O interesse pelas ações de inbound marketing para e-commerce tem razão de ser: os resultados obtidos pelo comércio eletrônico com essas iniciativas são superiores aos conseguidos com o marketing tradicional.
Outra questão que tem estimulado o uso do inbound é o valor do investimento. O lojista tem como otimizar as verbas, ou seja, fazer mais com menos.
E, com as facilidades para aferir os resultados, a comprovação é feita de forma objetiva, com a mensuração do ROI – Return on Investment. Assim, é possível saber com precisão quanto o e-commerce obteve de retorno com cada tipo de ação.
A partir daí, o gestor tem condições de fazer os ajustes necessários na estratégia para melhorar o desempenho da loja, iniciando um ciclo de crescimento positivo para a operação.
Interessado em dicas sobre como usar o inbound commerce no seu negócio? Esse é o objetivo deste artigo. Vamos apresentar exemplos de ações que funcionam no comércio eletrônico. Acompanhe!
Por que investir em inbound marketing para e-commerce?
Por melhor que seja o seu e-commerce, é difícil ter uma operação bem-sucedida sem trabalhar a percepção que o público tem sobre o seu negócio e adotar estratégias que facilitem a prospecção de clientes.
É justamente nesse ponto que reside a relevância do inbound marketing para e-commerce.
Para começar, saiba que não se trata apenas de uma estratégia de divulgação. Os objetivos são:
– Atrair;
– Converter;
– E fidelizar a base de clientes.
Fazemos isso empregando técnicas e ferramentas do marketing digital, partindo sempre do conhecimento adquirido sobre o comportamento do público.
Isso é necessário porque temos que fazer uma abordagem personalizada, levando em conta a jornada de compra do cliente.
Inbound x Outbound Marketing: quais as diferenças?
Comparando o Inbound Marketing com o modelo tradicional do marketing (o Outbound, como também é denominado), a principal diferença é em relação ao foco das atividades.
Não usamos como base as necessidades do e-commerce, e sim as demandas dos clientes. A preocupação, então, reside em adotar uma abordagem menos “invasiva”.
Nesse contexto, valorizamos a experiência do cliente e desenvolvemos estratégias eficazes para atrair a atenção do consumidor e convencê-lo a buscar informações sobre os produtos e serviços da loja.
A melhor maneira de fazer isso é a partir da oferta de conteúdos que despertem o interesse do cliente e o ajude a entender, da forma mais natural possível, os diferenciais do e-commerce.
Com uma estratégia mais bem direcionada, além do aumento da conversão, tem a questão do investimento.
O CAC – Custo de Aquisição de Clientes costuma ser inferior quando se compara com os valores demandados numa estratégia de Outbound.
Vamos ver no próximo tópico como isso funciona na prática para quem tem um comércio eletrônico.
Como aplicar o inbound commerce?
Entendido o conceito, vamos à prática. Listamos abaixo 5 estratégias de inbound que podem ser implementadas pela sua operação:
1- Atenção com a jornada de compra
Para explorar os benefícios do inbound marketing no e-commerce, o primeiro passo é entender a jornada de compra do cliente.
Assim como acontece em outros setores, no comércio eletrônico o consumidor avança a partir de alguns estágios até concluir o negócio com a loja.
É possível que você encontre outras denominações para os termos, mas em linhas gerais essa trajetória envolve esses “momentos”:
– Aprendizado e descoberta;
– Reconhecimento do problema;
– Consideração da solução;
– Decisão.
O objetivo do inbound commerce é adotar estratégias que possam conduzir o cliente por essa jornada, trabalhando para:
– Atrair visitantes para a loja;
– Gerar leads;
– Detectar oportunidades de negócio;
– Converter;
– Trabalhar o pós-venda.
Para cada uma dessas etapas do funil de vendas do e-commerce é possível recorrer a diversas ferramentas do marketing digital, como blog, site, e-mail marketing e mídias sociais.
Importante considerar, também, a relevância dos serviços de mensageria. O emprego de um aplicativo como o ZapCommerce, por exemplo, permite criar um fluxo de mensagens adequado para cada situação, o que otimiza os resultados.
Antes de partir para a implantação das estratégias, lembre-se de que é importante definir as características das personas que serão trabalhadas.
