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Operação, Logística e Estoque

Entenda a importância do benchmarking de empresas

By 30/06/2017dezembro 22nd, 2022No Comments

Como você deve entender bem, a comparação entre concorrentes é algo bastante natural nos negócios. Todos querem sair ganhando em suas empresas. O seu objetivo é ganhar seu cliente, superando a concorrência.

Pensando assim, é necessário entender o que é benchmarking de empresas. Mas, você ainda tem dúvidas e se sente perdido? Então, veja agora os estudos feitos sobre esse importante tema.

O que é benchmarking de empresas?

Quando começamos a competir com outra empresa, o benchmarking é uma ferramenta de comparação de informações importantes entre elas. Ou seja, é o canal para coletar as informações necessárias para você fazer mudanças. Seja em preços, promoções ou algo do tipo.

E se engana quem acha que benchmarking é apenas para grandes empresas. Essa ação é fundamental para todo tipo de negócio, independentemente do seu tamanho.

Qual a importância do benchmarking?

Sua importância de uso é uma oportunidade de conseguir ótimas vantagens. Com ela você pode fazer melhorias e aumentar o crescimento de clientes em seu ramo.

Como funciona?

É necessário ter um objetivo para obter informações dos seus concorrentes. Políticas, preços, práticas etc. Assim, você pode saber como está indo em relação a sua concorrência. E, com isso, tirar vantagens das informações coletadas para fazer melhorias em seu negócio.

Os primeiros passos para se usar o benchmarking

Tenha um objetivo

Para você ter algum resultado, é necessário ter seus objetivos certos. Você não tirará muito aproveito dos dados da concorrência se não souber como usá-los.

Antes de começar a fazer sua pesquisa, saiba onde você quer melhorar em seu ramo. Foque bem em empresas que façam um ótimo trabalho no ponto em que você precisa melhorar, para assim aprender.

Procure por referências

No momento em que você começar a pesquisar por empresas para colocar em seu benchmarking, procure os que são especialistas no assunto desejado.

Algumas empresas com excelentes resultados podem compartilhar seus dados para outras empresas ou empresários, isso é fato.

Também algumas revistas e empresas fornecem informações e tabelas de rankings, isso é uma boa ideia para pegar sua referência.

Cresça tendo seus resultados

Procure ter um bom plano para agir. Além de descobrir ótimas informações de seus concorrentes, procure saber suas falhas e assim fazer uma ação para melhorar e resolver todos os seus problemas.

Após obter essas informações, veja uma maneira certa e fácil para adaptá-las no seu ramo para fazer com que você cresça e ainda ganhe do seu competidor.

Monitore seus concorrentes

Monitorar o mercado é essencial. Pesquise seus preços, fretes, qualidade dos produtos, suas promoções e outras informações importantes. Saiba seus pontos fortes e fracos, ou seja, o que fazem de melhor e de pior. É muito importante conhecer seu concorrente.

Continue com o processo de benchmarking

Mesmo aprendendo novas técnicas com as suas informações, mesmo que sua loja já tenha melhorado com os ajustes, continue com a ação de benchmarking. Sempre esteja de olhos abertos para o mercado para não ficar atrás da concorrência. Sua empresa sempre tem que estar em busca de melhorias.

O benchmarking de empresas é um passo fundamental para qualquer negócio que deseja se estabelecer no mercado.

Quais os tipos de benchmarking? 

Para que a análise da sua empresa junto aos concorrentes seja feita de forma efetiva, existem diferentes tipos de Benchmarking. Cada um desses tipos colhe informações e realiza comparativos usando diferentes ferramentas.

Podemos dizer que há dois tipos primários de Benchmarking, sendo eles interno e externo. Na etapa interna, o benchmarking permite que a empresa avalie os processos internos, colhendo informações como satisfação dos clientes, metas alcançadas e o desempenho de cada profissional, por exemplo.

