octadesk em parceria com a Opinion Box, as roupas são os produtos mais vendidos pela internet, com 58% dos entrevistados confirmando que já comparam este produto em lojas virtuais.
Para consolidar boas posições neste setor, contudo, é preciso atentar para as particularidades da categoria, que exige mais atenção, principalmente no quesito experiência do consumidor.
Neste artigo, apresentamos quais são as funcionalidades essenciais para um e-commerce de moda. Confira!
Por que comprar moda online?
Quando se avaliam os fatores que levam uma pessoa a optar pelo e-commerce na compra de vestuário e acessórios, um dos fatores que se destacam é a comodidade.
O e-commerce tem a vantagem de permitir que o comprador adquira o item a qualquer momento, conseguindo filtrar por categoria, preço, marca, entre outras classificações, e receber o pedido em casa ou onde desejar.
Além disso, na perspectiva do usuário, ter uma visão geral dos produtos pelos quais ele possa estar interessado é muito mais simples do que experimentar 3 ou 4 peças diferentes para fazer uma comparação!
Outro aspecto relevante (e fundamental) é o acesso às avaliações e comentários.
No setor de roupas, a opinião dos usuários é um discriminador fundamental para que novos consumidores avaliem uma possível compra.
Sites de reclamações (como o Reclame Aqui) e as redes sociais são os principais meios de consulta por parte dos consumidores para avaliar a confiabilidade e a qualidade de determinada loja ou produto, o que se torna um fator decisivo no processo de compra.
Ainda pode ser indicado como diferencial para o e-commerce a realização de promoções.
Diferentemente do que normalmente acontece nas lojas físicas, o e-commerce pode oferecer promoções e descontos em qualquer época do ano, não apenas nos saldões clássicos, como as famosas queimas de estoque.
Isso acontece porque, com custos fixos menores que o das lojas físicas, o comércio online consegue realizar um trabalho mais assertivo no quesito oferta.
Quais são as funcionalidades mais importantes?
Ainda que a importância dos e-commerces no mercado seja indiscutível, devemos registrar que no segmento de moda há muitos fatores que devem ser considerados e avaliados atentamente quando se planeja ingressar no setor de moda e vestuário.
Isso inclui desde a escolha da plataforma adequada até a experiência do usuário (User Experience), passando pelo web design, marketing de conteúdo e outros elementos essenciais.
Especificamente sobre a escolha do sistema de vendas e de gestão da operação, separamos alguns pontos fundamentais:
Personalização
Para ter sucesso nas vendas, é necessário atingir seu público. O principal, nesse caso, é conhecer seus gostos, suas preferências, suas dores.
Se é necessário cativar o consumidor pela identificação que ele tem ao entrar em contato com a sua empresa, um e-commerce de moda precisa de uma plataforma que possa ser customizada para as suas necessidades.
Assim, na escolha da plataforma de e-commerce, opte por soluções que sejam mais flexíveis, de forma que a loja virtual incorpore todos os elementos presentes na identidade visual da marca.
Boas imagens e vídeos
Ainda em relação ao layout, é preciso atentar para os recursos visuais. Imagens de boa qualidade e, principalmente, possibilidade de trabalhar bem a apresentação dos produtos.
Um fator diferencial, por exemplo, é disponibilizar o zoom para aproximação.
Filtros de buscas avançadas
É essencial avaliar a qualidade do sistema de buscas. Afinal, o usuário deve ter a possibilidade de encontrar, com o máximo de facilidade, exatamente o que ele tem em mente.
Fique atento: um resultado desorganizado poderá desfavorecer a experiência do cliente, levando-o à desistência da compra.
Portanto, certifique-se de que a plataforma de e-commerce disponha de uma boa categorização, com subdivisões específicas, como cores, tamanhos etc.
Além desse aspecto facilitar a navegação, por proporcionar praticidade e rapidez, conquista o consumidor por ele conseguir encontrar sua resposta.
Informações detalhadas sobre os produtos
Comprar online pode gerar insegurança na hora de escolher o tamanho ideal da peça e avaliar o caimento da roupa.
Então, uma forma de amenizar isso é colocar o máximo de detalhes possível sobre o produto, trabalhando a descrição de produtos com eficiência máxima.
Disponha a opção de favoritar produtos
Nem todo mundo realiza a compra no exato momento em que se depara com um produto. Muitas vezes, o consumidor sentirá necessidade de decidir depois ou, simplesmente, não está com o valor suficiente para investir.
Acontece que os dias passam, e quando o usuário decide que já é o momento de comprar, ele acaba esquecendo quais produtos tinham chamado a sua atenção.
Assim, atuando uma plataforma disponibiliza a opção de favoritar os produtos, o consumidor pode ir guardando os seus prediletos em uma lista personalizada, para comprá-los futuramente.
Mobile first!
Outro aspecto essencial: ter uma plataforma intuitiva, que mostre, de forma simples, todos os botões e links que o usuário pode procurar. Isso é essencial para sua boa experiência na navegação.
Os menus e as seções precisam estar disponíveis para a boa usabilidade. O tamanho das letras precisa ser legível.
A maior parte dos usuários já compra por smartphones ou ao menos fazem pesquisas por eles.
Devido à relevância conquistada pelo mobile commerce, escolha uma plataforma mobile first. Se o consumidor se deparar com uma loja virtual que não abra em seu celular, desistirá e procurará em um concorrente.
Utilize técnicas de SEO
Vale lembrar que um site otimizado é aquele que consegue ser encontrado nas primeiras posições quando um internauta digita uma palavra-chave.
Quanto melhor sua posição nos buscadores, mais visitas a página terá e maiores serão as possibilidades de venda.
Invista em diferenciais
Toda plataforma tem seus itens básicos e listamos acima os principais. Mas as melhores apresentam diferenciais que farão com que elas saiam na frente, como:
– possibilidade de personalização de roupas, em que o cliente poderá customizar seu produto;
– vitrine interativa, na qual o usuário poderá saber todas as cores e tamanhos existentes daquele modelo;
– gestão do look, na qual mostra produtos relacionados pela marca ou estilo e possibilidade de combinações;
– grade de produtos, na qual há possibilidade de fazer a combinação de diversas características dos produtos, tornando a compra mais flexível;
– criação de um perfil do usuário, no qual ele pode personalizar suas preferências de estilo e cores de roupas, o que fará as buscas e as opções de looks serem mais compatíveis com o seu gosto.
Como vimos neste artigo, o segmento de moda é um dos mais atrativos para o e-commerce, mas é preciso atenção aos detalhes para que o cliente não apenas compre na loja, e sim tenha a melhor experiência possível.
Isso fará com que a marca se diferencie e, assim, continue evoluindo. Para garantir mais chances de sucesso, é preciso monitorar todas as tendências dessa área.
Se ainda tem dúvidas sobre as estratégias que podem ser empregadas, baixe agora o nosso Ebook E-commerce de moda: um guia completo para aumentas as vendas.
Olá, como faço para participar do Webinar? Qual o URL?
Obrigado
Olá Martin,
Abaixo segue o link para inscrição:
https://attendee.gotowebinar.com/register/7443123441089982978
Caso tenha alguma dúvida permanecemos a disposição.
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JET e-Commerce