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Instagram Stories: mais vendas para o e-commerce

By 09/05/2022maio 10th, 2022No Comments

Com a importância conquistada pelo Instagram, é preciso dedicar mais atenção à forma como a marca é representada nessa plataforma.

A concorrência torna-se cada mais acirrada, até porque a disputa não envolve apenas outras marcas, mas também os demais usuários da rede. Então, para conseguir aparecer, é preciso ter uma estratégia bem definida e usar técnicas e ferramentas adequadas.

Fique atento: cada rede social precisa ser trabalhada a partir de conteúdos específicos, pensados de acordo com as particularidades daquele ambiente e, claro, do perfil do público. Por isso, é importante definir um foco.

No artigo de hoje, reunimos dicas valiosas sobre o emprego do Instagram Stories. Importantes para gerar tráfego, esse formato também funciona para aumentar o engajamento do público.

Na era das vendas por relacionamento, é fundamental que as marcas consigam explorar melhor esse tipo de funcionalidade. Além das vendas imediatas, estamos falando de mais proximidade com o consumidor, o que influencia diretamente nas taxas de retenção do negócio.

Por que usar o Instagram na sua estratégia?

O Instagram, reconhecido por ser uma rede extremamente visual, reúne atualmente cerca de 110 milhões de usuários só no Brasil.

Para se ter ideia, em 2019 este número estava na faixa dos 70 milhões, o que mostra que se trata de uma plataforma em ascensão e com um resultado excelente em termos de crescimento nos últimos anos.

Para as empresas, a plataforma continua se destacando como a principal em termos de engajamento, com resultados 3 vezes maiores do que os registrados pelo Facebook.

Com o crescimento no número de usuários, a rede tornou-se canal prioritário para dezenas de categorias de produto, com destaque para os segmentos de moda e beleza, que apresentam maior performance na rede social.

Pesquisa da Mobile Time, de agosto de 2021, confirma que Instagram manteve seu alto nível de popularidade no país, sem alteração significativa em sua base instalada (82% dos smartphones), nem no seu engajamento (81% dos usuários abrem todo dia ou quase todo dia). 

Ele está mais presente nos smartphones de mulheres (86%) que nos de homens (77%). E também é mais usado pelos brasileiros jovens, instalado em 89% dos smartphones do grupo de 16 a 29 anos, ante 81% naqueles de 30 a 49 anos, e 69%, naqueles com 50 anos ou mais.

Como empregar o Stories de forma mais efetiva?

Um dos formatos mais requisitados no Instagram são justamente os Stories e, entre as funcionalidades, vale atentar para opções como o close friends (“amigos próximos”), importante para direcionar as mensagens para um grupo específico.

Como já citamos, uma das forças do Instagram Stories é o engajamento, obtido graças ao fato de a marca ter como fazer algo que seus fãs apreciam bastante: participar do seu dia a dia. 

Para ter uma estratégia mais eficiente, além de caprichar na qualidade das imagens, é importante diversificar o conteúdo das postagens.

A recomendação é que a marca procure valorizar a proximidade com o público e, para isso, pode recorrer às publicações mais descontraídas.

Em um e-commerce de moda, por exemplo, você pode publicar sugestões de looks, mas é importante que a mensagem seja devidamente contextualizada. Assim, pense em situações cotidianas ideias para o uso daquelas peças.

Em uma loja de artigos de decoração, funciona pedir para seus clientes enviarem fotos das peças inseridas em seu ambiente residencial ou de trabalho. 

Prova social é um importante gatilho para vendas e o consumidor aprecia quando consegue visualizar como determinado item fica no “mundo real”.

Cuidados ao planejar a estratégia

Além da criatividade na elaboração das postagens, o que exige atenção com o planejamento, uma vez que é impossível trabalhar com base no improviso, é importante adotar outros cuidados no uso do Instagram Stories. Preparamos uma listinha básica:

– não exagerar no número de stories, colocando um seguido do outro, porque isso certamente vai prejudicar o alcance da sua mensagem;

– em vez de postagens genéricas, foque no seu negócio, produza conteúdos que ajudem o usuário a reconhecer a personalidade da sua marca. 

– funciona bem usar imagens que mostram os bastidores da empresa. Os produtos sendo embalados, a chegada de novos produtos, depoimentos de colaboradores, enfim, a proposta é revelar detalhes da sua operação.

– refletindo ainda sobre a importância do engajamento, que tal produzir stories para esclarecer as dúvidas recorrentes dos clientes? O Instagram facilita bastante o emprego de enquetes e elas são apropriadas para que você captar diretamente da fonte eventuais objeções à compra de seus produtos.

– como o Instagram Stories ganha cada vez mais importância perante a audiência, não deixe de avaliar a inserção de anúncios. Eles podem ajudar bastante na realização de ações promocionais ou mesmo nas demonstrações de produtos e serviços. Ao configurar os anúncios na plataforma, avalie qual a segmentação mais adequada para cada situação: maior alcance, mais visualizações de vídeo ou aumento das conversões.

– para perfis que têm mais de 10 mil seguidores, vale ainda explorar a possibilidade de inserir links no próprio post. O direcionamento pode ser feito para a loja virtual, porém, dependendo da estratégia, também pode ser útil para que o cliente veja um conteúdo específico em seu blog ou mesmo conhecer suas outras redes sociais.

– pode parecer meio óbvio, mas ainda vemos empresas ignorando uma das premissas do marketing digital: a necessidade de trabalhar com chamadas de ação. A inclusão de call to actions são importantes para estimular a interação com o público, mas tem outro fator igualmente relevante, que é facilitar a mensuração dos resultados.

Como vimos, o Instagram Stories abre inúmeras possibilidades para a estratégia de comunicação das empresas e, por isso, o seu emprego deve ser planejado com a devida atenção.

No dia a dia, a parceria com agências especializadas faz muita diferença, uma vez que elas detêm técnicas e ferramentas adequadas para realizar bem esse trabalho, mas o gestor do e-commerce deve ter noção sobre o que funciona ou não nas redes sociais até para orientar as campanhas.

No caso específico do Stories, o principal é buscar a interação com o público, porque isso vai reverter positivamente na taxa de engajamento, o que tende a impactar as vendas.

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