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Operação, Logística e Estoque

Evolução do e-commerce: saiba como integrar varejo físico e online!

By 28/06/2022novembro 17th, 2023No Comments

O mercado online cresce a cada dia e atrai novos empreendedores. Porém, as lojas físicas mantêm-se muito fortes e capazes de gerar ganhos incríveis. 

O importante hoje, diante do comportamento omnichannel do consumidor, é saber aliar as duas frentes, trabalhando de forma integrada. 

Essa é uma evolução do e-commerce que já está acontecendo e promete um universo de possibilidades.

No post de hoje, vamos mostrar como os empreendedores devem utilizar a integração de seus canais para promover melhores números aos seus negócios. Confira!

Lojas virtuais x lojas físicas

Há alguns anos, antes da forte expansão do acesso à internet, as possibilidades de vendas via comércio eletrônico eram restritas a algumas categorias de produtos. 

Com isso, para a maioria dos setores, o varejo físico era o foco dos empreendedores, que investiam bastante tempo e dinheiro em ações de marketing. 

Esses planos custavam um montante bem representativo. Afinal, estar em anúncios de televisão, rádios e jornais tem um preço elevado.

Com o desenvolvimento do e-commerce, algumas vantagens ficaram claras desde o princípio, tanto para as empresas quanto para o consumidor. 

Considerando as vantagens para quem deseja empreender, é possível montar uma loja que vende para qualquer pessoa no mundo, sem necessidade de vendedores, comissão, estrutura etc. — estratégias com alcance impossível de ser obtido de modo offline, com investimento bem inferior.

Analisando esses dois cenários, numa análise superficial, muitos passaram a acreditar que o varejo físico entraria em decadência. Mas não é bem assim: a jornada de compra do consumidor é flexível; os clientes transitam de um canal para o outro.

Em determinadas situações, por exemplo, as pessoas gostam de ter certezas sobre o produto que estão comprando e preferem conferir os detalhes numa loja física.

Em outros casos, a preferência do cliente pela loja será determinada pela urgência em receber o produto. Nessa condição, ele pode optar por fazer a compra no e-commerce, mas fazer a retirada do produto.

Ou seja, o que devemos ter em mente é que não existe uma concorrência entre os canais, até porque devem ser complementares, estruturados de acordo com a conveniência do consumidor.

Como está acontecendo a evolução do e-commerce

Como dissemos, ambos os meios de vendas, online e offline, possuem vantagens importantes se forem comparados entre si.

A venda offline é mais tangível e próxima ao consumidor, pois ele pode ver o produto real, experimentar. 

Porém, para o gestor do negócio, os custos de manutenção e operação são elevados e as estratégias de marketing são caras e limitadas. A gestão também é cercada de regras, com poucos dados disponíveis.

A venda online, por sua vez, pode criar receio na compra pela insegurança ou falta de contato com o produto real. 

Contudo, os investimentos necessários e o alcance das ações são bastante atraentes. A gestão ganha dados relevantes, compilando informações diversas e possibilitando decisões com base em resultados.

Então, para unir os dois mundos e associar os benefícios de cada um, a proposta é oferecer a experiência integrada. 

Afinal, isso já faz parte da rotina dos clientes! Um consumidor procura por uma solução na internet, pesquisa bastante, avalia depoimentos e, quando encontra o produto, vai até a loja para experimentar. Faz a compra e volta à internet para dar o seu veredito.

O público encontrou um caminho para unir as duas soluções e as empresas devem facilitar essa integração. 

Essa é base do conceito omnichannel: oferecer a integração entre as possibilidades, online e offline, de forma que o cliente possa transitar entre os meios, mantendo a qualidade da experiência vivida.

Como oferecer essa integração

Confira algumas dicas para que você consiga acompanhar essa evolução do e-commerce e oferecer uma boa experiência integrada:

1. Conte com tecnologia omnichannel

O omnichannel é a retirada das barreiras entre os diferentes meios de contato da empresa com seu público, de forma que ele possa transitar entre as possibilidades ofertadas pela marca.

Se uma pessoa deseja visitar o site da empresa, avaliar os produtos, comprar e retirar o item na loja física, crie essa possibilidade. 

Já se ele visita o estabelecimento e quer ver demonstrações de utilização de um determinado produto, um vídeo interativo no ponto de venda pode ser uma grande solução.

A proposta é integrar o ambiente online e offline da forma que o consumidor desejar, mantendo a qualidade e atenção com a experiência de compra. 

Para isso, conte com os recursos da tecnologia. Recursos de venda assistida, painéis interativos, vídeos e a retirada ou troca na loja física são exemplos de como você pode viabilizar o omnichannel.

2. Tenha atenção com a gestão

A gestão dos ambientes online e offline deve ser um ponto de atenção. Utilize sistemas que permitam a integração dos dados. Dessa forma, quando você realiza uma venda na loja física, por exemplo, o seu estoque da loja virtual será atualizado.

Os dados de faturamento em cada canal também devem ser facilmente obtidos, até para analisar as estratégias mais eficientes e o que pede por melhorias.

Uma boa gestão é um ponto importante para manter a organização dessa integração e explorar adequadamente os recursos.

No dia a dia, é possível, por exemplo, usar a força de vendas da loja para ativar as compras, o que gera excelentes resultados não apenas na atração, como na retenção de clientes.

3. Permita a retirada dos produtos na loja física

Como dissemos na primeira dica, a retirada dos produtos na loja física deve ser uma possibilidade para a empresa acompanhar a evolução do e-commerce.

O prazo para que uma encomenda chegue ao destino ou até mesmo o valor do frete podem ser impedimentos de uma compra. 

Então, forneça essa opção e aproveite para ter um contato mais próximo com o seu cliente. É uma grande oportunidade de superar suas expectativas e promover a fidelização.

4. Utilize os recursos das mídias sociais

As redes sociais, definitivamente, são ótimas ferramentas para os negócios. Elas possuem um excelente alcance com um investimento baixo.

Uma grande forma de promover o seu negócio e atrair novos clientes é estimular seus clientes a fazerem check-in no estabelecimento.

Com esse recurso, uma pessoa pode tirar uma foto e marcar a localização onde esteve. Sua rede de contatos verá aquele local e o terá como uma indicação para o serviço prestado.

Integração e melhora nos resultados

Como vimos em nosso artigo, o mercado se transforma a cada dia em busca de aproveitar melhor as oportunidades e obter resultados mais gratificantes. 

É preciso acompanhar as tendências e entender como essas mudanças podem beneficiar os empreendimentos.

A evolução do e-commerce que estamos vivenciando é uma forma de integrar as vantagens de cada meio de compra, online e offline, oferecendo uma melhor experiência ao consumidor. 

Em resposta, a fidelização e a satisfação do público atraem novos consumidores. Portanto, atente para cada uma das 4 dicas que fornecemos e aplique no seu negócio. O resultado será visto nas vendas e na lucratividade!

Ficou alguma dúvida sobre como promover essa integração e acompanhar a evolução do e-commerce? Então entre em contato com nossa equipe e teremos prazer em ajudar!

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