A eMarketer divulgou as informações da última pesquisa sobre a publicidade digital em 2015 – e o cenário é de crescimento para a publicidade digital.
O mercado total de publicidade digital foi estimado em 170,85 bilhões de dólares e a maior parte do investimento será nos links patrocinados em buscadores: 81,59 bilhões de dólares (16,2% a mais que em 2014).
O domínio do mercado é do Google, que deve crescer 15,7% em 2015, respondendo por 55% do mercado total. Microsoft e Yahoo! continuam importantes, mas têm, juntas, 6,5% do mercado de links patrocinados. O Bing cresceu em 2014, ganhando 4,2% do mercado.
Em segundo lugar dos links patrocinados está o Baidu, com 8,8% do mercado.
No Brasil, gastos com mídia digital ultrapassarão os 20 bilhões de dólares
Em outro artigo, a agência de pesquisas dá conta de que o gasto do Brasil com mídia digital aumentou 10% em 2014, o que faz do país um dos quatro que dobraram investimentos em mídia digital em todo o mundo.
Com o aumento, o país gastará cerca de 20 bilhões em 2015 e 30 bilhões em 2019, se as previsões se confirmarem. Durante este período a participação do país na publicidade mundial aumentará de 3,6% para 4,1%.
A participação no mercado de mídia digital é menor e apesar do crescimento de dois dígitos na área, não se espera que ultrapasse 1,8% durante o período em estudo (2013/2019). Espera-se que o gasto com mobile chegue a 3,04 bilhões de dólares, 14,7% do total. São quase 27 dólares de investimento por usuário, o que coloca o país no final do ranking de países.
Segundo o estudo, pouco mais da metade dos gastos com publicidade digital vão para os links patrocinados que devem seguir sendo o meio preferido de anúncio no meio. Os banners devem levar 4 a cada 10 dólares investidos em digital e o restante fica para os classificados.
O Brasil será o terceiro país em que o mercado de publicidade para mobile cresce mais rápido, atrás da Argentina e da Indonésia, empatado com Índia e Rússia. Mas o crescimento é de uma pequena base – o gasto com pesquisa mobile e banners será de 500 milhões de dólares, embora a categoria seja 2/3 do total de gastos em 2019.
Qual a função dos links patrocinados?
Com esta modalidade de anúncios, você pode aplicar o Long Tail ao seu negócio, aumentando o seu faturamento. Além disso, esta categoria de anúncios tende a aumentar seu tráfego e pode ser direcionado para as páginas de captura de e-mails, tão úteis para criar funis de vendas.
Foto: Giuseppe Milo