O consumidor sempre busca por vantagens. Talvez seja esse o motivo do sucesso do frete grátis para o comprador que faz compras online.
Nesse caso, ele tem vários benefícios: não perde tempo para comprar aquilo que deseja, não gasta combustível para se locomover até a loja, entre outros.
Contudo, já está mais do que provado que parte dos carrinhos é abandonada por conta da alta tarifa de entrega e a ausência da taxa pode impulsionar as vendas no e-commerce.
A logística para entregar os produtos na data certa, por meio de uma transportadora de confiança, custa caro, mas os lucros obtidos pelos lojistas nos períodos em que oferece o frete grátis recompensam a iniciativa.
A estratégia faz parte dos esforços das lojas para aumentar a taxa de conversão e continua sendo eficiente.
A grande prova são estudos que demonstram que a grande parte das compras efetuadas pela internet é feita na base do impulso.
Qual o impacto do frete nas vendas do e-commerce?
O que devemos considerar é que o frete funciona como um freio do consumidor.
Basta se fazer a pergunta se em um dado momento foi capaz de abandonar uma ótima oferta porque encontrou um frete que considerava abusivo.
Imagine, agora, as novas classes consumidoras que adotaram recentemente o e-commerce. Algumas vezes, o frete pode representar um custo adicional que não pode ser assimilado pelo comprador.
O estudo Fretes e Entregues no E-commerce, da Opinion Box, traz insights importantes para entendermos melhor a relação que dos serviços de entrega têm no sucesso das lojas virtuais.
Questionados sobre quais são os fatores que os levam a escolher onde vão comprar pela internet, os entrevistados indicaram como principais:
– Preço Valor do frete/frete grátis – 65%
– Promoções – 62%
– Saber que a loja é confiável – 54%
– Prazo de entrega – 53%
– Avaliações e comentários de outros clientes – 49%
– Reputação da loja/marca – 33%
– Variedade de produtos – 31%
– Ter as formas de pagamento que eu gosto de utilizar – 28%
– Já ter comprado no site anteriormente – 28%
Indagados sobre o que os levam a desistir da compra, os consumidores também indicam como fatores principais:
– Valor do frete – 62%
– Preço alto – 60%
– A loja não parecer confiável – 50%
– Avaliações e comentários de outros clientes – 36%
– Reputação da loja/marca – 35%
– Avaliação negativa de amigos e familiares – 34%
– Prazo de entrega – 32%
Outro dado que deve ser analisado com atenção: 54% revelam que costumam aumentar o valor da compra para ter direito ao frete grátis. Ou seja, compensa para a loja oferecer esse tipo de benefício, uma vez que isso significa elevar o ticket médio e, claro, aumentar a satisfação do consumidor com a marca.
Analisando melhor a questão do custo da entrega, o estudo aponta que a oferta de frete grátis é decisiva para o cliente trocar de loja ou fazer uma compra que não estava prevista.
E, veja que interessante, mais da metade dos consumidores já pagou mais caro em determinada compra apenas para ter frete grátis.
Como reduzir o frete?
Parcerias com fornecedores e transportadoras pode ser a saída para não perder (quase) nada com as campanhas de frete grátis. E, ao contrário, ganhar muito com o fluxo de compras da loja.
Importante destacar que a plataforma de e-commerce tem como favorecer as estratégias, caso disponibilize recursos que permitam à loja atuar de forma integrada.
Neste sentido, o JET Envios, por exemplo, é uma solução que facilita a operação online, gerando aumento de vendas e possibilidade de redução dos custos de frete.
Sem a necessidade de contrato com as transportadoras, a loja pode integrar diversas opções de frete ao seu e-commerce, com tarifas especiais com até 60% de desconto.
Outro diferencial importante: coleta unificada de todos os transportadores.
E, na mesma linha, com o JET Envios os lojistas recebem uma única fatura para pagamento, independentemente do fato de usar várias transportadoras.
A integração com o sistema da Smart Envio ainda facilita o pagamento, uma vez que a loja paga apenas os fretes que utilizar.
Outra facilidade que pode influenciar a decisão do cliente de forma positiva: o consumidor tem acesso a uma página de tracking pública, devidamente personalizada com a marca da loja, para que possa acompanhar todos os status de suas entregas.
Quais estratégias são mais adequadas para o e-commerce?
Além dos recursos adequados, é primordial pensar nas estratégias. Por exemplo, uma das formas de potencializar as vendas por meio de fretes promocionais é oferecer tarifas mais baixas do que as praticadas pelo mercado.
Ou seja, se a loja não pode isentar toda a tarifa, é possível oferecer um desconto, o que facilita para o cliente.
Ter uma visão mais estratégica sobre a logística das empresas é o primeiro passo para melhorar as condições ofertadas aos clientes.
O que isso significa na prática? Que o e-commerce deve analisar todo o seu processo, do cadastro dos produtos até o relacionamento com o cliente no pós-venda, importante para avaliar a qualidade da entrega.
Parece óbvio, mas muitas lojas ainda perdem vendas por causa de cadastro errado no sistema sobre as dimensões do produto, por exemplo, o que interfere no valor do frete e pode levar ao abandono do carrinho.
Outro problema comum é a falta de opções para os clientes. No cenário atual, é preciso atender à sua conveniência do consumidor, daí a necessidade de se trabalhar com diversas modalidades de entrega – expressa, econômica e a alternativa de retirada do produto na loja mais próxima.
Como as necessidades dos clientes são diferentes em cada momento, é fundamental que a loja possa se adaptar.
Por exemplo, diante de uma urgência, o cliente deve poder optar por fazer uma retirada na loja física ou mesmo pagar um frete mais alto para receber o produto mais rapidamente.
Quando olhamos para o ambiente encontrado no mercado entre 2020 e 2021, vemos que eles geraram aprendizados relevantes para as empresas.
Sem ter como abrir suas lojas físicas, muitas operações tiveram que encontrar saídas para vender e entregar seus produtos com mais agilidade.
O que se espera neste momento é que os sistemas criados num período de emergência sejam sistematizados, de forma a elevar o nível de satisfação do consumidor.
O frete grátis, como vimos, é um fator decisivo para o consumidor, daí a necessidade de se estudar todas as possibilidades para que a loja se mantenha competitiva.
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