Neste período de consumidores ainda cautelosos em razão das pressões no cenário econômico, as datas comemorativas têm um papel importante para o varejo.
Além de ajudar a ativar as vendas, representam também a oportunidade de aproximação com os clientes.
O Dia dos Pais, comemorado este ano em 10 de agosto, abre o calendário promocional do segundo semestre, período que costuma ser mais propício para o comércio.
E, vale lembrar, as celebrações desta data têm ganhado cada vez mais relevância em termos de faturamento, alcançando resultados crescentes todos os anos.
E o e-commerce tem se destacado. Em 2024, as vendas online registraram um faturamento de R$ 6,56 bilhões, o que representou um crescimento de 4,9% em relação a 2023.
Segundo dados da ABComm, o número de pedidos chegou a 14,2 milhões, com um ticket médio de R$ 468,75, com destaque para as seguintes categorias:
– Vestuário (R$ 3,07 bilhões);
– Perfumaria e Cosméticos (R$ 1,51 bilhão);
– e Eletrodomésticos (R$ 1,19 bilhão).
Quais são as expectativas para o Dia do Pais em 2025?
Para 2025, a previsão é que o e-commerce ultrapasse os R$ 7 bilhões em vendas, com ticket médio acima de R$ 530.
Um bom termômetro para avaliar as possibilidades de vendas nesta data são as análises dos demais eventos comemorativos do ano.
No Dia das Mães 2025, segundo o Índice Cielo de Varejo Ampliado (ICVA), houve um crescimento de 6,3% nas vendas, em relação a 2024.
E a alta foi impulsionada pelas vendas online: o acréscimo chegou a 11.8%, contra 5,7% de alta no varejo físico.
Assim como tem acontecido nos últimos anos, as estratégias de marketing digital contribuíram significativamente com os resultados dos varejistas.
Vestuário e artigos esportivos foram as categorias com os melhores desempenhos comerciais, mas todos os setores relacionados com a data apresentaram resultados positivos.
Quais estratégias devem ser valorizadas no e-commerce?
Apesar do cenário mais favorável para o aumento das vendas, é importante que as empresas se organizem para abordar o cliente.
Além da concorrência mais acirrada, é importante considerar, como citamos no início, que as pessoas estão mais cautelosas em suas compras.
Outro aspecto relevante é a necessidade de as operações aproveitaram essas oportunidades das datas comemorativas para se aproximar de seu público.
Em relação ao Dia dos Pais, além do conhecimento sobre o consumidor, é importante entender o comportamento do shopper.
Os filhos, claro, são os alvos neste caso, mas é preciso considerar particularidades da data, como a forte presença das mulheres como público prioritário, uma vez que muitas assumem as compras para os filhos.
Ainda refletindo sobre perfil do público, as empresas devem se atentar para a questão da diversidade.
As marcas têm sido mais cobradas nesse sentido e a preocupação se justifica pela necessidade de se atender diferentes targets.
Em última instância, oferecer a melhor experiência de compra para o consumidor envolve a análise de aspectos que vão além do momento da compra em si.
Reunimos informações importantes sobre 3 pontos que devem ser considerados com atenção no desenvolvimento de estratégias adequadas:
Comportamento omnichannel
Uma das questões que devem ser consideradas é a relevância do digital na decisão de compra do cliente, ainda que a aquisição aconteça na loja física.
Vários estudos confirmam que a maioria das pessoas costuma consultar preços ou informações no celular quando estão em uma loja. E muitos entram em sites ou apps para ver novidades e ofertas mesmo sem ter a intenção de comprar.
Ou seja, os consumidores nunca estiveram tão online antes de fechar uma compra offline, mesmo quando estão “só dando uma olhadinha”.
O número de cliques por venda mais que dobrou para diversas categorias nos últimos anos, o que confirma que os consumidores estão navegando mais intensamente e intencionalmente até encontrarem o melhor negócio.
Tradicionalmente, o varejo aborda o cliente em dois momentos: no começo do caminho, com campanhas de divulgação da marca, e no fim dele, na disputa pela conversão e competição de preços.
Contudo, no contexto atual, quando estamos diante de uma jornada de compra não linear, essa presença deve ser mais completa. Ou seja, o varejo deve estar presente durante todo o percurso do cliente que procura um produto ou serviço.
Experiência de compra
Se o comportamento do consumidor é omnichannel, faz todo o sentido que as empresas priorizem a omnicanalidade em suas estratégias.
E isso significa investir em ações que coloquem o cliente no centro, valorizando a sua conveniência.
Na gestão da venda, é importante oferecer visibilidade online do inventário da loja física e, mais do que isso, adotar soluções de prateleira infinita, que permitam a venda do estoque no e-commerce e vice-versa.
Outro ponto fundamental é disponibilizar uma variedade de opções de envio e coleta para tornar a experiência de compra o mais integrada possível.
Ter esse atendimento personalizado para cada demanda é uma forma não apenas de assegurar o aumento das vendas no Dia dos Pais, como estabelecer uma conexão diferenciada com o público, agregando mais valor à venda.
Foco na conversão
No digital, a confiança do consumidor é conquistada a partir de diversos detalhes, como a descrição dos produtos.
Este é um dos fatores que mais impactam na decisão de compra do cliente, então, é importante que os conteúdos favoreçam a conversão.
Além de fornecer o máximo de informações para o visitante, a organização dos menus também deve ser feita com cuidado, permitindo que o cliente encontre facilmente o que procura naquele período.
De olho na data sazonal, é importante que a loja esteja devidamente preparada para facilitar a busca do cliente.
Como se trata de um presente, a pessoa pode procurar mais informações sobre o produto para tomar a decisão de compra.
É natural, também, que o cliente procure ajuda para tomar sua decisão de compra, até porque se trata de um presente.
Neste caso, recursos como o personal shopper virtual podem ajudar na conversão, orientando e facilitando o acesso às informações sobre aquela categoria de produtos.
Nesta mesma linha, é essencial redobrar a atenção com as promoções. Além de negociar condições especiais para ter boas ofertas, vale investir em abordagens que ativem os gatilhos de compra.
Isso acontece, por exemplo, com a oferta de cupons de desconto preparados especialmente para o Dia dos Pais. Este é um recurso que ajuda na fidelização e promove a recuperação de carrinhos abandonados.
A performance da loja em datas comemorativas é avaliada pelas vendas, mas lembre-se de que o Dia dos Pais também pode ser uma boa oportunidade para ampliar a base de clientes do e-commerce.
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