No último dia do Fórum E-Commerce Brasil, as grandes atrações foram as presenças de Ricardo Boechat, locutor da BandNews FM e apresentador do Jornal da Band, e do publicitário Washington Olivetto, da W/McCann. Foi um dia cheio.
Entenda como fazer negócios da China com a China
Os executivos da Alibaba.com apresentaram todas as possibilidades de negócios – e os seus números astronômicos – para um auditório lotado. Além do site voltado para consumidores, o AliExpress, que está aberto para negócios brasileiros interessados em um marketplace que converte bem, o grupo oferece as plataformas Alibaba.com como forma das empresas brasileiras negociarem entre si e com o resto do mundo e o site 1688.com, dirigido ao B2B dentro da China.
Satisfação do cliente aumenta, sim o lucro do e-commerce
O case da Privalia, apresentado por Fábio Bonfá mostrou com números muito claros que com a maior satisfação do cliente, aumenta a frequência de compra, o ticket médio, a conversão e os custos do pedido caem. O resultado óvio: o lucro aumenta. Da apresentação, destacamos também o volume do tráfego mobile conquistado pelo site graças ao app.
O futuro, este desconhecido
A primeira participação de Ricardo Boechat aconteceu no painel da manhã, com o jornalista admitindo desconhecimento sobre a Internet das Coisas (IoT em inglês) e os exercícios. Em compensação, três pesos pesados subiram ao palco: Sérgio Herz, da Livraria Cultura, Vicente Rezende da CNova e Jack London, fundador da Booknet. Herz trouxe muitas provocações e boas linhas de questionamento para todos: o fechamento do varejo físico, a necessidade de integração de canais para entregar a melhor experiência para o cliente. Jack London fez uma pequena palestra durante a conversa, em que destacou dois pontos: o esgotamento da linguagem digital, que precisa ser dominada com o ensino de programação e a impossibilidade de saber o que acontecerá no futuro.
Olivetto e Boechat: amigos e ótimos frasistas
Olivetto apresentou seus melhores trabalhos, contou como cria e sua visão do negócio da publicidade, esta ótima ferramenta de vendas. Mostrou clipes de seus melhores trabalhos ilustrando cada questão – e os mais desconhecidos, como a campanha da Coca-Cola em Betânia ou do vôo para Barretos (seu trabalho pro bono para o Hospital do Câncer da cidade), estrelados por crianças, carregados de emoção.
Frases importantes para lembrar:
Na era do digital todos acordaram comunicadores. Se isso tivesse acontecido com a medicina, teríamos milhares de mortes. Quem morreu, aqui, foi o bom texto e as ideias originais. Precisamos escrever bem tudo. E o texto de forma geral está muito mal escrito.
O Brasil vive o des-otimismo, hoje. E estávamos crescendo bem até o fim do ano passado.
SEBRAE: o pequeno negócio merece a sua atenção
Para encerrar o dia, o SEBRAE trouxe números que fazem pensar muito: temos quase 11 milhões de pequenos negócios formais (entre MEI, ME e empresas de pequeno porte), principalmente dedicados ao comércio e serviços. São estas empresas que produzem 52% dos empregos do Brasil e 27% (quase um terço) do PIB.
As MEI’s, ME e pequenas estão principalmente no e-commerce pure play, sem presença física, mas desconhecem suas taxas de conversão, de abandono de carrinho e outros indicadores comuns que todo varejista digital tem que conhecer e trabalhar para melhorar o seu negócio. E é aí que a entidade está trabalhando – para qualificar melhor estes empresários e ajudá-los a crescer.
Resumo da ópera
O Fórum E-Commerce Brasil 2015 foi uma maratona muito produtiva de negócios, informação e network. Durante os dois dias foram oferecidas sessões de mentoria a pessoas interessadas, feitos muitos contatos e divulgadas muitas novidades. Além disso houve uma programação intensa de workshops que ajudaram, com certeza, a qualificar cada vez mais o mercado – e discutir, sempre, os temas importantes para a indústria.