Em quais redes sociais a sua empresa está presente?
Essa pergunta é muito importante em um cenário em que as diferentes plataformas se tornaram excelentes ferramentas. Maior proximidade com o público, aumento no conhecimento da marca e atração de novos clientes são benefícios alcançáveis com as redes.
E, nos últimos anos, temos que destacar também a relevância das plataformas para a efetivação das vendas, via os sistemas integrados disponíveis para as lojas virtuais.
Ou seja, no cenário atual, empresas de diferentes nichos e tamanhos já se beneficiam desses importantes canais.
Contudo, num ambiente mais competitivo, para não ficar para trás, é preciso entender a importância das redes sociais para o e-commerce e fazer os ajustes necessários nas estratégias. Não basta mais, simplesmente, manter perfis nesses canais.
Por isso, criamos este conteúdo com as principais informações sobre o assunto. Mostraremos as principais plataformas e os ganhos que podem ser obtidos com o emprego adequado de cada uma delas. Confira!
Em quais redes sociais uma empresa deve estar presente?
Se ainda tem dúvidas da relevância dessas plataformas, veja esse dado do Digital: 76,6% da base total de usuários de internet do Brasil (independentemente da idade) usou pelo menos uma plataforma de mídia social em 2024.
Desse total, 55,6% dos usuários de mídia social no Brasil são mulheres, enquanto 44,4% são homens.
Segundo Digital 2024, estamos falando de um total de 144 milhões de usuários de mídia social no Brasil.
Tik Tok, Instagram, Facebook, LinkedIn, YouTube, X, Instagram, Pinterest, Snapchat etc. Atualmente, são muitas as mídias sociais utilizadas pelas empresas.
Cada plataforma apresenta características, objetivos e limitações diferentes, então, é preciso conhecer as opções para acertar na escolha da que tem maior potencial para o caso do seu negócio.
TikTok
Com 98,5 milhões de usuários no Brasil, o TikTok ocupa hoje uma posição importante, especialmente para as novas gerações – em número de usuários, o Brasil perde apenas para EUA e Indonésia.
E, para quem tem como público-alvo as novas gerações, não há como ignorar esses canais.
Segundo a pesquisa do Archrival, 77% da Geração Z e 79% dos Millennials nos EUA buscam ativamente por dicas de estilo pelo menos uma vez por mês. E quase metade deles faz isso via redes sociais.
Quando questionados em quais plataformas mais aprendem sobre marcas, produtos, serviços e experiências, as respostas são:
- YouTube (57%);
- TikTok (53%);
- Instagram (44%);
- Google (29%);
- Boca a boca (25%);
- Amazon (22%);
- Anúncios de TV (21%);
- Loja física (18%);
- Snapchat (18%).
São 134,6 milhões de usuários no Brasil no Instagram, considerada prioritária para as marcas, em razão da eficiência de funcionalidades shoppable posts, stories interativos e reels.
Veja esse dado: cerca de 45% dos usuários de redes sociais no Brasil afirmaram usar o Stories para conhecer novos produtos e serviços.
E 60% dos usuários de Instagram Stories assistem a vídeos com som, o que incentiva as marcas a incluírem áudio em seus conteúdos.
O Instagram é focado no aspecto visual. A plataforma é utilizada para compartilhamento de imagens e vídeos curtos, com alto engajamento do público. A organização pode usar a plataforma para demonstrar seus produtos e destacar os diferenciais que possuem.
Reúne hoje 111,3 milhões de usuários no Brasil. Apesar de não ocupar mais a primeira posição em termos de usuários, mantém-se muito relevante para a audiência.
Sua utilização pode ser bem ampla, com postagens de conteúdos em textos, imagens e vídeos. Por meio da rede, é possível estabelecer conexões próximas com o público e colocar a sua empresa em destaque.
Um aspecto importante, é a sua integração com Messenger, Instagram e WhatsApp, o que oferece uma experiência digital unificada para os usuários da Meta.
Por sua vez, o LinkedIn é a maior rede social empresarial. São 68 milhões de “membros” no Brasil, com foco no estabelecimento de conexões profissionais.
A presença na plataforma deve ser mais formal, seguindo a cultura da empresa. Podem ser publicados eventos e também conteúdos bem direcionados.
YouTube
Com 144 milhões de usuários, o YouTube consegue obter grande engajamento do público com os conteúdos, inclusive com a presença dos influenciadores digitais.
Pode ser uma ótima oportunidade para se criar um canal e manter o público conectado com a empresa.
