Felizmente, o que não faltam são boas ideias de promoções de loja que funcionam para o e-commerce. Porém, antes de executar as ações, é importante definir bem os objetivos de cada iniciativa e planejar-se.
No dia a dia costumamos pensar nas estratégias promocionais visando o aumento de vendas, mas elas têm um papel importante também na captação de clientes e para ampliar o alcance da marca.
Por isso, nesse artigo você vai encontrar algumas ideias de promoções para implementar agora na sua loja. Acompanhe!
Promoções no e-commerce: por que investir nessas iniciativas?
Antes de detalharmos quais estratégias promocionais funcionam no e-commerce, é importante avaliar a relevância dessas ações para o seu negócio. O comércio eletrônico tem mantido nos últimos anos o ritmo de crescimento.
Para ter uma ideia, em 2020 o e-commerce brasileiro cresceu 47% no primeiro semestre (comparando com o mesmo período de 2019). Foi a maior alta dos últimos 20 anos.
O crescimento do faturamento foi impulsionado pela alta de 39% no número de pedidos – que chegou a 90,8 milhões no primeiro semestre.
O resultado foi influenciado pelas restrições impostas às lojas físicas, em função da Covid-19, mas a tendência é que os ganhos para o setor sejam permanentes.
Foi contabilizado um público total de 41 milhões de pessoas para o e-commerce, crescimento de 40% em relação a 2019. Desse total, o estudo indica que 7,3 milhões de pessoas fizeram sua estreia nas compras online.
Esses dados da 42ª. Edição do Webshopper são positivos, porém, também revelam que a concorrência se torna mais acirrada entre as lojas e que o e-consumidor tem cada vez mais opções no ambiente online.
Para atrair a atenção do público, então, é preciso investir. Primeiro, na oferta da melhor experiência possível para o usuário. Daí a necessidade de se avaliar muito bem as soluções disponibilizadas pelas plataformas de e-commerce. Além de recursos que favoreçam a conversão da loja, é imprescindível contar com boas ferramentas de gestão.
É a partir delas que a equipe terá condições de organizar melhor o fluxo de trabalho, incluindo as ações de marketing.
Dessa forma, para não ter surpresas desagradáveis na hora da implantação, certifique-se de que a plataforma está preparada, por exemplo, para fazer o cross selling ativo.
Na prática, isso quer dizer que, a partir da relação de produtos, a loja tem como trabalhar com “compre junto”, “produtos relacionados” e “quem comprou também comprou”. Essas opções, combinadas com as integrações com as ferramentas do Google e do Facebook, permitem muito mais eficiência na gestão de promoções.
Como fazer promoções para atrair clientes?
Ter ideias de promoções é muito importante para um negócio, porém, é preciso ter em mente que não é qualquer tipo de oferta que irá atrair as pessoas.
Veja a seguir algumas dicas, para você aprender a fazer promoções que trazem mais clientes para a sua loja:
Estude o seu público alvo
O primeiro passo para conseguir atrair mais clientes é entender quem é o seu público alvo e o que ele deseja.
Como comerciante, você precisa sempre oferecer o que as pessoas querem, para que elas se sintam inclinadas a fechar negócio com você.
Neste momento, é muito importante pensar que promoção não é o mesmo que liquidação ou descontos, então, as possibilidades são incontáveis.
Se a sua clientela possui um gosto bem específico, pense nas promoções focadas, já tendo em mente que isso chamará a atenção deles.
Mas, se o seu público for mais amplo, você precisará fazer um trabalho de pesquisa mais detalhado. Para isso, pode optar por um plano de marketing.
Defina os objetivos das promoções
Nem sempre o principal objetivo de uma promoção é aumentar as vendas do negócio. Existem outras metas que podem ser trabalhadas, como:
Aumentar o faturamento
O objetivo clássico de quem quer vender mais. Com uma boa promoção você conseguirá aumentar o faturamento da sua loja.
Também é bom pensar em ações para conseguir elevar o ticket médio, ou seja, o quanto cada um dos clientes gasta com você.
Queimar estoques parados
Apesar de essa estratégia também gerar um aumento nas vendas, você também poderá eliminar todo o estoque que ficou parado nos últimos meses.
Essa é uma boa maneira de conseguir investir em novas coleções ou peças para inovar com os seus consumidores.
Ganhar relevância na internet
Neste tipo de ideia de promoção, o foco é gerar mais engajamento do que conversões.
Então, o ideal é tentar chamar a atenção com criações mais ousadas e produtos inovadores, por exemplo.
Saiba quais são os melhores canais para falar com o público
Depois de conhecer melhor o seu público, você pode começar a rastrear onde essas pessoas estão e quais os melhores canais para se comunicar com elas.
Hoje em dia, as redes sociais são indispensáveis para qualquer empresa que deseja manter o contato com seus consumidores.
Dependendo da dinâmica do seu negócio, o Whatsapp também é uma ótima opção. Isso porque além de ser um canal de comunicação, ele também já pode ser considerado um canal de vendas, pois já conta com ferramentas de pagamento e tudo mais.
Estabeleça um calendário anual de promoções
As promoções são um ótimo meio para conseguir ganhar relevância e aumentar a sua base de clientes.
