Na internet, mais da metade das transações são feitas por cartão de crédito. Natural então que os empreendedores sintam dúvidas sobre qual é o sistema ideal para oferecer aos clientes flexibilidade de pagamento e também para que não sofram com problemas como chargeback, quando a venda não é reconhecida pelo dono do cartão e o valor é estornado pela administradora.
Aos pequenos e médios empreendedores, é indicada a utilização de intermediários de pagamento. Com ele, o cliente é levado no ato da compra a um novo ambiente, onde precisará se cadastrar e finalizar negócio. Todo o procedimento é codificado, para garantir a segurança dos dados. Adotando este sistema, o varejista on-line terá de repassar uma comissão das vendas para a empresa proprietária da tecnologia, além de precisar aguardar por um tempo maior na aprovação do pedido.
Como principal vantagem, o intermediador de pagamento exime o proprietário da loja virtual de assinar um contrato burocrático com bancos e empresas de cartão de crédito, sendo essa a característica que principalmente o diferencia do gateway de pagamento, outra possibilidade disponível.
O gateway de pagamento permite a integração de diversos meios de pagamento e traz mais agilidade ao lojista, que tem o valor da venda diretamente disponibilizado em conta corrente. De acordo com o coordenador de novos negócios da JET e-Commerce, Daniel Martins, a melhor forma de realizar as transações da loja virtual deve ser pensada já no planejamento das operações e escolha da plataforma. A JET, por exemplo, “tem integração com os principais meios de pagamento, ou seja, o lojista precisa somente realizar o contrato junto aos bancos”.
Crescimento das vendas
Cada um desses sistemas traz possibilidades maiores de negociação junto ao cliente, já que é com o cartão de crédito que grande parte dos e-consumidores fazem suas compras. Eles buscam na internet facilidades como parcelamento das compras, com valores em média de R$ 373, segundo o Relatório Webshoppers divulgado pela e-bit, em parceria com a camara-e.net.
Os intermediadores e os gateways também facilitam o processo de compra, reduzindo a quantidade de passos para a finalização do pedido. Todo esse cuidado transforma o processo de compra e aumenta em cerca de 60% a taxa de conversão da empresa virtual.