A foto de produtos tem uma função primordial para as lojas virtuais, afinal, tem influência direta na decisão de compra do consumidor.
Considerando que a disputa entre os e-commerces torna-se cada dia mais acirrada, em função do crescimento no número de lojas, a produção de imagens de boa qualidade não pode ser ignorada.
Quem quer ter sucesso nessa área precisa usar todos os recursos disponíveis para enfatizar os diferenciais oferecidos aos clientes e minimizar as eventuais dúvidas sobre a compra.
Pense nisso: além de fazer uma apresentação adequada dos produtos, fotografia bem feita também contribui para reforçar os atributos de confiança da loja, daí a necessidade de termos um trabalho que destaque o profissionalismo da operação.
A contratação de serviços especializados é recomendada, mas, até para cuidar da orientação estratégica da produção visual da loja, é importante que os gestores tenham noção sobre os quesitos básicos para ter fotos de produto de qualidade.
O artigo de hoje foi planejado com esse propósito. Vamos apresentar as vantagens obtidas por quem investe na otimização do seu material fotográfico e explicar o que precisa ser feito para garantir a qualidade das imagens do e-commerce. Acompanhe!
Foto de produtos: como ela ajuda o comércio eletrônico
Antes de detalharmos a parte mais prática da produção de fotos para lojas virtuais, é importante entendermos que as fotos não têm um valor meramente estético.
Do ponto de vista da estratégia do negócio, elas precisam de atenção por que contribuem de forma efetiva para três frentes fundamentais para qualquer operação:
Valorização da marca
Hoje é praticamente impossível ter um negócio bem-sucedido na área de e-commerce sem investir na imagem da loja. Construir um nome, torná-lo conhecido e trabalhar na sua divulgação não são mais estratégias apenas para as grandes operações.
Comércios eletrônicos de pequeno e médio portes precisam garantir que o cliente saiba diferenciar a sua marca, reconheça os seus atributos. Diversos fatores contribuem para isso e um dos mais importantes é a identidade visual da loja.
A maneira como ela se apresenta para o público pode ser determinante para a decisão de compra, daí a relevância dos investimentos feitos em soluções tecnológicas que permitam a personalização das lojas.
Contratada uma plataforma de e-commerce que oferece os recursos necessários, eles precisam ser usados da melhor maneira possível, o que inclui a produção de fotos de qualidade para exibir os produtos.
Otimização da loja
Pensando na divulgação, mais uma vez a fotografia tem um papel importante. Imagens mais leves, que facilitem o carregamento da página, e a forma como os arquivos são nomeados influenciam diretamente no ranqueamento dos motores de busca, como o Google.
Dica importante: para obter resultados de SEO mais relevantes, não dê nomes genéricos para os seus arquivos de imagem dos produtos. O ideal é usar, sempre que possível, palavras-chave relacionadas à sua operação.
Para não errar, siga à risca as orientações que constam na documentação da loja virtual recebida da plataforma de e-commerce. Lembre-se de que a infraestrutura técnica foi direcionada para o alto desempenho da loja em várias frentes.
Experiência do cliente
Marca valorizada e bons resultados de otimização são importantes, mas nada disso importa se o cliente não tiver uma experiência agradável durante as compras, correto?
E, nesse caso, as fotos têm um papel preponderante na decisão de compra. Diferentemente do que ocorre na loja física, quando se tem a possibilidade de experimentação, no ambiente online o consumidor precisa ser seduzido pela imagem.
A foto de produtos deve revelar os detalhes da mercadoria, evidenciar a sua qualidade e ainda despertar a imaginação do usuário — se for uma roupa, a pessoa tem que vislumbrar o efeito que terá no seu corpo; se for um item para casa, precisa ter noção dos benefícios que terá com o uso do produto.
Para que isso aconteça, existem técnicas adequadas que podem ser empregadas na produção do material. Vamos ajudá-lo a entender melhor como isso funciona no próximo tópico!
Dicas para tirar boas fotos para lojas virtuais
1- Foque no produto
Se precisamos minimizar as dúvidas do cliente, é importante valorizar o produto, aproveitar a oportunidades para enfatizar suas características. Assim, mesmo que use outros elementos para compor o cenário, o foco deve estar no produto.
2- Invista em ângulos diferentes
Uma das formas de valorizar o produto é apresentá-lo em diferentes ângulos. Aproveite os recursos da sua plataforma de e-commerce, como miniaturas e ferramentas de zoom, para estimular o desejo do cliente por aquele item.
3- Capriche na iluminação
O requisito básico, no caso da iluminação, é procurar usar a luz natural, que costuma funcionar bem para esse tipo de foto. Atenção: faça testes antes da produção final do material fotográfico, uma vez que não importa apenas a quantidade de luz, mas a sua distribuição. Ao analisar as fotos, avalie se as sombras não estão atrapalhando a exibição dos detalhes. Quanto mais nítida a imagem, mais veracidade.
4- Destaque os detalhes
O tipo de detalhe da peça que precisa ser destacado depende, claro, da natureza do produto. No caso de e-commerce de moda, sabemos que é importante ter imagens que valorizem o acabamento e o caimento das peças. Para produtos eletrônicos, a recomendação é enfatizar as funcionalidades e a facilidade de uso, dois atributos decisivos para a compra nessa categoria.
5- Aposte nas variações
Se o produto da sua loja apresenta variações, apresente-as por meio das fotos. Muitas vezes, o simples fato de ver o item numa cor diferente pode acionar os gatilhos mentais certos. Boas fotografias também podem ajudar o cliente a se decidir por produtos complementares, o que vai elevar o ticket médio da compra.
6- Atenção ao formato da imagem
Além do aspecto visual, que pode valorizar mais ou menos a mercadoria, tenha em mente que o formato da imagem influencia diretamente na otimização do seu site. Conseguir equilibrar tamanho e qualidade da foto é um dos desafios, por isso é importante seguir as especificações que constam na documentação da loja. Ela foi baseada em testes técnicos, o que confere mais segurança para a operação.
7- Cuide da produção
Não é necessário investir uma fortuna na produção de foto de produtos, mas fuja das saídas amadoras. É importante montar um cenário específico, providenciar fundos adequados e trabalhar, sempre que possível, com ambientes diferentes. O setor de e-commerce dispõe hoje de bons recursos no mercado, como “estúdios portáteis”, que garantem um aspecto mais profissional para o material fotográfico.
Como mostramos neste artigo, o mais importante para ser bem-sucedido na produção de fotografias de produtos é a atenção aos detalhes. Assim, quanto mais cuidado tivermos no planejamento do trabalho, maiores as chances de sucesso e a economia de custos.
Não se engane, o improviso não combina com atividades mais técnicas, como é o caso da execução de foto de produtos. Dedique algum tempo para se organizar e, sempre que possível, conte com a ajuda de profissionais especializados. Porém, mesmo nesse caso, lembre-se de que a participação do gestor é importante, por causa do seu conhecimento sobre os produtos e as características da loja.
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