Skip to main content
Operação, Logística e Estoque

Estoque virtual: evite a ruptura sem gastar muito tempo e dinheiro

Causar um impacto negativo em um cliente pode ser o suficiente para ele não querer mais fazer negócio com a sua loja. Isso pode ocorrer, por exemplo, com um atraso na entrega do produto ou ao anunciar determinado item como disponível quando, na verdade, não está.  É por isso que, prioritariamente, você precisa garantir uma boa gestão de estoque virtual em seu e-commerce. O estudo E-commerce Quality Index 2024, da Lett, revela que de 2023 para 2024 houve um aumento de 3,8% no índice de produtos indisponíveis no e-commerce – o percentual apurado chegou a 30%. Este dado mostra que as operações têm muito o que evoluir nessa frente dos negócios. Fique atento: como qualquer outro tipo de loja, o seu e-commerce deve ter o pleno controle sobre seu próprio estoque.  Afinal, todo problema de abastecimento terá impactos significativos na capacidade de o cliente fazer suas compras e, assim, gerar receita para você. Felizmente, aprimorar sua atuação nessa área não é tão complicado assim. Acompanhe os próximos tópicos, veja do que se trata o conceito, quais os benefícios e conheça as melhores práticas para evitar a ruptura do seu estoque virtual. Boa leitura! 

Quais os benefícios de trabalhar com estoque virtual? 

O conceito de estoque virtual diz respeito a fazer a gestão do volume de produtos que você tem à disposição para serem vendidos.  Desse modo, envolve se planejar em relação à sua demanda sazonal e contar com os parceiros certos para abastecer os itens na quantidade e no volume adequados.  Também inclui se preocupar com o timing dos abastecimentos para que nada fique faltando. Tendo em vista a concorrência cada dia mais acirrada nesse mercado, que garante ao consumidor diversas opções quando ele vai às compras, uma boa gestão de estoque virtual é essencial para o funcionamento e a competitividade do seu e-commerce.  Problemas na hora da compra podem ser decisivos para que o cliente não volte mais à loja. Portanto, um estoque bem abastecido oferece mais oportunidades. Além de conquistar uma venda nesse momento, você pode fidelizar o cliente.  Pense nisso: uma transação que ocorre sem falhas e supera as expectativas do público só traz vantagens para o crescimento do seu negócio. 

Como melhorar a gestão de estoque virtual e evitar a ruptura? 

A ruptura de estoque é algo ruim para todo mundo: você fica sem poder vender, e o seu cliente se frustra por não conseguir o produto que desejava. Trabalhar com uma boa estratégia em seu estoque virtual garante a você as ferramentas necessárias para sempre contar com o volume adequado para a sua demanda de abastecimento, evitando que faltem itens nas horas erradas. Veja a seguir as melhores práticas para evitar que isso ocorra! 

Desenvolva uma estratégia para o seu tipo de loja 

O segmento de e-commerce tem uma série de mecânicas de vendas diferentes que podem impactar os tipos de estratégia desenvolvidos para a gestão do estoque virtual.  É necessário considerar de que forma a sua loja funciona e demais particularidades da operação dela antes de dar início ao planejamento. Por exemplo, se o seu e-commerce tem uma loja física, esse fator precisa ser considerado. Afinal, existe o compartilhamento de estoques, que causa um impacto em ambos.  Fique atento: na escolha da sua plataforma de vendas online, opte por um sistema que atue com a funcionalidade Prateleira Infinita, o que vai assegurar mais eficiência na gestão das vendas. Outra particularidade que pode impactar seu planejamento é a variedade de segmentos com a qual sua loja trabalha, já que causa um aumento no número de fornecedores envolvidos. 

Leve em conta os prazos de entrega 

Imagine a seguinte situação: o seu cliente adquire um produto em seu e-commerce e o seu parceiro de logística se encarrega de fazer a entrega. O seu estoque virtual fica zerado depois disso, sendo necessário reabastecê-lo.  Até que um novo lote de itens chegue, é possível que outras pessoas queiram comprar seu produto e não consigam. Esse cenário de ruptura pode ser bastante negativo para a percepção que o público tem a respeito da sua loja.  Para evitar problemas, é sempre importante considerar o prazo de entrega do abastecimento de produtos em seu estoque virtual. Ele não pode ficar vazio em qualquer situação, seja ela de alta, seja de baixa demanda. 

Considere seu histórico e tendências 

Para trabalhar adequadamente com o seu estoque virtual, você precisa saber o quanto abastecer e quando.  A melhor forma de obter essa informação é olhar para o seu próprio passado, por meio do histórico de demanda que o seu e-commerce tem. Ter esses dados à disposição é essencial para uma atuação estratégica e de alta performance com a sua loja. Por meio dos relatórios disponíveis na plataforma de e-commerce, confira a evolução de vendas ao longo dos últimos 12 meses e as compare com o mesmo período anterior.  Isso oferecerá um amplo volume de informações sobre picos e quedas de demanda por produtos em cada época do ano. Após isso, o próximo passo é preparar o seu estoque para essas movimentações, programando as reposições de forma apropriada. 

Avalie a viabilidade do dropshipping 

Dependendo das suas necessidades, pode valer a pena não contar com qualquer estoque em sua loja virtual.  Uma solução de dropshipping permite adquirir os produtos conforme surge demanda por eles em seu e-commerce. É a escolha ideal para quem está começando na área de vendas pela internet e não tem recursos suficientes para investir em grandes estoques. No entanto, para que isso dê certo, você precisa se certificar de que tem um fornecedor de confiança. Afinal, a entrega dos produtos é a alma de uma loja.  Se esse processo fica comprometido por quaisquer problemas, todo o seu negócio pode desmoronar. Faça uma seleção bem rigorosa e atenciosa ao escolher a empresa que ajudará você nisso. 

Quais os próximos passos? 

Agora que você já conhece os benefícios de uma boa gestão de estoque virtual e sabe de que maneira trabalhar com ele, está na hora de começar a planejar as suas ações.  Com a grande concorrência nesse segmento, fica muito mais fácil perder clientes com deslizes que podem ser evitados. Basta se organizar adequadamente e contar com as soluções apropriadas para cada necessidade. Fique atento: para assegurar um trabalho mais eficiente nessa área, é fundamental ter processos automatizados. A sua gestão de estoque precisa ter um progresso gradual. A sua atuação daqui a um ano tem que ser uma evolução daquela que é planejada para agora.  Para isso, é necessário documentar as suas estratégias e resultados, de forma que seja possível realizar comparações no futuro e detectar em quais áreas você melhorou. Lembre-se de que não se trata de algo opcional. A sua loja virtual somente terá performance se conseguir impactar positivamente seus clientes ao contar com uma estrutura logística de qualidade que seja capaz de entregar os produtos requisitados e tenha um bom índice de disponibilidade.  Coloque a gestão de estoque virtual entre as suas prioridades e comece a alcançar resultados cada vez melhores. Deseja aprender mais sobre como obter retornos superiores com a sua loja virtual? Baixe o nosso e-book gratuito sobre Gestão de estoque e oportunidades nos marketplaces em 2025: estratégias para maximizar vendas. Reunimos neste conteúdo informações valiosas para a evolução da sua operação de vendas online. 
Compartilhe