Skip to main content
Dicas para Vender Mais

6 estratégias de controle de fluxo de caixa que você precisa adotar!

By 17/04/2018março 6th, 2023No Comments

Uma boa estratégia de controle de fluxo de caixa é algo essencial para diversos tipos de negócios, inclusive um e-commerce.
Acompanhar de perto os seus números e conhecer o que eles representam é o caminho para contar com uma atuação mais eficaz e diminuir a incidência de surpresas desagradáveis.

Nenhuma área da sua empresa terá sucesso se atuar de maneira desorganizada. Felizmente, você pode se basear em alguns métodos certeiros para aprimorar a forma como esse tipo de atividade é conduzida. É possível aproveitar ajuda de diversos lados, bastando saber onde procurá-la.

Por exemplo, você está utilizando alguma solução de controle financeiro? Com qual frequência você faz levantamento das suas despesas e receitas? Não deixe os seus resultados ao acaso, senão os seus retornos serão prejudicados.

Por que contar com uma estratégia de controle de fluxo de caixa?

A vida financeira de uma empresa é responsável pelos sucessos e fracassos dela. Ter uma atuação desorganizada em relação às suas contas é algo bastante desastroso para a vida pessoal, então não teria como ser diferente ao se tratar do lado profissional.

Apesar de se apoiar em estruturas tecnológicas modernas, um e-commerce precisa ter uma postura financeira também seguida pelas empresas mais tradicionais. Isso significa dedicar tempo e energia para manter uma boa estratégia de controle de fluxo de caixa em atuação.

É muito fácil ter os seus resultados prejudicados devido à ausência de um plano financeiro eficaz. A concorrência está cada vez maior em diversos setores, não oferecendo a você o luxo de cometer erros como esse. Portanto, aproveite esse aviso como oportunidade e reveja a forma como você e sua equipe lidam com os gastos e ganhos.

Como melhorar a estratégia de controle de fluxo de caixa no e-commerce?

1- Faça projeções

Flutuações nas vendas fazem parte da realidade de um e-commerce e precisam integrar a sua estratégia de controle de fluxo de caixa. Para isso, é necessário realizar projeções com regularidade, levando em conta o seu histórico para que seja possível antecipar determinados volumes de demanda.

Ao ter conhecimento a respeito de como estarão os negócios do seu e-commerce em determinadas datas, você poderá planejar as suas ações com maior precisão. Também é algo que contribui para que os seus estoques estejam sempre abastecidos considerando a demanda de cada época.

2- Não superestime suas projeções

Pode parecer uma dica contraditória de estratégia de controle de fluxo de caixa em relação ao item anterior. No entanto, é necessário dar o peso adequado às previsões feitas em seus levantamentos. Por mais que seus números apontem grande sucesso em determinado mês, é preciso sempre ter cautela em seu planejamento.

Em nenhum momento a sua empresa pode ser surpreendida por mudanças. Uma postura mais conservadora em relação aos gastos pode proporcionar uma boa folga financeira, capaz de ajudar bastante a conter os efeitos negativos de alguma ocorrência inesperada.

3- Considere os números do seu mercado

A realidade da área de e-commerce é diferente das demais. Portanto, não faz sentido basear as suas expectativas de estratégia de controle de fluxo de caixa em negócios que não têm qualquer relação com o seu. É necessário conferir indicadores referentes ao seu mercado.

Isso permitirá que você entenda como funcionam as flutuações de demanda ao longo do ano e conheça possíveis variações. Não é nada agradável ter o seu planejamento comprometido por alguma surpresa.

4- Acompanhe seu fluxo de caixa diariamente

Pode parecer coerente acompanhar a sua estratégia apenas mensalmente, mas isso não é o bastante. O olhar concentrado nas entradas e saídas do dia a dia oferece diagnósticos muito importantes para a sua atuação.

Isso não significa que toda a sua análise precisa ser diária. Não descarte o levantamento mensal, mas também não ignore a importância de acompanhar os seus números todos os dias. Considerar o contexto é essencial para ter sucesso nesse tipo de trabalho.

5- Categorize despesas e receitas

A organização da sua estratégia de controle de fluxo de caixa será decisiva para a eficácia da sua atuação. Uma ótima maneira de fazer isso é categorizando os seus lançamentos, sendo eles despesas ou receitas. Isso permitirá um controle muito mais preciso de cada movimentação.

Tanto em gastos e ganhos, será possível saber quais tipos de transação resultaram neles. Ao realizar uma auditoria em seus números, ficará bem mais fácil detectar a importância e o contexto de cada um deles.

6- Use um software de gestão financeira

Deixe que a tecnologia ajude na sua estratégia de controle de fluxo de caixa. Existem diversos softwares de gestão financeira à disposição, com recursos que ajudarão você a otimizar esse trabalho, diminuir a ocorrência de erros e detectar cada vez mais oportunidades de melhoria.

Esse tipo de solução costuma ser modular, ou seja, ela se adapta para as necessidades específicas de cada empresa. Não faz sentido insistir em maneiras improdutivas de conduzir as suas atividades enquanto há soluções melhores à disposição. Tome a decisão certa e implemente um software de gestão financeira em seu e-commerce.

Percebemos, portanto, que uma boa estratégia de controle de fluxo de caixa é essencial para o sucesso de uma empresa, inclusive um e-commerce. Ao mesmo tempo, pode proporcionar excelentes oportunidades para melhorar os seus resultados por meio de atuação fundamentada em diagnósticos precisos capazes de apontar ótimos rumos para os seus negócios.

Considere cada uma das dicas deste artigo e renove a forma como você lida com o monitoramento de despesas e receitas do seu e-commerce. Não ter esse hábito pode ser altamente prejudicial para os seus resultados, podendo até comprometer a integridade da sua empresa.

Por fim, o seu trabalho com uma estratégia de controle de fluxo de caixa não deve ser definitivo. Esteja sempre em busca de novas maneiras de aprimorar a sua atuação, captando referências positivas para o seu dia a dia e ficando de olho em tecnologias inovadoras que possam auxiliar você ainda mais.

Quais são as suas principais necessidades ao lidar com uma estratégia de controle de fluxo de caixa em e-commerce? Deixe um comentário com o seu depoimento!

Artigo originalmente publicado no Blog Ecommerce Brasil.

Compartilhe