Existe uma estratégia chamada de marketing sazonal, da qual se refere às ações que são pensadas para aumentar as vendas em determinadas épocas do ano.
Para isso, você pode estabelecer um calendário de promoções, pensando em todas as datas comemorativas que o ano possui.
Quais ideias de promoção funcionam para e-commerce?
1- Datas festivas
Não duvide da importância das datas comemorativas. Elas funcionam como um chamariz na geração de tráfego e, quem souber trabalhar as promoções, consegue tirar bom proveito dos eventos para promover o aumento das vendas.
Para não perder as oportunidades, é essencial ter um planejamento adequado para cada data comemorativa. Organizando-se com antecedência é possível criar apelos diferenciados para comunicar as promoções e também preparar o estoque.
O consumidor precisa entrar no clima da ação, por isso, invista em banners específicos e invista na divulgação das iniciativas via e-mails e posts nas redes sociais.
Na escolha dos produtos que serão incluídos na ação promocional, procure sempre manter a aderência com o tema.
Além das datas mais conhecidas (Natal, Dia das Crianças, Dia das Mães, Black Friday, etc.), vale analisar as demais opções do calendário promocional. É difícil não encontrar algo que tenha tudo a ver com a sua loja!
2- Cupons de desconto
As promoções com cupons de descontos são as mais fáceis de implantar, por isso são usadas com bastante frequência no comércio eletrônico. Algumas dicas para que essas ações funcionem:
- Estabeleça (e cumpra) os prazos de cada cupom;
- Ofereça vantagens exclusivas para os clientes escolhidos;
- Além de descontos nos produtos, avalie ofertas diferenciadas, como a de frete grátis;
- Defina metas para a promoção, uma vez que assim fica mais fácil mensurar o resultado.
3 – Dias temáticos ou promoção do dia
Essa estratégia vem sendo usada com sucesso por redes alimentícias, e vale a pena implementar no e-commerce.
A proposta é escolher um dia da semana para destacar determinado produto. O planejamento da mecânica depende do ramo de negócios, porém, lembre-se que o objetivo é aquecer as vendas de um item específico.
Assim, se tem um e-commerce de moda, vai estabelecer que toda terça-feira é dia da camiseta.
Se atua com produtos de beleza, pode definir que toda sexta é dia de tratamento de cabelo.
Nesse caso, em vez de ações promocionais aleatórias, concentrará sempre nesses dias as promoções de cada categoria, procurando estimular o consumidor. As ofertas precisam ser interessantes para o cliente.
O objetivo é que ele entenda a mecânica e, a partir daí, deixe para fazer as compras daquele tipo de mercadoria naquele dia. E são altas as chances de você conseguir gerar também vendas por impulso.
O “senso de urgência” é um gatilho mental importante. O cliente não estava pensando em adquirir o item, mas pode ser seduzido pelo fato de ter encontrado a promoção.
4 – Cross selling e uo selling
As ações de cross selling e up selling são importantes para as lojas virtuais. Além de incentivar a venda, funcionam bem para gerar aumento do ticket médio.
No up-selling, a proposta é justamente sugerir uma compra mais completa, a partir da oferta de um produto similar, porém, com maior valor agregado.
No cross-selling o objetivo é a venda complementar, pensando em itens que possam interessar o usuário naquele momento.
A combinação dos itens faz muita diferença para os resultados desse tipo de promoção, portanto, estude bem as opções. O ideal é fazer um planejamento de acordo com a disponibilidade do estoque.
Como chamariz você pode incluir o item que é o carro-chefe da loja, mas a venda deve ser combinada com aquela mercadoria que não registra um giro adequado.
Geralmente essas ideias de promoções dão certo também para incrementar as vendas nos períodos de baixa demanda. Nessa situação, vale investir também nas ações do tipo “pague 2, leve 3” ou naquelas que dão um desconto a partir da 2.ª peça.
5- Carrinhos abandonados
Se o objetivo é atuar com estratégias que ajudem a melhorar a performance do e-commerce, não podemos deixar de analisar os relatórios de carrinhos abandonados.
Esse é um ponto crítico para o comércio eletrônico, uma vez que as taxas costumam ser elevadas. Para minimizar o problema, é essencial ter uma plataforma de e-commerce focada em conversão.
Na prática, isso quer dizer que ela precisa de soluções que facilitem o checkout, como possibilidade de login social e auxílio visual no preenchimento dos dados do cartão de crédito. Do ponto de vista operacional esse tipo de ferramenta costuma ajudar bastante.
Porém, ao planejar as suas ações promocionais, certifique-se de programar iniciativas específicas para os clientes que não finalizaram a compra.
Nesse caso, o objetivo é entrar em contato com o usuário e tentar reforçar o apelo de venda. Cupons de desconto são úteis, assim como comunicações específicas sobre os benefícios que o cliente obterá com aquela mercadoria.
Como mostramos neste artigo, existem diversas ideias de promoção de vendas que podem ser adotadas no e-commerce. Para não errar, defina os objetivos de cada iniciativa e segmente. Afinal, o consumidor hoje é exigente e demanda tratamento personalizado. Quer mais dicas para aprimorar suas estratégias? Baixe agora o nosso Guia completo sobre vendas via WhatsApp.