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Recursos para E-commerce

Entenda as mudanças no Google Analytics (GA4)

A partir de 1º. de julho, o Universal Analytics será desativado, exigindo dos usuários a migração para o Google Analytics 4 (GA4).

O lançamento da nova ferramenta foi anunciado em 2020, mas agora chegou o momento de efetivar a mudança. 

E, como têm recomendado os especialistas, é importante que ela seja feita o quanto antes, até para garantir que todas as informações sejam devidamente cadastradas.

Neste artigo, explicamos o que muda para o e-commerce com a chegada do GA4. Confira!

Quais os diferenciais do Google Analytics 4?

Para começar, é importante o registro de que a atualização feita pela Google na ferramenta responsável pela geração de relatórios relacionados ao tráfego foi bem radical.

A principal diferença é que a mensuração passou a ser realizada a partir de eventos e não mais por meio das interações em sessões e pageviews.

Esta foi a forma encontrada pela empresa de atender a uma das demandas do mercado: integrar os dados do website e dos aplicativos, evitando as duplicidades.

Além de ser mais completa, a nova versão promete ser mais eficaz em relação à privacidade dos dados. Isso é possível porque as informações de IP não serão armazenadas e não haverá mais a necessidade de cookies. 

Não vamos entrar em muitos detalhes técnicos, mas vale a explicação de que o GA4 emprega machine learning para gerar insights, a partir de tendências.

Essas alterações são positivas, pelo menos, esta é a expectativa do mercado, contudo, a atualização exige atenção.

Com a mudança do sistema, a partir de 1º. de julho, o Universal Analytics deixará de processar os dados relacionados ao tráfego do site. 

Assim, se não for feita a migração, será criada automaticamente uma nova propriedade do GA4 e as configurações do Universal Analytics serão copiadas. Contudo, como o Google tem alertado, a migração não será completa.

Detalhe importante: os dados anteriores poderão ser consultados até 2024 e, então, deixarão de ser exibidos. 

Vamos entender melhor no próximo tópico como vai funcionar a questão dos eventos e porque é importante fazer a configuração.

Quais são as mudanças na mensuração do GA4?

Como explicamos, o GA4 faz a mensuração a partir dos “eventos”, ou seja, interações que acontecem na página.

Assim, estamos nos referindo a ações como visualização da página, rolagens, cliques de saída, pesquisa interna, engajamento de vídeo e download de arquivos. 

Ao realizar as configurações, no entanto, é importante considerar tudo o que acontece durante a jornada de compra. 

Ou seja, no caso do e-commerce, além das vendas, é preciso avaliar outros tipos de conversão feitas pelo usuário, como adicionar produtos ao carrinho, iniciar o check-out, informar dados de pagamento e fechamento da compra. 

Além disso, é possível fazer a mensuração a partir de outros tipos de movimentação na página ou nos apps, como clicar no menu, assistir a um vídeo ou tirar uma dúvida pelo chat.

No momento da configuração, o próprio sistema ajuda no redirecionamento, classificando os eventos em 4 tipos específicos:

  1. Coletado automaticamente 
  2. Medição aprimorada
  3. Recomendado
  4. Personalizado

Ao especificar os mais importantes para o seu negócio e que, portanto, vão orientar suas mensurações, o usuário terá acesso a diferentes tipos de relatórios, possibilitando, entre outras:

– Análise de funil, que permite entender a jornada do consumidor na página e, portanto, ajuda no direcionamento das estratégias de conversão.

– Análise de caminho, cujo foco é oferecer uma visão mais detalhada do comportamento do usuário. Com isso, o gestor tem como analisar, por exemplo, quais são os pontos mais críticos ou favoráveis da jornada.

– Análise preditiva, que foi aprimorada nesta atualização, com o emprego dos recursos de Inteligência Artificial e de machine learning.

Como fazer a migração?

Para realizar o processo de migração do Universal Analytics para a nova versão, conforme orientação do Google, é importante utilizar o Analytics num navegador e não na app para dispositivos móveis.

Depois de iniciar a sessão, basta seguir as orientações do Assistente de configuração do GA4

Como citado, as propriedades do Google Analytics 4 criadas automaticamente contêm apenas recursos básicos. Ou seja, dependendo das necessidades do negócio, é fundamental configurar recursos adicionais para obter o máximo valor de sua nova propriedade.

Gostou do artigo? Entendeu a importância de realizar a migração? Clientes JET, em caso de dúvidas, podem consultar um de nossos especialistas.

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