Em pouco mais de três anos do seu lançamento pelo Banco Central, o PIX alcançou excelentes resultados em termos de adesão da população.
Segundo os dados oficiais do governo, o país tem atualmente 650,7 milhões de chaves Pix e são 153 milhões de usuários cadastrados, sendo 92% pessoas físicas. De cada 100 transações, 60 são feitas por pessoas de 20 a 39 anos.
Para 2024, um dos principais vetores de crescimento do serviço são as transferências entre pessoas físicas e jurídicas, movimentação que deve refletir diretamente na importância dessa modalidade de pagamento para o e-commerce.
Hoje já é possível fazer agendamento das transferências e parcelamento, funcionalidades que favorecem o comércio eletrônico.
E, nos últimos meses, as operações têm se movimentado para ampliar os pagamentos instantâneos via esta modalidade.
Trata-se de uma estratégia importante, uma vez que, além da redução de custos para os lojistas, atende à premissa de se oferecer mais conveniência para o consumidor.
Se a população aderiu ao PIX, nada melhor do que ter essa opção também ao realizar o pagamento de suas compras online.
Como o e-commerce tem incentivado o uso do PIX?
Entre as táticas empregadas pelo varejo, destacam-se os descontos disponibilizados (na faixa entre 5% e 20%), até a possibilidade de frete grátis.
Segundo o Estudo de Pagamentos Gmattos, hoje quase metade (47%) das grandes lojas online do país oferece algum benefício para o uso do pagamento instantâneo.
Para as lojas, as vantagens têm ido além da redução de custo. Tem sido observado, por exemplo, índices maiores de conversão do carrinho de compras, o que é um diferencial relevante para qualquer negócio.
De acordo com o levantamento, realizado a partir do monitoramento da movimentação de grandes empresas de e-commerce, as vendas que de fato se concretizam após o cliente incluir os itens no carrinho superam 90% no PIX. No cartão de crédito, a taxa fica em torno de 70%; no boleto, de 50%; e, no débito, de 30%.
Vantagens do PIX para o e-commerce
Ao refletirmos sobre os impactos do crescimento do uso do PIX no e-commerce, o que está em jogo é o aprimoramento da experiência proporcionada ao cliente.
No dia a dia, sabemos que o processo de compra no digital deve ser facilitado e, claro, atender à expectativa da pessoa no momento da compra.
Neste sentido, quanto mais rápido e seguro for o pagamento, melhor. É justamente essa a vantagem do PIX.
Olhando para a operação da loja, há outros benefícios importantes:
– redução de custo, uma vez que não é preciso arcar com as taxas cobradas pelos cartões de crédito;
– disponibilização imediata do valor, o que é fundamental para o fluxo de caixa da loja;
– melhorias na gestão de estoque, principalmente quando comparada com o fluxo do pagamento via boleto bancário. Neste caso, com a emissão do boleto, o sistema já faz a reserva do produto. Contudo, é alta a taxa de desistência da compra nesta modalidade, o que acaba por prejudicar as conversões do negócio.
– multiplicidade de opções para o cliente, na medida em que, num único sistema, é possível empregar QR code, chaves de endereçamento e pagamentos por aproximação (contactless).
Num período em que o e-commerce espera elevar ainda mais seus índices de crescimento, são bem-vindas todas as alternativas que estimulem os negócios.
Como obter vantagem competitiva com o PIX
Para a gestão do e-commerce, redução de custos operacionais também pode representar vantagem competitiva para o negócio.
Hoje, muitas frentes demandam investimentos, então, é importante que a empresa tenha a possibilidade de avaliar pontos que podem fazer a diferença na decisão de compra do cliente.
Vamos analisar algumas frentes relevantes:
Logística mais eficiente
Com um pagamento mais rápido e num custo menor, por que não investir, por exemplo, na logística da loja? Entregas mais rápidas fazem parte das expectativas do público do e-commerce e podem influenciar bastante na escolha da loja.
No caso do PIX, como a compensação é imediata, inclusive nos finais de semana e feriados, a operação pode ter um sistema mais ágil, adaptado para essa nova realidade.
Redução das taxas de abandono de carrinho
Mirando ainda essa parte mais estratégica, outro aspecto que pode ser trabalhado é a redução das taxas de abandono de carrinho.
Os índices ainda são altos e, por isso, um dos desafios das operações é reduzir ao máximo as ocorrências.
O Estudo de Pagamentos Gmattos confirma que o uso do PIX tem ajudado nessa frente. Os boletos bancários, que ainda figuram entre as três modalidades mais usadas no e-commerce, são os que mais registram desistência da compra.
Mobile first
Com a consolidação do aparelho celular como canal fundamental para o e-commerce, o PIX facilita ainda mais as transações.
Com alguns cliques o consumidor conclui o negócio e, da parte do lojista, o dinheiro entra mais rápido no seu fluxo e, como foi dito, a um custo menor.
Considerando um cenário no qual o comportamento do cliente já é omnichannel, ter opções que possam ser empregadas em todos os canais é um incentivo importante.
Por exemplo, numa interação realizada via WhatsApp, com o PIX a loja pode finalizar a operação num ambiente rápido e seguro.
Quais os cuidados que devem ser adotados?
Apesar das vantagens do PIX, vale atentar também para os cuidados que devem ser adotados pelos lojistas ao adotar (e incentivar) o emprego dessa modalidade.
Segurança é um dos fatores que influenciam a decisão de compra do cliente no ambiente online, então, é fundamental garantir que ele perceba que está num espaço confiável.
Vale lembrar que o PIX acabou facilitando também os golpes, daí a necessidade de a loja ter sistemas antifraudes e de investir em iniciativas que ajudem na orientação de seus clientes.
Do ponto de vista da tecnologia, hoje o mercado dispõe de excelentes soluções que podem ser adotadas com facilidade, até em razão das possibilidades de integração.
A omnicanalidade não é mais tendência para o e-commerce e sim questão de sobrevivência e a sua adoção deve ser pensada para atender à demanda do cliente em toda a sua jornada de compra.
O uso do PIX no e-commerce deve atender essa premissa: a evolução do comércio eletrônico tende a ser acelerada se as empresas conseguirem empregar todos os recursos disponíveis para proporcionar melhores experiências para o cliente, independentemente no canal.
Fique atento: relacionar-se com seu público de forma cada vez mais eficiente é fundamental, mas temos um consumidor mais exigente!
É vital levar isso em conta no desenvolvimento de estratégias que ajudem as empresas a explorar adequadamente todo o potencial que ainda existe nessa área no Brasil. Segundo os dados da ABComm, em 2023 os gastos com compras online alcançaram mais de 185 bilhões de reais, alta de 10% em relação a 2022. Para 2024, a previsão é que o país supere 205 bilhões de reais no e-commerce.
O artigo atendeu suas expectativas? Para mais dicas para o seu negócio, leia também este conteúdo sobre Tendências do varejo para 2024.
Artigo originalmente publicado em E-commerce Brasil.