O e-commerce deve ter um bom Natal, apesar do cenário econômico confuso. Segundo o E-bit, as vendas no período devem ter crescimento nominal de 22% em relação a 2014, com faturamento de R$ 7,2 bilhões. A quantidade de pedidos também crescerá e deve chegar a 16,7 milhões de encomendas, um aumento de 10% em comparação ao mesmo período do ano passado. No quesito tíquete médio, a previsão é de aumento de 11% para R$ 429,00.
O mobile commerce terá uma participação de 12,2% nas transações, índice acima do registrado em todo o primeiro semestre do ano, de 10,1%.
O e-commerce se beneficiou com as boas vendas da Black Friday, no final de novembro, que é considerado no período de vendas para o Natal (entre 15/11 e 24/12). O sucesso das ofertas representa 42% do faturamento natalino, já que as vendas foram de R$ 3,02 bilhões (em cinco dias de promoções), segundo estudos da época.
Confira as categorias que devem vender mais:
| Categoria | Participação (%) |
| Eletrodomésticos | 14 |
| Moda e Acessórios | 13 |
| Telefonia/Celulares | 12 |
| Livros/Assinaturas e Revistas | 10 |
| Cosméticos, Perfumaria, Cuidados Pessoais e Saúde | 9 |
| Casa e Decoração | 9 |
| Informática | 7 |
| Eletrônicos | 6 |
| Brinquedos e Games | 5 |
| Esporte e Lazer | 4 |
Última semana para aumentar as vendas do Natal
Claro que o Natal já está no seu planejamento e o seu e-commerce está trabalhando com todas as suas armas. E-mail marketing, redes sociais, campanhas – todas as ferramentas do marketing devem estar funcionando – e sendo acompanhadas – para garantir o bom desempenho.
Nesta última semana, vale ajudar os internautas atrasadinhos a conquistar um pouco de conforto. Lembre de usar a geolocalização e oferecer condições especiais para os consumidores que estão próximos do seu centro de distribuição. Outra providência que interessa a todos: seja claro sobre prazos de entrega para evitar frustração e presentes não entregues.
O e-commerce é o melhor papai noel para os brasileiros. Evita trânsito, filas, lojas cheias. E pode, sim, vender até o último minuto, desde que crie estratégias para tanto.
Aproveite estes últimos dias e boas vendas!




