Mesmo com a infinidade de ferramentas de marketing para o relacionamento com o cliente que surgem periodicamente, o uso do e-mail marketing segue forte (e eficiente) no mercado.
Uma das premissas para o sucesso, claro, é ser bem empregado pelas empresas. E isso implica, principalmente, na valorização da relevância da mensagem e na personalização do conteúdo.
Os estudos nessa área confirmam que as chances de conversão do e-mail marketing aumentam de forma significativa entre os consumidores que recebem promoções que julgam selecionadas e exclusivas.
O raciocínio é simples: a autoestima seria a grande responsável por esse comportamento.
O que o consumidor valoriza nas mensagens?
Umas das maneiras mais simples e que ainda funcionam é tratar o consumidor pelo nome próprio.
Esse é o primeiro passo para convencê-lo de que a empresa se dedicou para entregar um conteúdo único.
O nome pode vir no assunto da mensagem, no início da conversa ou ainda fazer parte do corpo da mensagem.
Apesar de ser importante adotar esse cuidado, a personalização do conteúdo vai muito além disso.
É fundamental fazer o mapeamento dos hábitos de consumo, para garantir o envio de ofertas compatíveis com as suas preferências.
E isso pode ser feito com a ajuda de diversas soluções disponíveis hoje no mercado.
O principal, então, é atentar para os diferentes tipos de personalização que podem ser empregadas na estratégia.
Além dos dados demográficos, podemos trabalhar, por exemplo, com abordagens personalizadas a partir das preferências individuais dos consumidores.
Olhando para a jornada de compra, outra segmentação possível é aquela que vai diferenciar os canais empregados e o ciclo de vida do cliente.
Cada vez mais exigente, o público tende a reconhecer esse esforço da empresa e valorizar marcas que investem nesse tipo de abordagem.
Por exemplo, se a pessoa está prestes a fechar uma compra, faz todo o sentido que ela receba um e-mail com um cupom de desconto.
Agora, se o contato foi estabelecido com o serviço de atendimento, as expectativas são completamente diferentes. Este consumidor, provavelmente, aguarda um retorno para a sua demanda.
Priorize a segmentação
Essas são ações simples de serem executadas nas soluções disponíveis no mercado brasileiro de e-commerce, mas o e-mail marketing nem sempre é tratado com a devida qualidade.
E isso impacta no resultado. Quanto melhor a segmentação, aplicada com coerência, maior o retorno.
A automatização tem sido benéfica para o emprego do e-mail marketing, mas muitas empresas ainda erram em algum aspecto da construção da mensagem e, principalmente, na gestão da base.
Uma das principais falhas é não atentar para a segmentação dos diferentes grupos disponíveis na base e deixar de analisar o engajamento da audiência.
E esta é uma questão fundamental, como mostra o estudo realizado em 2023 pela MoEngage, que avaliou 10,9 bilhões de e-mails em todo o mundo.
Nos e-mails estrategicamente planejados e personalizados foi registrado um aumento de até 13 vezes nas taxas de conversão, e 11 vezes mais de crescimento na taxa de cliques por abertura.
O melhor da história: as taxas de cancelamento de assinatura foram reduzidas em uma margem de 88%.
Estatísticas sobre e-mail marketing
Para entendermos melhor a relevância das mensagens eletrônicas, é importante avaliarmos os dados apurados pelas empresas do setor. Reunimos informações divulgadas pela HubSpot:
– hoje são 4 bilhões de usuários diários de e-mail.
– 37% das marcas estão aumentando seu orçamento direcionado para essas estratégias.
– atualmente, a maioria dos profissionais de marketing que usa e-mail valoriza as soluções compatíveis com dispositivos móveis.
– e-mails segmentados geram 30% mais aberturas e 50% mais cliques do que e-mails não segmentados.
– 77% dos profissionais de marketing observaram um aumento no envolvimento por e-mail nos últimos 12 meses.
– Os usuários de smartphones preferem receber comunicações da marca por e-mail.
– testar os e-mails leva a um ROI mais alto.
E-mail mkt ou redes sociais?
As pesquisas realizadas nessa área confirmam que o e-mail tem mais sucesso do que as redes sociais em termos de ROI.
Relatório da DMA (Direct Marketing Association), de 2023, mostra a média de 4.000% para o e-mail marketing.
Ou seja, para cada US$ 1 investido, o retorno é de US$ 41, superando mídias sociais (US$ 12,71), displays (US$ 19,72) e campanhas de Search Engine Marketing (US$ 22,24).
Uma das questões a serem consideradas, quando avaliamos a evolução no uso do e-mail, são as soluções disponíveis para refirmar a segmentação da base e mensurar os resultados.
Hoje, com alguns cliques, a empresa consegue rastrear as taxas de abertura, os cliques e as conversões em tempo real.
Outra vantagem importante é a possibilidade de realizar testes A/B, o que não apenas aumenta os resultados de cada campanha, como permite que a operação aprenda mais a cada dia sobre o comportamento do seu consumidor.
Ainda considerando os benefícios do e-mail marketing, importante citar a relevância do opt-in. A maioria dos softwares só faz o envio após o cliente ter concordado em receber aquele conteúdo.
E, de acordo com a regulamentação vigente, as mensagens também devem oferecer a opção de o cliente cancelar sua inscrição.
Este é um dos fatores que ajudam a elevar a taxa de abertura, uma vez que, em tese, a pessoa continua inscrita porque tem interesse em receber os conteúdos.
No caso do e-commerce, como o ideal é que a venda seja baseada em relacionamento, o uso do e-mail marketing é um ativo importante das estratégias.
O recomendado, para as lojas virtuais, é elaborar uma régua de relacionamento, de forma que o cliente seja abordado de acordo com a sua jornada de compra.
Fique atento: cada vez mais, o e-mail deve ser utilizado não apenas para divulgar conteúdos, mas como uma ferramenta para impulsionar as vendas.
E, no trabalho de retenção, é por meio deste canal que a empresa vai manter o contato ativo. No caso da pós-venda, funciona bem a realização de pesquisas de satisfação, com o envio de dicas de uso do produto, oferta de suporte e de produtos e serviços complementares.
No desenvolvimento das estratégias, é preciso levar em conta algumas questões.
Segundo os dados da HubSpot, as campanhas de email marketing mais eficazes incluem as estratégias de segmentação (78%), personalização de mensagens (72%) e automação de email (71%).
Mas os investimentos compensam: 87% das marcas afirmaram que o e-mail marketing contribui para o sucesso dos seus negócios.
E veja essa informação: e-mails que incluem ofertas com imagens obtêm um aumento de 10% nas taxas de abertura.
Como vimos, um e-mail marketing personalizado pode ajudar bastante nas estratégias de marketing e de vendas das empresas. Para isso, vale o alerta de que as ações devem fazer parte do planejamento, não podem ser tratadas de forma isolada.
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De fato é fundamental essa análise. A construção da sua lista é a coisa mais importante para seu negócio online. Através de um autoresponder você pode alavancar e muito seu negócio.
Costumo colocar frases curtas nos emails (máximo 4 paragrafos) e sempre coloco o nome da pessoa personalizado e dentro do email também.
Boa noite,
Cheferson