A entrega no e-commerce é um dos principais fatores críticos de sucesso do negócio.
Afinal, não basta ter a melhor plataforma, produtos de qualidade e marketing eficiente: o webshopper valoriza, em primeiro lugar, a praticidade e a conveniência.
Assim, se o frete não é vantajoso e o produto não chega rapidamente, com integridade e no prazo combinado, dificilmente o cliente será satisfeito e fidelizado. Além das opções convencionais de frete, há diferentes modais disponíveis no mercado. São eles que vamos abordar neste post. Confira!
Qual é o atual cenário de entrega no e-commerce brasileiro?
Um estudo da Manhattan Associates, empresa especializada em sistemas omnichannel, estimou que o e-commerce brasileiro perde R$ 11,8 bilhões ao ano por problemas com transporte e logística.
O momento crucial da transação é a fase de cálculo de preço e prazo da entrega. Na pesquisa, 74% dos entrevistados afirmaram já ter abandonado o carrinho por causa do preço do frete. Outros 63% abortaram a operação por não aceitar o tempo de entrega da mercadoria. O relatório Webshoppers mostra que o prazo médio prometido em 2017 foi de 9,1 dias.
O grande desafio do varejista é diminuir esses índices e aumentar as taxas de conversão, escolhendo modais de transporte capazes de transferir o maior número de mercadorias no menor tempo possível e com o mínimo custo. Nesse sentido, já não vale considerar apenas os métodos tradicionais de envio oferecidos pelos Correios.
Vamos, então, conhecer outras formas de entrega no e-commerce, bem como vantagens e desvantagens para cada perfil de negócio.
Quais são as alternativas aos Correios?
Apesar da facilidade de integração com plataformas de e-commerce e abrangência total do território de entrega, os métodos de envio oferecidos pelos Correios apresentam algumas desvantagens para o lojista. A principal delas é a instabilidade do sistema: são recorrentes os anúncios de greve que paralisam o trânsito de mercadorias.
Além disso, os produtos enviados não podem pesar mais de 30 kg. Por isso, essa modalidade de frete é ideal apenas para pequenas empresas virtuais, com baixo volume de transações. Mas, se você trabalha com um volume de negócios maior, conheça opções e tendências que prometem reduzir os custos logísticos de entrega no e-commerce.
Transportadoras
Para saber se vale a pena contratar uma transportadora, primeiramente, você deve analisar algumas estatísticas do seu e-commerce. Assim, identifique se seu volume de vendas para determinadas regiões viabiliza melhores preços dos serviços de entrega.
Depois, faça uma pesquisa entre os concorrentes para obter condições que sejam vantajosas para o seu negócio. Na análise da relação entre custo e benefício, é preciso considerar:
– Quais são os pontos de embarque e desembarque;
– Quais são os custos relacionados à atividade de entrega;
– Se existem cuidados especiais com manuseio das mercadorias;
– Quais são os prazo de entrega prometidos;
– Qual é a disponibilidade de uso do meio de transporte, considerando suas demandas;
– Se o transporte a ser contratado cumpre normas de segurança e exigências legais.
Apenas depois de responder a essas perguntas será possível ter certeza de que a contratação de transportadoras é a opção de entrega mais vantajosa para seu negócio e para os consumidores.
Drones
Essa modalidade já tem ganhado alguns adeptos entre grandes players do mercado, como a Amazon. O lançamento do programa Amazon Prime Air foi anunciado em dezembro de 2016, quando a empresa utilizou o drone pela primeira vez em uma entrega que durou 13 minutos, levando ao comprador uma TV portátil e um saco de pipocas.
Depois disso, o recurso passou a ser adotado por estabelecimentos como padarias e pizzarias que desejam transmitir valores de inovação. Mas, em termos de viabilidade em operações de larga escala, ainda é uma possibilidade bastante remota.
Isso porque esses aparelhos exigem alto investimento e não podem ser facilmente regularizados, já que dependem de autorização dos controles de tráfego aéreo. A capacidade de entrega e autonomia de voo ainda são insuficientes, além da necessidade de carregamento da bateria, que toma um tempo considerável, e de manuseio altamente especializado.
Bicicletas
Acredite, bicicletas vêm despontando como um dos mais promissores modais de entrega para e-commerce dos últimos tempos. Trata-se de um transporte barato, saudável, silencioso e ecologicamente correto, que, em meio ao trânsito caótico das grandes cidades, pode ser até mais veloz do que veículos automotivos.
A tendência começou em alguns países da Europa e nos Estados Unidos e já vem sendo utilizada no Brasil por empresas como a Netshoes. A Amazon também tenta promover a consolidação dessa modalidade, prometendo entregas em até uma hora.
Para ser rápido e vantajoso, o serviço precisa estar concentrado em uma região específica, preferencialmente com malha cicloviária bem desenvolvida. As maiores estão no Rio de Janeiro, com 374 km de ciclovias, e em São Paulo, que tem 219,5 km de ciclovias, 67,5 km de ciclorrotas e 3,3 km de ciclofaixas permanentes.
O varejista pode optar por uma frota própria ou serviços especializados, que se posicionam com o valor da logística sustentável e já começam a se multiplicar nas capitais e grandes cidades do país.
Frota própria
Quando o destino é próximo ao depósito ou centro de distribuição, vale muito a pena apostar em entregas com frota própria, seja de caminhões, carros ou motos. Embora essa modalidade exija um alto investimento inicial, no longo prazo, ele tende a se reverter em fretes mais baratos e, consequentemente, mais vendas fechadas.
Pontos de retirada
Muitos clientes de comércio eletrônico não se importam em retirar o produto pessoalmente, desde que isso signifique redução do prazo de entrega e do valor do frete.
Nesse sentido, vale a pena fazer parcerias com estabelecimentos em regiões com maior demanda e enviar todas as mercadorias para os endereços selecionados, transformando-os em pontos de retirada. Oferecer essa opção de entrega aumenta a confiança do consumidor, diminui os custos logísticos e ainda fortalece o negócio do parceiro, que pode lucrar com uma nova divisão de negócios e atrair mais clientes.
Como nunca se sabe quando os Correios entrarão em greve ou o combustível vai aumentar, sempre vale a pena adicionar essas alternativas às possibilidades de negócio. Além de reduzir os riscos de atrasos, você ainda poderá explorar o valor da inovação, sempre bem-vindo para os consumidores do mercado digital!
Então, compartilhe este post nas redes sociais e incentive a popularização de diferentes modalidades de entrega no e-commerce!
Artigo originalmente publicado no Blog Ecommerce Brasil.