Logos são peças fundamentais na construção da imagem da sua empresa. Eles são seu rosto, capturam a atenção dos clientes, conquistam (ou não) corações e, sim, fazem parte da sua estratégia de marketing.
A Exame.com trouxe, em julho, uma matéria visual muito interessante sobre as mensagens escondidas nos logos de algumas empresas muito conhecidas. Você já notou a seta escondida entre as letras E e X da FedEx? Sabe que a maçã mordida da Apple é para que ela seja visível em qualquer aplicação em que apareça? E que o “E” caído da Dell representa a sua missão de mudar o mundo? Último exemplo, que vem da Amazon: já notou que a seta sai do A e vai ao Z para mostrar a empresa como “a loja de tudo”?
Use o exemplo das grandes marcas e estude muito seu logo antes de tomar uma decisão. Cores, símbolos e tipologia devem expressar a missão e os valores de sua empresa. Este processo de construção, que pode levar muito tempo, deve ser conduzido por um profissional qualificado (designer) que tenha sensibilidade, inteligência e criatividade.
A construção visual da marca
Quando começamos um negócio é de bom tom pensar sua missão e seus valores. Como tudo o que é importante, a identidade visual e logotipo invadem as buscas com milhares de soluções gratuitas. A grande questão é: e a qualidade, quem garante?
Para entender melhor a teoria, conheça os princípios básicos do design de logos:
- Simplicidade. Menos é mais, logos muito desenhados ou “duros” limitam o seu uso. Quanto mais simples melhor e mais impactante.
- Memorável. Para que seu logo grude na memória das pessoas é preciso que seja simples e ao mesmo tempo fale com seu público. O desenho deve ser simples e evocar imagens e tipografia que conversam com o seu público-alvo.
- Atemporalidade. O que confere a lembrança ao logo é a sua atemporalidade. Um bom logotipo dura décadas sem ser refeito. Para isso, não exija a “última tendência” e efeitos, que todos usam. Você quer um logotipo único.
- Versatilidade. Seu logo pode ser usado em vários tamanhos sem perder a qualidade? Você tem diversas versões do material? Ele funciona em diversas mídias e contextos? Para garantir isso o recomendado é começar com um logo preto e branco, em vetor, para que você possa usá-lo onde bem entender.
- Relevância e propriedade. Entender seu público-alvo ou cliente é componente primordial de um logo eficiente. Saber o que é apropriado para a audiência define a tipografia, as cores e até as imagens que serão usadas. Ninguém desenha o mesmo logo para uma empresa que fabrica brinquedos e para uma loja de peças automotivas.
Sim, existem muitas sobreposições entre os princípios. Isso acontece porque falamos do que você tem que buscar num logo. Quem consegue atender a todas estas exigências terá um logo excepcional para marcar o seu negócio por muitos anos.