Uma das principais características do Google, para o bem e para o mal, é que o buscador tem o poder de influenciar a forma como as páginas são construídas. E o Google anunciou no fim de agosto que vai penalizar sites móveis que mostrem pop-ups escondendo o conteúdo da página — aquelas janelinhas irritantes com um botão de “fechar” minúsculo, que você nunca consegue encontrar.
A partir de 10 de janeiro de 2017, sites com anúncios que prejudiquem a navegação do usuário terão prioridade menor nos resultados de busca. O Google é claro ao informar quais práticas atrapalham a experiência, como pop-ups que surgem logo após o usuário entrar no site a partir do buscador (ou enquanto ele estiver visualizando a página) ou anúncios que precisam ser fechados antes de acessar o conteúdo principal.
O Google também se preocupou em fechar uma possível brecha nas regras. O algoritmo do buscador vai analisar a página e descobrir se existe alguma propaganda semelhante a um pop-up intrusivo. Assim, sites que tentarem alguma gambiarra, como banners gigantes ocupando todo o conteúdo acima da dobra, obrigando o usuário a rolar a tela para visualizar o que realmente interessa, também serão penalizados.
Segundo o Google, as regras são necessárias porque esses pop-ups são problemáticos em dispositivos móveis, onde as telas são menores — eu tenho certeza que você já tocou num banner acidentalmente ao tentar apertar o “X” ali no cantinho. “Isso pode frustrar os usuários porque eles não conseguem acessar facilmente o conteúdo que estavam procurando quando tocaram no resultado da pesquisa”, diz o Google.
Algumas práticas não serão penalizadas se utilizadas “de maneira responsável”, segundo o Google. Avisos legais, como os de captura de cookies e verificação de idade, continuam liberados. Além disso, o Google vai permitir que as páginas mostrem banners que ocupam uma parte razoável da tela e podem ser fechadas facilmente — como aquelas faixas que sugerem instalações de aplicativos, no topo da página.
Como sempre: eles avisam e cumprem. Portanto, se o seu site usa o recurso (muito comum no e-commerce), mude. Ontem, de preferência.
Imagem: Google