O frete grátis continua sendo uma estratégia eficiente para as vendas nas plataformas digitais, isso ninguém pode negar.
A maior dificuldade para os lojistas é identificar quais são os melhores momentos para aplicar as campanhas de isenção da taxa e definir quando elas são realmente fundamentais para a decisão de compra do e-consumidor.
Mas é importante atenção, porque não dá simplesmente para deixar de cobrar o frete, afinal, o transporte dos produtos tem um custo nada baixo.
Planejar é a palavra decisiva para não haver perdas para a loja virtual que oferece o frete gratuito.
Neste artigo, reunimos informações importantes para organizar as estratégias. Confira!
Planejamento financeiro é prioritário!
Apesar de o frete grátis ser um gatilho de vendas bastante atrativo, a definição de oferecer essa opção deve ser sustentada na análise financeira da operação.
Ou seja, é preciso fazer contas. Esta é a única forma de gerar um resultado efetivo para o cliente e, ao mesmo tempo, evitar perdas para o e-commerce.
Nessa avaliação, é necessário prever o volume de vendas, o ticket médio da loja, baseado nas condições de pagamento, os juros negociados e os valores acordados com as soluções de logística.
Sem isso, o prejuízo será certo e, o que é pior, virá em cascata. Cálculos mal realizados nessa área podem impactar bastante os resultados do negócio no médio e no longo prazo.
Mas muitas operações caem na armadilha de olhar apenas para os resultados de vendas imediatos, sem considerar a rentabilidade daquela venda ou qual será a sua margem de contribuição para o faturamento da loja.
Quem tem uma plataforma omnichannel pode levar vantagem ao implementar a estratégia, uma vez que a opção frete grátis estará sempre disponível para o cliente que retirar o produto na loja.
Essa alternativa ganhou relevância entre 2020 e 2021, quando muitas empresas tiveram que se adequar às regras de distanciamento social.
A boa notícia é que o consumidor hoje considera essa possibilidade, muitas vezes até em função da urgência que tem para receber o produto.
Desconto x Frete
A compra por impulso é característica do comércio eletrônico. E, em muitas situações, a ausência do frete beneficia esse comportamento no consumidor.
Segundo os monitoramentos realizados nessa área, o poder de influência do frete grátis é ainda maior do que o desconto específico sobre o preço final do produto.
A situação é mais simples para produtos de valor mais alto. Neste caso, o lojista tem mais margem para trabalhar e, assim, oferecer o benefício.
E os consumidores, habituados a encontrar condições mais favoráveis, esperam que a empresa ofereça alguma vantagem.
Por exemplo, quando alguém procura um produto com o valor duas vezes superior ao do ticket médio nacional (estimado em de cerca de R$ 427,90 para 2022, segundo os dados da Neotrust), o frete grátis é um fator decisivo para a compra.
A estratégia, então, precisa levar isso em consideração. Em produtos de menor valor é possível oferecer algum desconto no valor do frete e, na aquisição de itens mais caros, vale estudar a isenção de 100%.
Outro fator que deve ser considerado é a possibilidade de atuar com diversos tipos de entregas. Com a evolução das compras online, o consumidor está mais bem informado e entende que uma entrega mais rápida, por exemplo, pode ter um valor de frete mais elevado.
Durante o período da pandemia, muitas empresas investiram para melhorar suas operações logísticas e, assim, reduzir drasticamente o tempo de entrega.
A descentralização dos centros de distribuição tem permitido mais agilidade e redução nos custos, o que precisa ser usado a favor das estratégias de vendas.
O desafio para as operações de menor porte
Há uma diferença sensível de preços dos fretes cobrados pelos pequenos e médios para o efetuado pelos grandes varejistas, justamente por conta do poder de negociação.
Por isso, nem sempre o frete grátis é uma realidade para esses empreendedores de menor porte.
Eles podem, e devem, fazer algumas campanhas de frete grátis, mas no caso, o que realmente fará a diferença será o posicionamento. A política desses empresários precisa estar em sintonia com “ser melhor, ser diferente e ter um pós-venda qualificado”.
No passado, a estratégia do frete grátis foi usada com mais frequência pelo e-commerce, até para conquistar o público, mas hoje as empresas têm buscado outras formas de atuação.
Isso é saudável para o segmento, uma vez que as boas experiências têm mostrado que o cliente hoje está disposto a pagar pelo frete, por causa da conveniência da compra online.
Por outro lado, é fato que essa venda será influenciada, por exemplo, pelo relacionamento estabelecido entre a marca e seu público.
Quanto maior o valor agregado do produto, por causa da sua diferenciação, mais fácil será essa “negociação”.
Temos visto muitas empresas lidando melhor com essas questões, estruturando estratégias mais bem planejadas.
Por exemplo, nos serviços de assinaturas para entregas recorrentes, a oferta do frete grátis é um benefício importante. O consumidor, neste caso, é tratado de forma diferenciada, o que faz sentido, porque gera um valor maior para a empresa.
Nesta mesma linha, há outras modalidades que podem ser adotadas, como a possibilidade de oferecer cupons para frete grátis na próxima compra.
Esta é uma forma de fidelizar a base de clientes, trabalhando melhor com quem volta a prestigiar a marca.
As análises sobre desempenho do e-commerce confirmam que compra única não é o ideal, até porque hoje são cada vez mais altos os custos de aquisição de cliente (CAC). Ou seja, vale a pena abordar a pessoa que já teve uma experiência com a marca.
Como vimos neste artigo, diferentemente do que acontecia no passado, frete grátis é uma estratégia que deve ser muito bem planejada.
Ela pode (e deve) ser empregada em campanhas específicas, visando a atração de novos clientes, mas deve ser considerada também nas ações de retenção, cada dia mais importantes.
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