Um dos principais fatores que podem levar um potencial cliente a não fechar uma compra pela internet é o valor do frete.
Veja esse dado da pesquisa CX Trends 2023, da Octadesk em colaboração com a Opinion Box: 63% dos consumidores que compram em e-commerces já abandonaram suas compras ao se deparar com o preço elevado da entrega.
Esse comportamento do cliente é justificável, porque, dependendo da categoria do produto, essa taxa chega a ser maior que o preço do próprio produto.
Por isso, oferecer o frete grátis no e-commerce é uma ação eficiente, mas que deve ser bem planejada para não impactar na margem de lucro da empresa.
Confira neste artigo como desenvolver uma boa estratégia e aumentar as vendas!
Por que oferecer o frete grátis no e-commerce?
O frete é um valor que está diretamente ligado ao impulso das vendas. Muitos compradores avaliam atentamente essa taxa e fazem comparações entre diferentes sites antes de fechar uma compra.
Principalmente em nosso país, que possui um vasto território e caros serviços de transporte, o valor de entrega pode criar uma dificuldade para os negócios a longo prazo.
Pensando nisso — e com o intuito de aumentar as vendas — muitas marcas adotam a política de frete grátis no e-commerce.
Essa é uma ótima estratégia, que pode não só aumentar as vendas, mas também reduzir a taxa de abandono de carrinho e elevar o ticket médio, que é o valor gasto em média pelos clientes por pedido.
Porém, quando a empresa assume o valor do frete é preciso atentar a vários pontos para que isso não tenha um forte impacto em seus resultados.
Como montar uma boa estratégia?
Selecionamos as melhores dicas para implantar a oferta de frete grátis. Você deve analisar cada ponto e aplicar aquilo que for mais conveniente para o seu negócio. Confira:
Negocie valores mais baixos para o transporte
Independentemente se é a empresa ou o cliente quem paga o frete, é muito importante tentar negociar preços mais baixos para o transporte dos produtos.
Se você utiliza os Correios, por exemplo, é interessante firmar contrato com uma das agências, o que te dará acesso a uma tabela de valores diferenciados.
Se a sua empresa utiliza outros métodos de envio, como transportadoras ou motoboys, procure negociar apresentando uma perspectiva de crescimento nos seus pedidos, argumentando que vale a pena diminuir um pouco o valor de cada frete e apostar no volume.
Fique atento: na escolha da sua plataforma de e-commerce, é importante ter um sistema de vendas que atue de forma integrada com os principais parceiros dessa área.
Escolha produtos com maior margem de lucro
Uma boa dica para implantar o frete grátis no e-commerce é determinar quais produtos o cliente deve comprar para ter esse benefício, definindo apenas os itens que possuem maior margem de lucro.
Com isso, a venda desses produtos pode aumentar e a empresa terá um ganho maior, mesmo assumindo o valor da entrega.
Estipule um valor mínimo de compra
Outra alternativa bastante adotada pelas empresas é estabelecer um valor mínimo de compra. A ação é importante pois, caso contrário, a compra de itens de menor valor poderá fazer com que você tenha prejuízo ao pagar o frete.
Então, estude um valor mínimo que seja interessante. Isso pode estimular o seu cliente a aumentar o valor da sua compra para ter acesso ao benefício.
Incentive conversões
Você pode utilizar o frete grátis no e-commerce para incentivar uma determinada conversão: por exemplo, ter acesso ao benefício na primeira compra, ao se cadastrar em uma newsletter, ao responder uma pesquisa ou realizar uma outra ação que seja estratégica para o negócio.
Dessa forma, você cria um incentivo para a conversão e pode trabalhar com os resultados no longo prazo. O valor gasto nesse frete pode ser um ótimo investimento, resultando em compras recorrentes.
Aproveite as datas comemorativas
Se você não quer oferecer o frete grátis de forma contínua, utilizar as datas comemorativas pode ser uma boa saída.
Essa ação, inclusive, pode ser usada como um diferencial competitivo, conquistando a preferência do cliente perante seus concorrentes.
Para isso, crie uma programação das principais datas durante todo o ano e já planeje as ações de marketing para divulgar o benefício.
Especifique as regiões
Por fim, para oferecer o frete grátis e manter uma boa margem de lucro, é preciso fazer um estudo dos valores para cada região do país.
A logística de envios pode ser bem distinta entre estados, com taxas variadas.
Se a sua empresa está sediada no sul do país, por exemplo, um envio para o extremo norte pode ficar muito oneroso e comprometer os ganhos da operação.
Então, faça uma simulação de envio para cada região, com diferentes volumes de pedidos, e verifique os valores envolvidos.
Se a diferença encontrada for elevada, a solução pode ser excluir as regiões com maior custo, colocar um valor mínimo de compra para alguns estados ou simplesmente oferecer o frete apenas para as capitais — opção que é frequentemente adotada por lojas online.
Quais são os impactos para a empresa?
Como vimos, oferecer o frete grátis no e-commerce pode aumentar o ticket médio e reduzir o abandono de carrinho, gerando um impacto positivo nas vendas.
Mas você deve saber que quando a empresa adota essa estratégia ela está abrindo mão de uma parte de seu lucro para o pagamento do transporte.
Quando o cliente paga pelo frete, você pode cobrar exatamente a taxa solicitada pelos Correios, pela transportadora ou por qualquer outro serviço de transporte escolhido. Dessa forma, o seu lucro sobre os produtos não é impactado.
Já com o frete grátis quem paga esse transporte é a empresa. Então, esse valor deve ser descontado na margem de lucro.
Você deve tomar muito cuidado com essa estratégia. Se a margem é pequena, significa que ela será reduzida ainda mais e, se não for bem planejada, a ação pode se transformar até em prejuízo.
Para que isso não aconteça e você consiga montar um bom plano estratégico, procure seguir as dicas que listamos no tópico anterior.
Entre as vantagens do frete grátis, temos o aumento das vendas, elevação do ticket médio e ainda a redução da taxa de abandono de carrinho. Porém, é preciso planejar muito bem essa ação para não impactar negativamente na margem de lucro da empresa. Faça um profundo estudo de valores e considere o que é mais produtivo para a sua operação.
Lembre-se de sempre acompanhar o desempenho dessa e de todas as ações tomadas dentro do seu e-commerce para avaliar sua eficiência, e não deixe de buscar continuamente alternativas para otimizar seu plano estratégico.
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