O ambiente digital estreita as relações entre marcas e clientes, e promove resultados crescentes para as empresas.
No entanto, entrar em uma zona de conforto é muito perigoso. Buscar novas ferramentas para e-commerce é essencial para aprimorar aquilo que já vem dando certo ou mesmo acertar o que está causando dores de cabeça!
Nesse sentido, o seu comércio eletrônico pode se tornar muito mais completo e atrativo se você utilizar os melhores recursos disponíveis.
Assim, é possível tornar a gestão mais eficiente, criar um ambiente mais agradável para os consumidores e até mesmo analisar a concorrência com mais efetividade, entre diversas outras vantagens.
Então, para que você conheça 9 ferramentas essenciais para e-commerce, fizemos uma lista bem interessante. Acompanhe!
1- Google Analytics
A primeira posição da nossa lista de ferramentas para e-commerce não poderia deixar de ser o Google Analytics.
Ela é fundamental para qualquer tipo de negócio, uma vez que é possível obter um relatório analítico bem completo sobre o desempenho do seu e-commerce.
Com o Analytics, é possível conhecer o comportamento do seu público, identificar as páginas mais e menos acessadas, os itens mais buscados, as conversões e muitos outros dados que podem embasar as tomadas de decisão.
2- SEMrush
Se você deseja apostar na estratégia de marketing de conteúdo – essencial para alavancar seus resultados –, o SEMrush é uma ferramenta que pode lhe ajudar bastante.
Uma das primeiras etapas da criação de um conteúdo é a pesquisa da palavra-chave. Isso significa conhecer os principais termos que são utilizados pelo público no momento da busca na internet. Com isso, os conteúdos são criados a partir dessa palavra.
O SEMrush é capaz de mostrar dados sobre a palavra-chave que você está analisando, tal como o volume de busca, o nível de concorrência, o custo por clique, um panorama de tendência e outros dados relevantes para consolidar sua presença digital. Além disso, a ferramenta pode mostrar termos relacionados.
3- SimilarWeb
Você já ouviu falar que informação é poder, certo? Isso com certeza é verdade, ainda mais no mundo dos negócios digitais.
Então, o que você acha de saber quantas visitas o site do seu principal concorrente está recebendo mensalmente? O SimilarWeb é capaz de lhe dizer isso!
Essa ferramenta para e-commerce é muito utilizada pelas empresas na análise da concorrência.
O uso é muito simples: basta acessar o endereço e digitar o site que você deseja analisar. São mostrados dados como origem do tráfego, influência nas redes sociais, posição em um ranking nacional e mundial, além do número de acessos.
4- Google PageSpeed
Um dos pontos analisados pelos buscadores no momento de ranquear os sites na busca orgânica é a velocidade de carregamento das páginas.
Quanto mais demorado for, pior pode ser a posição na página de resposta. Além disso, os próprios visitantes penalizam as páginas mais lentas, simplesmente fechando a janela e abrindo uma outra opção.
Então, para saber como está o tempo de carregamento das suas páginas, basta usar o Google PageSpeed.
Essa ferramenta para e-commerce mostra o desempenho da sua página, com uma avaliação de 0 a 100, sendo 100 a nota máxima.
Dessa forma, ele contribui para que você possa otimizar o seu ambiente e atrair melhores oportunidades.
5- Trello
O Trello é uma das opções de ferramentas para e-commerce com foco em gestão.
Ele funciona como um painel virtual em que você pode colocar as suas tarefas e de toda a sua equipe.
O interessante do Trello é a possibilidade de criar colunas diferentes, como “A fazer”, “Fazendo” e “Feito”. Desse modo, você organiza o trabalho de toda a sua equipe e sabe exatamente no que cada membro está trabalhando.
Dentro de cada tarefa adicionada, é possível determinar os responsáveis, estabelecer prazos, colocar observações e outras informações relevantes.
6- Hotjar
A sexta posição da nossa lista de ferramentas para e-commerce é ocupada pelo Hotjar, que coleta dados comportamentais dos seus visitantes dentro das páginas.
Seguindo o caminho do mouse, a ferramenta traça um mapa de calor, identificando os pontos mais analisados pelas pessoas.
Mas como utilizar essa informação no seu negócio? De várias formas! Imagine que você usou essa ferramenta e viu que os usuários não estão descendo a barra de rolagem até o final da página.
Então, é melhor posicionar as estratégias mais relevantes no topo dela. Além disso, colocar elementos que mostram que há mais informações na parte inferior pode aumentar a movimentação nas páginas.
7- Tawk.to
Qualquer e-commerce deve se preocupar em oferecer um atendimento bom e eficiente ao cliente. Para isso, o chat online é praticamente obrigatório. É aí que entra o Tawk.to, uma ferramenta que disponibiliza o chat no seu site, de forma gratuita.
Ao abrir esse canal de comunicação, você pode tirar dúvidas no momento certo, convertendo clientes que poderiam fechar a página no primeiro questionamento, sem conversar com um representante.
Para aprimorar suas estratégias nessa frente do negócio, acesse este conteúdo Chatbot e estratégias de humanização da marca: como fazer, no qual detalhamos como é possível investir na personalização por meio desses recursos.
8- Google Trends
Que tal saber qual é o assunto mais falado em todo o mundo neste exato momento? Seria muito interessante e, acredite, é fácil fazer isso! Basta acessar o Google Trends!
Essa ferramenta mostra um gráfico de pesquisa com um determinado termo, com a variação do volume de buscas ao longo do tempo. Além disso, você pode analisar os assuntos atuais ou comparar determinados termos.
9- Mailchimp
Por fim, deixamos o Mailchimp para fechar a nossa lista de ferramentas para e-commerce. Se trata da plataforma mais popular de e-mail marketing do mundo.
Você pode construir seus e-mails de forma totalmente personalizada, adicionando elementos com facilidade.
Além da edição das mensagens, a plataforma também oferece um painel completo para a gestão, monitorando as principais métricas relacionadas, como a taxa de abertura dos e-mails, taxa de cliques, descadastro e entrega. Também é possível automatizar o envio, programando as mensagens e os destinatários.
Como vimos ao longo da nossa listagem, há diversas ferramentas para e-commerce capazes de deixar o negócio virtual mais completo e eficiente.
Muitos dos recursos indicados são gratuitos, mas é importante que você analise também as opções pagas do mercado, de forma a garantir que sua loja tenha acesso à ferramenta mais adequada para sustentar o crescimento do e-commerce.
Atenção: ao escolher sua plataforma de e-commerce, confira se ela facilita as integrações. Isso vai agilizar a gestão de todos os processos necessários e, assim, tornar o trabalho de sua equipe mais eficiente em todas as frentes do negócio.
É importante sempre buscar novos recursos que ajudem a entender melhor o público-alvo, oferecer melhores experiências e otimizar o seu trabalho, garantindo uma maior lucratividade.
Agora que você já conhece as principais ferramentas, não perca tempo e veja este conteúdo: E-commerce de alta performance? Veja como as funcionalidades da JET fazem a diferença. Detalhamos os recursos disponíveis para priorizar a conversão da loja virtual.