O ambiente digital estreita as relações entre marcas e clientes, e permite melhores resultados para as empresas.
No entanto, entrar em uma zona de conforto é muito perigoso. Buscar novas ferramentas para e-commerce é essencial para melhorar aquilo que já vem dando certo ou mesmo acertar o que está causando dores de cabeça!
Nesse sentido, o seu comércio eletrônico pode se tornar muito mais completo e atrativo se você utilizar os melhores recursos disponíveis, na maioria das vezes, inclusive, de forma gratuita. Assim, é possível melhorar a gestão, criar um ambiente mais agradável para os consumidores e até mesmo analisar melhor a concorrência, entre diversas outras vantagens.
Então, para que você conheça as 9 ferramentas essenciais para e-commerce, fizemos uma lista bem interessante. Acompanhe!
1- Google Analytics
A primeira posição da nossa lista de ferramentas para e-commerce não poderia deixar de ser o Google Analytics. Ela é fundamental para qualquer tipo de negócio, uma vez que é possível obter um relatório analítico bem completo sobre o desempenho do seu e-commerce.
Com o Analytics, é possível conhecer o comportamento do seu público, identificar as páginas mais e menos acessadas, os itens mais buscados, as conversões e muitos outros dados que podem embasar as tomadas de decisão.
2- SEMrush
Se você deseja apostar na estratégia de marketing de conteúdo — e se não quer, deveria! —, o SEMrush é uma ferramenta que pode lhe ajudar bastante. Uma das primeiras etapas da criação de um conteúdo é a pesquisa da palavra-chave.
Isso significa conhecer os principais termos que são utilizados pelo público no momento da busca na internet. Com isso, os conteúdos são criados a partir dessa palavra.
O SEMrush é capaz de mostrar dados sobre a palavra-chave que você está analisando, tal como o volume de busca, o nível de concorrência, o custo por clique, um panorama de tendência e outros dados relevantes para consolidar sua presença digital. Além disso, a ferramenta pode mostrar termos relacionados.
3- SimilarWeb
Você já ouviu falar que informação é poder? Isso com certeza é verdade, ainda mais no mundo dos negócios digitais. Então, o que você acha de saber quantas visitas o site do seu principal concorrente está recebendo mensalmente? O SimilarWeb é capaz de lhe dizer isso!
Essa ferramenta para e-commerce é muito utilizada pelas empresas na análise da concorrência. O uso é muito simples: basta acessar o endereço e digitar o site que você deseja analisar. São mostrados dados como origem do tráfego, influência nas redes sociais, posição em um ranking nacional e mundial, além do número de acessos.
4- Google PageSpeed
Um dos pontos analisados pelos buscadores no momento de ranquear os sites na busca orgânica é a velocidade de carregamento das páginas. Quanto mais demorado for, pior pode ser a posição na página de resposta. Além disso, os próprios visitantes penalizam as páginas mais lentas, simplesmente fechando a janela e abrindo uma outra opção.
Então, para saber como está o tempo de carregamento das suas páginas, basta usar o Google PageSpeed. Essa ferramenta para e-commerce mostra o desempenho da sua página, com uma avaliação de 0 a 100, sendo 100 a nota máxima. Dessa forma, ele contribui para que você possa otimizar o seu ambiente e atrair melhores oportunidades.
5- Trello
O Trello é uma das opções de ferramentas para e-commerce com foco em gestão. Ele funciona como um painel virtual em que você pode colocar as suas tarefas e de toda a sua equipe.
O interessante do Trello é a possibilidade de criar colunas diferentes, como “A fazer”, “Fazendo” e “Feito”. Desse modo, você organiza o trabalho de toda a sua equipe e sabe exatamente no que cada membro está trabalhando.
Dentro de cada tarefa adicionada, é possível determinar os responsáveis, estabelecer prazos, colocar observações e outras informações relevantes.
6- Hotjar
A sexta posição da nossa lista de ferramentas para e-commerce é ocupada pelo Hotjar. Esse interessante recurso coleta dados comportamentais dos seus visitantes dentro das páginas. Seguindo o caminho do mouse, a ferramenta traça um mapa de calor, identificando os pontos mais analisados pelas pessoas.
Mas como utilizar essa informação no seu negócio? De várias formas! Imagine que você usou essa ferramenta e viu que os usuários não estão descendo a barra de rolagem até o final da página. Então, é melhor posicionar as estratégias mais relevantes no topo dela. Além disso, colocar elementos que mostram que há mais informações na parte inferior pode aumentar a movimentação nas páginas.
7- Tawk.to
Qualquer e-commerce deve se preocupar em oferecer um atendimento bom e eficiente ao cliente. Para isso, o chat online é praticamente obrigatório. É aí que entra o Tawk.to, uma ferramenta que disponibiliza o chat no seu site, de forma gratuita.
Ao abrir esse canal de comunicação, você pode tirar dúvidas no momento certo, convertendo clientes que poderiam fechar a página no primeiro questionamento, sem conversar com um representante.
8- Google Trends
Que tal saber qual é o assunto mais falado em todo o mundo neste exato momento? Seria muito interessante e, acredite, é fácil fazer isso! Basta acessar o Google Trends!
Essa ferramenta mostra um gráfico de pesquisa com um determinado termo, com a variação do volume de buscas ao longo do tempo. Além disso, você pode analisar os assuntos atuais ou comparar determinados termos.
9- Mailchimp
Por fim, deixamos o Mailchimp para fechar a nossa lista de ferramentas para e-commerce. Se trata da plataforma mais popular de e-mail marketing do mundo. Você pode construir seus e-mails de forma totalmente personalizada, adicionando elementos com facilidade.
Além da edição das mensagens, a plataforma também oferece um painel completo para a gestão, monitorando as principais métricas relacionadas, como a taxa de abertura dos e-mails, taxa de cliques, descadastro e entrega. Também é possível automatizar o envio, programando as mensagens e os destinatários.
Como vimos ao longo da nossa listagem, há diversas ferramentas para e-commerce capazes de deixar o negócio virtual mais completo e eficiente. Portanto, é importante sempre buscar novos recursos que ajudem a entender melhor o público-alvo, oferecer melhores experiências e otimizar o seu trabalho, garantindo uma maior lucratividade.
Agora que você já conhece as principais ferramentas, não perca tempo e baixe o nosso e-book: Estruturação de e-commerce — Um guia essencial de estratégias para o sucesso do seu negócio!
Artigo originalmente publicado no Blog Ecommerce Brasil.