Os idosos brasileiros não têm mais medo da internet. Eles estão cada vez mais conectados e usando as novas tecnologias. Nos últimos anos, o Brasil ganhou 4,8 milhões de pessoas com mais de 60 anos que usam a rede regularmente. Para se ter uma ideia, em 2008, eles eram 364 mil. Hoje, os 5,2 milhões de idosos movimentam R$ 330 bilhões por ano – o equivalente a 38% do total da renda da população desta idade.
Segundo pesquisa do Instituto Locomotiva, eles usam a internet para se informar, comprar, pagar contas, acessar redes socais. E os que usam a internet ficam mais otimistas e se sentem mais presentes.
O estudo também identificou onde estão concentradas as pessoas com mais de 60 anos que usam frequentemente a internet. A região Sudeste reúne o maior percentual de idosos conectados: 60%. Em seguida está o Sul (18%) e logo na sequência vêm o Nordeste (13%), o Centro-Oeste (6%) e o Norte (3%). A maioria absoluta dos internautas com mais de 60 anos pertence às classes A/B (76%), seguida pela classe C (23%) e classe D/E (1%). Com alto nível de escolaridade, essa parcela da população possui ensino superior (39%) ou médio (33%) e 28% cursou até o ensino fundamental.
A pesquisa mostra que para nove em cada dez idosos internautas o microcomputador é o principal aparelho de acesso à rede, enquanto 44% preferem o smartphone, 17% gostam da praticidade do tablet e 4% preferem acessar a web pela TV.
Idosos e o e-commerce
Já a pesquisa da Officina Sophia Retail mostra as demandas e hábitos dos idosos no varejo online e físico. É sempre importante lembrar que segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2026, 37 milhões de brasileiros terão mais de 60 anos.
Nesta pesquisa foram feitas 300 entrevistas online com idosos das classes A, B e C, em abril de 2016, com mais de 60 anos. O objetivo foi descobrir sua relação com o varejo e quais necessidades não são atendidas.
Confira na imagem o perfil sócio demográfico da amostra.
O perfil atitudinal revela que boa parte dos idosos está curtindo a vida (72%), 25% vão levando como dá e 3% não têm muita esperança. As otimistas são majoritariamente mulheres, das classes A e C.
Os idosos brasileiros conhecem bem os preços, têm atitudes distintas a depender do tipo de compra. São poupadores constantes e, não se surpreenda, têm demandas muito semelhantes às dos mais jovens. E, apesar do preconceito, estão sim online – e usando todos os serviços disponíveis.
Com informações: E-Commerce News