Gabriel Lima, da e-Next, levou para o Fórum E-commerce Brasil 2015 um estudo profundo feito com a base de clientes da empresa que mostra claramente como estruturar campanhas, criar KPIs e aumentar suas taxas de conversão.
A premissa é: o marketing no e-commerce se tornou uma questão de analisar métricas permanentemente para aperfeiçoar cada vez mais os negócios.
No começo das operações no Brasil (2000 a 2009), o marketing era barato e muito eficiente. Entre 2009-2014, segundo o executivo, vivemos a era dos problemas – e investimentos – com logística. Neste último período, vivemos a era das métricas e desempenho. Agora é importante acompanhar cada detalhe de seu negócio atento aos indicadores. O aumento da competitividade, multiplicação de canais (tanto para venda como para o marketing) é resultado da complexidade da operação que exige pensamento analítico.
Outra questão levantada foi a forma como os brasileiros tomam suas decisões. Somos, segundo o modelo Lewis, multi-ativos, pessoas que fazem muitas coisas ao mesmo tempo e não agem de acordo com uma agenda e sim de acordo com o momento. As decisões são tomadas com nossos julgamentos.
Indicador número um: taxas de aprovação
O primeiro indicador importante é a taxa de aprovação. Como ela se comporta em cada plataforma, categoria, canal? A partir da pesquisa da e-Next é possível fazer uma avaliação profunda do e-commerce nacional e como ele tem tratado seu cliente.
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Indicador número dois: análise cohort da recompra
A expressão em estatística fala de um grupo de pessoas que compartilham um comportamento num período de tempo. Com esta análise é possível descobrir o engajamento dos clientes – que define, objetivamente, o valor do seu negócio.
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As taxas de recompra no Brasil são muito baixas quando comparadas com as taxas gerais dos Estados Unidos. É um item que pode ser trabalhado pelo e-commerce para aumentar a conversão e trazer de volta o cliente – e, em geral, fica esquecido na correria da operação diária.
Pronto, agora que você já conheceu os indicadores que ajudam a analisar a sua operação, use-os para lucrar mais e melhor.
Fotos: Lucia Freitas, Conectiva, para a JET