Marketplace

Indicadores de desempenho para marketplace — Veja o que não pode faltar em suas métricas

Acompanhar os indicadores de desempenho é a melhor forma de garantir o sucesso em diversas áreas de atuação.

Ao trabalhar com vendas em marketplace, essa análise precisa ser ainda mais detalhada, uma vez que se trata de um ambiente altamente competitivo.

Imagem ilustrativa de um gráfico

Uma operação rentável nessa área depende da antecipação de tendências, da detecção de problemas e da captação de oportunidades! Uma boa forma de fazer isso é redobrar a atenção com os KPIs indicados abaixo:

Indicadores de desempenho para marketplace

  1. Ticket Médio

O ticket médio é obtido ao dividir o total de receita pelo total de vendas realizadas. Quanto maior esse número, melhor para o negócio. Saber o quanto o seu consumidor costuma gastar em média em seu marketplace é fundamental para ter uma ideia muito mais clara a respeito da sua rentabilidade.

  1. Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

O CAC não pode ser maior do que o ticket médio, pois isso significaria que você está gastando mais para conquistar um cliente do que ele traz de retorno financeiro. É necessário levar em consideração o custo de todas as iniciativas implementadas para atrair clientes para a sua loja para saber com certeza se você está tendo sucesso ou não.

  1. Reclamações no SAC

Você precisa se preocupar com o pós-venda do marketplace se deseja ter sucesso com essa iniciativa. Por isso, é importante não apenas mensurar o número de reclamações, mas também entender os tipos de problemas mais comuns para encontrar soluções mais eficazes.

  1. Itens mais vendidos

Acompanhar quais categorias e variações de produtos têm mais sucesso ajuda a entender as preferências dos clientes e a traçar estratégias melhores. A melhor forma de controlar esse aspecto é utilizando uma solução como o JET HUB, que integra a sua loja aos principais marketplaces e facilita o processo de gestão das suas vendas.

  1. Retorno sobre Investimento (ROI)

O cálculo do ROI é simples: subtraia os custos da receita e divida o resultado pelos custos. Multiplique por 100 para obter uma porcentagem. Fique atento: no caso de um marketplace, é fundamental avaliar constantemente se está valendo a pena atuar naquele espaço e se os seus esforços estão se pagando.

Dicas para melhorar o desempenho

Análise de dados: utilize soluções como o JET HUB para integrar sua loja aos principais marketplaces e facilitar a gestão das vendas.

Estratégias de abastecimento: abasteça mais dos itens preferidos pelos clientes na época certa para evitar indisponibilidade. E foque suas estratégias nos produtos nos quais a loja consegue ser mais competitiva.

Avaliação contínua: avalie constantemente se atuar no marketplace está valendo a pena e se os esforços estão se pagando.

Se a prioridade é melhorar cada vez mais os retornos do seu marketplace, é fundamental acompanhar os indicadores de desempenho certos. Aproveite as dicas que trouxemos para saber quais números são mais importantes e de que forma o e-commerce pode utilizá-los para tomar decisões mais estratégicas. Será possível obter retornos cada vez maiores ao trabalhar dessa forma.

Compartilhe