O inbound tem como premissa atuar de forma cirúrgica, ou seja, o objetivo é enviar a mensagem certa, para a pessoa interessada nela e no melhor momento possível!
2- Crie um blog para a sua loja
O blog corporativo tem uma função importante no inbound marketing, uma vez que o canal será utilizado para divulgar os conteúdos criados para o e-commerce.
Partindo do conhecimento reunido sobre o cliente, a proposta é elaborar artigos e outros tipos de materiais que ajudem a atrair a atenção do consumidor e, a partir daí, trabalhar a sua conversão de visitante para cliente.
Na geração de tráfego para o endereço, é importante ter também uma boa estratégia de divulgação, envolvendo o uso de mídia paga e criação de perfis nas redes sociais.
Outro aspecto importante, neste caso, é trabalhar as estratégias de SEO. Vale lembrar que para isso é importante contar com uma plataforma de e-commerce SEO Friendly, ou seja, construída com as melhores práticas de otimização para que a loja obtenha relevância nas buscas orgânicas.
3- Capriche nas landing pages
A criação de landing pages exige atenção para que a suas ações de marketing para e-commerce sejam bem-sucedidas.
Essas páginas são usadas para fazer a captação de dados dos clientes. Estabelece-se aqui uma troca: ele fornece suas informações para ter acesso aos materiais ricos que foram preparados pela loja.
E as possibilidades nessa área têm se expandido. E-books, webinars e infográficos funcionam como chamarizes, por causa da relevância do conteúdo.
Certifique-se de investir em materiais de qualidade. Lembre-se de que essa distribuição de conteúdos atua para nutrir o lead, ou seja, mantém o seu interesse na marca e o conduz, de forma natural, para os estágios seguintes da “conversa”.
4. Desenvolva fluxos de nutrição
O direcionamento do consumidor pela jornada de compra é feita a partir da criação dos chamados fluxos de nutrição.
Eles são desenvolvidos com base nas ações dos próprios clientes. Por exemplo, você pode criar uma sequência de mensagens para quem passou a seguir o e-commerce nas redes sociais ou interagiu com uma de suas publicações.
O inbound também funciona para a fase do pós-venda, uma vez que podemos ter abordagens focadas no desenvolvimento de materiais educativos e que ajudem a aproximar o cliente da loja.
Na criação dos fluxos de nutrição, a recomendação é levar em conta o estágio qual o cliente se encontra na relação com o e-commerce. Aprendizado e descoberta? Reconhecimento do problema? Consideração da solução? Decisão? Enfim, ter essa informação é primordial para o sucesso da estratégia.
5- Use o e-mail marketing
Entre as ferramentas que vão ser empregadas na estratégia, o e-mail marketing figura como uma das principais.
Por isso, não se descuide: faça o possível para captar essa informação do maior número possível de clientes.
O comércio eletrônico leva vantagem nessa história, uma vez que as plataformas de e-commerce dispõem de recursos apropriados para o registro das informações e são desenvolvidas com a aplicação das técnicas de SEO.
Além disso, é possível usar os relatórios de carrinhos abandonados, por exemplo, para acionar fluxos de nutrição específicos, desenvolvidos justamente para este fim.
A personalização das mensagens tem um papel importante no inbound (essa característica o diferencia do marketing tradicional), bem como o uso das ferramentas de automação de marketing.
A tecnologia tem evoluído nessa área e hoje é possível fazer um uso mais inteligente do e-mail marketing ou dos serviços de mensagens.
Como começar sua estratégia?
Independentemente do tamanho do e-commerce, o inbound commerce pode ser implementado.
A regra de ouro é definir os objetivos com antecedência. Afinal, é a partir deles que o gestor determina os canais que serão utilizados, a linguagem e o formato mais adequado para as mensagens.
Cada ação gera uma reação do público. E se a proposta é criar uma relação mais próxima com o cliente, é imprescindível a acompanhar a sua movimentação, entender o que funciona melhor para aquela situação.
Ao desenvolver sua estratégia de inbound marketing para e-commerce, procure valorizar todos os recursos disponíveis.
Na fase do fechamento, por exemplo, seja persuasivo. Invista em promoções, ofereça brindes, formule descontos especiais, enfim, não deixe de aproveitar as oportunidades.
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Artigo originalmente publicado no Blog Ecommerce Brasil.