A presença digital é algo que todas empresas buscam ou deveriam buscar atualmente. E parte dessa presença é obter bons resultados nas redes sociais, tais como Instagram, TikTok, Facebook, WhatsApp, LinkedIn, dentre outras.
Desse modo, uma das formas de conseguir engajamento nestes canais é fazendo publicações nos melhores horários. Os horários mais adequados para interagir em cada rede varia de acordo com o momento em que há mais pessoas ativas.
Portanto, para que você saiba quais os melhores horários para postar nas redes sociais e como usar isso na sua empresa, seja ela física ou digital, confira as dicas que vamos trazer nos próximos tópicos.
Descubra o melhor horário para postar em cada rede social
Apesar de ser comum que as pessoas tenham perfil em diversas redes sociais, cada um desses canais têm um público mais assíduo, que costuma interagir mais ou menos naquele espaço. E isso, portanto, influencia diretamente no melhor horário para postar em cada rede social.
Ou seja, postar conteúdos no mesmo horário em todas as redes sociais vai fazer com que a sua página não tenha bons resultados em ao menos uma delas. No entanto, para que você consiga ter essa informação, as redes sociais fornecem dados sobre a atividade do público.
Para quem busca dados sobre o comportamento do público no Instagram e Facebook, é possível contar com o Meta Business Suite. O canal permite que você faça agendamento de posts, automação de mensagens, além de integrar ambas as contas. Além disso, é possível ver no Business Suite quais os melhores horários para fazer postagem, levando em conta a atividade dos seguidores.
Vale lembrar, no entanto, que essas informações sobre os melhores horários para postagens estão disponíveis apenas para perfis comerciais do Instagram e páginas do Facebook, por exemplo. Em contas pessoais esse gerenciamento não é permitido.
De todo modo, confira nos próximos tópicos os melhores horários para postar em cada uma das principais redes sociais, de acordo com estudos realizados pela SproutSocial:
Qual o melhor horário para postar no Instagram?
Conforme o levantamento Social Media Trends, cerca de 80% das empresas estão presentes no Instagram. Ou seja, essa é uma plataforma fundamental para atingir o público e conquistar novos clientes.
Portanto, você que busca engajar mais pessoas nessa rede social, os melhores horários para fazer postagens são quartas-feiras, às 11h00, e sextas-feiras, entre 10h00 e 11h00.
Ademais, lembre-se de que o algoritmo do Instagram vem privilegiando os vídeos, em clara disputa com o Tik Tok. Então, além de considerar os melhores horários para postar, dê preferência aos vídeos, principalmente nos stories e reels.
Qual o melhor horário para postar no Facebook?
Apesar de o Instagram e o Tik Tok serem as redes sociais mais populares no momento, o Facebook é ainda o canal com maior número de usuários, somando cerca de 1.4 bilhão de usuários ativos no mundo.
Dessa forma, ao mesmo tempo que se torna um terreno fértil para o marketing digital, essa popularidade do Facebook também faz com que os melhores horários para postar sejam mais amplos.
No entanto, de acordo com a Sprout Social, as quartas-feiras, das 11h00 às 14h00, oferecem as melhores taxas de engajamento. Por outro lado, o domingo se mostra com os piores resultados.
Qual o melhor horário para postar no Tik Tok?
Rede social que mais cresce em número de usuários no mundo, o Tik Tok deixou de ser apenas um passatempo durante a pandemia e passou a ser um lugar no qual as marcas precisam estar, caso desejem atingir o público jovem.
Com espaço apenas para os vídeos, o Tik Tok tem uma grande variedade de melhores horários para postar. Porém, de modo geral, os posts realizados na terça-feira, às 10h00, são aqueles que obtêm os melhores resultados.
Qual o melhor horário para postar no LinkedIn?
O LinkedIn é uma plataforma com direcionamento corporativo. Ou seja, ela não tem como finalidade principal vender produtos, mas sim posicionar a marca e divulgar conteúdos institucionais, além de ser ideal para ampliar o networking.
Desse modo, podemos concluir que o final de semana não é o momento mais adequado para fazer publicações nessa rede. Sendo assim, o melhor horário para postar no LinkedIn é quarta-feira, das 08h00 às 10h00. Ainda segundo o estudo, a quinta-feira é também um bom momento para fazer um post nessa rede social.
Por fim, vale ressaltar que a maioria das redes sociais oferecem insights específicos sobre o seu público. Um deles é o horário em que as pessoas que seguem seu perfil costumam estar mais ativas. Por isso, vale a pena verificar se esses horários correspondem ao seu planejamento de postagens, realizando adaptações e testes sempre que for necessário.
Aproveite para continuar aprendendo sobre como usar as redes sociais para o seu e-commerce de forma estratégica e eficiente.