Já o Benchmarking Externo é aquele que envolve análises comparativas da empresa e dos concorrentes de mercado. Porém, na modalidade externa existem diferentes tipos de benchmarking, como detalhamos nos próximos tópicos.

Benchmarking Interno

No caso do benchmarking interno, os parâmetros são definidos com base nos resultados que a empresa já alcançou ou projeta alcançar. A partir disso é possível avaliar quais são as questões que estão gerando problemas e as soluções viáveis no curto e médio prazo.

Para um negócio com maior interação com o público, é importante criar ferramentas nas quais os clientes possam avaliar o serviço e produto oferecido, bem como dar sugestões. Essa é uma forma “gratuita” de receber avaliação externa sobre a atuação da empresa.

Benchmarking competitivo

Entre as opções de benchmarking externos, o competitivo é o mais comum entre as empresas. Isso porque ele busca fazer o comparativo entre os resultados que as concorrentes alcançaram dentro de um período.

Essas informações são colhidas por meio dos balanços financeiros divulgados pelos negócios. No entanto, essa é uma informação que nem todos os negócios estão dispostos a fornecer, por isso é natural que seja contratada uma consultoria para fazer a avaliação de mercado.

Benchmarking genérico

A principal finalidade do benchmarking genérico é estabelecer um comparativo de processos e funções semelhantes entre empresas que não são exatamente do mesmo setor. Sendo assim, o objetivo não é identificar os concorrentes de mercado e avaliar suas fragilidades e forças, mas sim analisar quais ações podem melhorar o desempenho da sua empresa.

Benchmarking cooperativo

Apesar de ter muitas semelhanças com o modelo competitivo, o benchmarking cooperativo funciona a partir da colaboração entre diferentes empresas. Nesse caso, é comum que as empresas entrem em acordo de cooperação mútua, na qual ambas entendem que podem melhorar suas dinâmicas por meio da troca de conhecimentos.

Benchmarking de processos

Nesse modelo de benchmarking a empresa busca realizar comparativos entre os processos e as formas de atuação da equipe de concorrentes do mesmo setor. Ou seja, para além de metas e resultados, no benchmarking de processos a ideia é avaliar se o modelo de trabalho pode ser melhorado.

Benchmarking de futuro

Essa é a modalidade de benchmarking que mais se distingue dos demais modelos. Isso porque ele busca em empresas que são referências no mercado inovações que podem se tornar tendência no mercado. Nesse sentido, o comparativo pode ir desde o uso sustentável dos recursos naturais até o emprego de novas tecnologias.

Como fazer benchmarking?

Agora que já entendemos cada detalhe sobre o que é benchmarking e os seus tipos, podemos falar melhor sobre como fazê-lo. Mas antes de buscar o comparativo com as empresas concorrentes, é preciso primeiro avaliar quais são as metas do seu negócio, os recursos disponíveis, além de avaliar as forças e as fraquezas.

Após isso, é preciso definir uma lista de alvos a serem monitorados. Relacione uma lista de negócios, sejam do seu nicho ou de outras áreas, e os coloque como parâmetros no seu benchmarking. 

Na lista a seguir, elencamos o passo a passo completo para que você possa fazer o benchmarking adequado:

  • Faça uma avaliação interna: antes de tudo, observe em sua empresa quais são as principais ações e setores que devem ser melhorados;
  • Estabeleça as informações deseja receber: com base na avaliação sobre os pontos fracos da sua empresa, defina quais informações julga relevantes para obter no processo de benchmarking;
  • Defina seus alvos: tendo estes parâmetros, agora é o momento de avaliar quais empresas são referências no assunto e podem servir como balizadores para implementar as melhorias necessárias;
  • Obtenha as informações: busque as fontes para as informações que deseja, podendo solicitar parcerias ou contratando uma consultoria especializada;
  • Faça o comparativo: após realizar todas estas etapas, faça o comparativo e avalie quais mudanças são necessárias na sua empresa.

O benchmarking de empresas é um passo fundamental para qualquer negócio que deseja se estabelecer no mercado.

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