Os avanços da IA têm impactado positivamente várias frentes do e-commerce. Uma delas, certamente, é a busca.
As plataformas de e-commerce, por exemplo, evoluíram muito no último ano, aprimorando a experiência do consumidor ao usar os recursos para otimizar a busca nos sistemas de venda.
Internamente, é fato que as camadas de IA, quando empregadas de forma estratégica pelos gestores, têm permitido ganhos significativos em termos de tempo.
Este é um recurso escasso para os times, então, não se pode ignorar a importância de os profissionais terem como fazer as configurações de forma mais rápida e com mais exatidão, na medida em que a IA possibilita processar um volume maior de informações.
Contudo, não basta aperfeiçoar os sistemas internos. O sucesso das lojas virtuais, no caso da busca, também depende da forma como elas se apropriam dos novos recursos disponíveis no mercado.
Neste caso, impossível ignorar a relevância do Google. Dados recentes, divulgados pela empresa, indicam que 83% da geração Z no Brasil usa o Google para compras, inclusive para descobrir, procurar ideias, pesquisar e/ou comprar.
Neste contexto, é fundamental que as operações avancem no emprego do Google AI Overview, desenvolvido para que os usuários possam contar com o uso da inteligência artificial na busca orgânica.
Quais os diferenciais do Google AI Overview
Utilizando o modelo Gemini, a proposta do Google AI Overview é garantir respostas precisas e detalhadas para consultas, agregando novos resultados aos mecanismos tradicionais.
Os resumos ou visões gerais, como são chamados, são gerados a partir de informações encontradas na web e, assim, é possível oferecer aos usuários respostas mais bem-elaboradas.
Ao encontrar tais conteúdos, o usuário pode encerrar sua busca ou clicar nos links de origem, aprofundando-se na pesquisa.
Como existe essa possibilidade de o usuário parar na primeira opção, uma das consequências é a redução no tráfego, uma vez que a navegação é simplificada.
Por outro lado, as páginas indicadas, se forem relevantes, podem receber mais cliques.
Fácil deduzir, então, que é necessário adequar as estratégias para que os conteúdos sejam destacados no AI Overview.
Alta qualidade, estrutura e relevância são os critérios que, segundo o Google, são fundamentais. Mas, ainda de acordo com a empresa, não há muito a ser feito pelos criadores para obter esse tipo de destaque. A dica é seguir as diretrizes de conteúdo, primeiro passo para torná-los elegíveis para serem mapeados pela IA.
Contudo, como o recurso foi desenvolvido para lidar com consultas complexas, é fato que palavras-chave de cauda longa e consultas específicas são hoje mais importantes na elaboração das estratégias.
Como a experiência é semelhante às interações no ChatGPT ou outros chatbots inteligentes, as lojas devem se organizar para ter em suas páginas, por exemplo, conteúdos com linguagem clara e objetiva, de fácil entendimento.
Outra recomendação é estruturar textos em formato de perguntas e respostas, o que pode facilitar a escolha daquele conteúdo para responder uma pergunta feita pelo usuário na busca orgânica.
Um detalhe importante: no caso do e-commerce, é preciso redobrar a atenção com as técnicas de SEO, como o uso de palavras-chave relevantes nas descrições dos produtos, emprego de títulos otimizados para os conteúdos, inserção de links internos e externos etc.
Assim como tem acontecido em outras frentes do comércio eletrônico, o foco na experiência do usuário é o que vai determinar o sucesso das estratégias.
No dia a dia, o que se percebe é que nem sempre as lojas virtuais investem na atualização constante de suas páginas, o que pode ser prejudicial para a performance.
O Google AI Overview traz mudanças significativas para a maneira como as informações são buscadas pelos clientes e a tendência é que, sem adaptação, a empresa tenha problemas na visibilidade e, consequentemente, nas taxas de conversão.
Por outro lado, refletindo sobre os recursos que podem ser empregados para assegurar o desempenho, é importante destacar a relevância do conteúdo gerado pelo usuário.
Os testemunhos de clientes comprovadamente geram mais engajamento, o que é um critério relevante para o SEO.
As experiências dos usuários com os produtos ajudam a reforçar a credibilidade da marca, impactando positivamente nos resultados.
No Google AI Overview, a proposta é que a pessoa encontre com mais facilidade as informações que precisa sobre determinado produto. Assim, em vez de páginas de anúncios, pode ter acesso às imagens e aos textos que foram publicados pelos clientes.
Um aspecto importante é que o campo da concorrência fica inclusive mais aberto. Afinal, não é privilégio das grandes marcas ter conteúdos bem estruturados.
Ou seja, se a estratégia for bem trabalhada, empresas de menor porte podem aparecer em destaque, favorecendo o aumento do tráfego e, consequentemente, de suas taxas de conversão.
Na descrição de produtos, por exemplo, a recomendação é incluir especificações sobre os seus diferenciais e, preferencialmente, argumentos de venda exclusivos.
O objetivo, então, é evitar termos vagos e superficialidades, valorizando detalhes práticos e específicos.
Nessa mesma linha, o emprego de imagens tem um peso importante, justamente por melhorar a acessibilidade e a relevância do conteúdo.
Quais os impactos do Google AI Overview no tráfego?
Para monitorar adequadamente as mudanças que estão ocorrendo na busca orgânica, a recomendação é acompanhar, de perto, métricas como tempo de permanência na página, taxa de rejeição e conversões.
Ferramentas como Google Analytics e Google Search Console são prioritárias nesse processo, assim como a análise dos relatórios gerados pelas plataformas de e-commerce.
Os sistemas de ponta do mercado têm evoluído muito nessa área, até em razão do emprego das aplicações de IA. Com isso, é possível ter indicadores precisos para direcionar as estratégias.
Lembre-se de que trabalhar com informações de qualidade e devidamente customizadas para a situação de cada loja nunca foi tão importante.
Temos falado muito sobre a necessidade de personalização e, neste caso, ela alcança um patamar ainda mais elevado.
Quanto maior o entendimento sobre o comportamento dos consumidores da marca, maiores as chances de o e-commerce conseguir direcionar suas estratégias na hora da busca.
Com o Google AI Overview, o que muda é a capacidade da IA de compilar respostas abrangentes de várias fontes.
Isso certamente aumenta a exigência de que o conteúdo seja rico em informações para se tornar relevante. Mas, no final do processo, a intenção ainda é oferecer experiências mais adequadas para o cliente, independentemente do estágio no qual ele se encontra na jornada de compra.
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Artigo originalmente publicado em E-commerce Brasil.