X (ex-Twitter)
O X é bem singular. Reúne hoje no Brasil 22 milhões de usuários. Específica para a comunicação direta, a plataforma é focada em textos curtos, imagens ou pequenos vídeos. É uma ótima forma para a empresa trabalhar a comunicação com os potenciais clientes, informando promoções, lançamentos e notícias com rápida propagação.
Como as redes sociais impactam nas vendas das empresas?
No tópico anterior, vimos algumas das características das principais plataformas, mas qual é a real importância das redes sociais para o e-commerce? Como é o impacto dessas ferramentas nas vendas? É o que veremos agora.
As redes podem funcionar como um espaço de exposição bem democrático. Todos têm sua chance de mostrar os produtos e serviços e, dessa forma, buscar melhores vendas.
Uma empresa pode usar as redes para impulsionar o marketing de conteúdo, por exemplo, publicando os artigos e direcionando os alvos para o site. Ou, então, o setor de vendas pode usar a troca de mensagens para oferecer atendimento de qualidade, esclarecendo as dúvidas e encaminhando para o fechamento da compra.
Para se ter uma ideia do potencial, 94,4% das empresas brasileiras estão conectadas nas redes sociais. Um número que nos chama a atenção, certo?
Indo além, as principais razões para as empresas estarem nas redes sociais são:
– Realizar vendas;
– Divulgar a marca;
– Engajar a audiência;
– Aumentar o tráfego no blog ou site;
– Ampliar as vendas e o número de clientes.
Portanto, esses motivos legitimam a importância das redes sociais para o e-commerce.
De que maneira o marketing pode se beneficiar?
Falando especificamente do marketing, devemos considerar que esse setor é responsável por criar as oportunidades de negócios.
Os envolvidos utilizam ferramentas e técnicas para atrair os consumidores, apresentar suas soluções e aproximar o público do fechamento dos pedidos.
Dessa forma, mostraremos, a seguir, os principais pontos alcançados em utilizar as redes sociais no marketing.
Maior visibilidade da marca
As redes sociais têm enorme alcance. Aliando isso aos benefícios de um e-commerce (acesso para a venda em qualquer lugar no mundo), os resultados são fantásticos!
Você pode apresentar a sua marca para diferentes públicos, segmentando campanhas impulsionadas ou atraindo a atenção de forma orgânica.
É preciso deixar claro que não basta se cadastrar ou ter um perfil nas redes para que os benefícios sejam alcançados.
É necessário estar presente, acompanhar as pessoas, postar conteúdo de qualidade. Dessa forma, sua marca ganha visibilidade e pode se tornar referência no mercado.
Aumento considerável no tráfego do site
É muito interessante utilizar as redes para gerar aumento no tráfego do site. Ao postar o conteúdo e adicionar o link do blog, por exemplo, aquele grande alcance da plataforma pode ser direcionado ao domínio da marca.
Trabalhando esse tráfego de forma correta, pode-se coletar os dados necessários e tomar ações de conversão.
Quais são as vantagens para a equipe de vendas?
Agora, falando do setor de vendas, os responsáveis recebem os leads qualificados da equipe de marketing, a fim de finalizar as compras. Aqui, o contato pode ser mais próximo e objetivo. Então, vejamos alguns benefícios para essa etapa.
– Possibilidade de segmentação das ofertas
As redes sociais podem ser utilizadas de forma otimizada, segmentando o seu público-alvo de acordo com características e interesses específicos.
Por exemplo, se você oferece produtos no ramo de moda e deseja atingir as pessoas certas, pode selecionar os alvos que têm interesse no assunto. Assim, somente eles serão impactados pelas campanhas criadas, gerando melhor retorno sobre o investimento.
Você também pode selecionar produtos ou serviços específicos para cada caso, aumentando o êxito e a conversão das estratégias.
– Distribuição de conteúdo relacionado ao produto
Outro ponto interessante é a distribuição de conteúdo relacionado ao produto. É possível postar os artigos nas plataformas e ainda vincular quais são as soluções que as pessoas podem ter interesse.
Essa técnica é ideal para o fundo do funil de vendas, ponto em que os leads já são qualificados e têm interesse em fechar os pedidos.
Portanto, como vimos em nosso artigo, a importância das redes sociais para o e-commerce é muito grande. As plataformas têm impacto direto nas vendas das empresas.
Com boa utilização, as organizações conseguem aumentar a visibilidade da marca, atrair novos consumidores, fidelizar os que já conhecem a empresa e ainda acompanhar as novidades e tendências do mercado.
Analise o seu público-alvo e conheça quais são as plataformas mais utilizadas por ele. Esteja presente nelas e usufrua de todos os benefícios que listamos!
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