A era digital se tornou um fato. E as empresas, hoje, acompanham a demografia do consumidor: há as que nasceram digitais e as que se adaptaram aos canais digitais – ou ainda não, já que ainda existem, sim, empresas que resistem à realidade feita de sites, e-commerce e redes sociais. Não importa qual o perfil da sua empresa ou do seu cliente, o desafio de todos na realidade que nos cerca é estar presente na vida dos seus clientes. E para isso, é fundamental aliar suas estratégias (como seus negócios) online e off-line. Afinal a vida é uma só e o omnichannel resolve.
No marketing é fundamental integrar e alinhar – estratégias, discursos, ações precisam colaborar, sempre para manter a experiência do consumidor a melhor possível e de forma consistente. Em empresas com equipes de marketing enxutas, como é o caso do e-commerce, não há “uma área de branding” e outra para “performance”. Em geral, a mesma equipe cuida da operação. E mesmo assim, é possível encontrar – com alguma frequência – peças em que o branding e a performance entram em conflito.
On e off integrados: o poder da comunicação eficiente
Muito já falamos sobre omnichannel e integrar ações on e off para o e-commerce. Os negócios também podem usar estratégias – e inteligência – no marketing on e off. É possível usar a abrangência e presença do off-line para alavancar o online e a tecnologia e métricas fiéis do online para medir a eficácia das suas estratégias off-line. Exemplo rápido: o CTR das suas campanhas de Search aumentou após o início da sua campanha na TV, as buscas pela sua marca tiveram um crescimento repentino, com um pico no horário da veiculação do seu comercial, ou o engajamento com a sua marca cresceu nas redes sociais após o início da sua campanha de construção de marca, é um sinal de que ela está funcionando.
É uma via de mão dupla: o off-line ajudando o online e o online te mostrando os resultados do off-line, que são sabidamente difíceis de serem medidos. Se nenhum impacto acontece, ligue o alerta. Sua campanha off-line tem a mensagem certa? Fala com o público desejado, no canal mais adequado? E mais: as suas estratégias online correspondem às expectativas do consumidor quando ele busca por sua marca na internet? Esse é o momento de reavaliar estratégias, e você está usando o online e o off-line como uma dupla poderosa na hora de tomar as decisões. Faça análises, guarde históricos, compare estratégias diferentes, experimente.
Cookies de acompanhamento
Os setores de marketing também podem aproveitar o tráfego originado por campanhas de branding. Os cookies estão aí para ajudar e se um clique no seu blog não gera uma venda imediata, ele traz informações sobre seus clientes potenciais. Estratégias bem estruturadas de remarketing, customer match e públicos similares garantirão que esse valioso usuário não seja perdido.
Saiba atribuir
É claro que dentro de todo esse contexto, é preciso pensar muito bem os modelos de atribuição. Eles te permitirão identificar os resultados de campanhas de branding com um viés de performance, além da visão estreita do last-click. Com essas informações, é possível entender melhor em qual etapa da jornada do consumidor cada mídia e cada estratégia têm sucesso.
Via Proxxima, Imagem: Walter Lim, CC-BY-SA