As listas se tornaram popular no e-commerce e já existem lojas que dão ao cliente a possibilidade de criar uma relação dos presentes desejados para ocasiões diversas, como aniversários e casamentos, sendo a última a mais popular entre todas. A facilidade de escolher, pela internet, tudo aquilo de que precisa para datas especiais movimenta empresas especializadas em produtos vendidos nestas oportunidades e aumenta os lucros.
A Francói Presentes, empresa nascida em Ribeirão Preto, onde possui cinco unidades, e que se expandiu para Campinas, Jundiaí e Uberlândia, está desde 2009 no comércio eletrônico. Com uma ferramenta de fácil entendimento da plataforma JET e-Commerce, os noivos (ou outros interessados) montam rapidamente a relação de produtos para a data especial.
O sucesso das listas aumentou os ganhos da empresa em ambiente virtual – cerca de 80% das vendas on-line vêm das listas de presentes, montadas em vários lugares do país. Rodrigo Barros, supervisor de varejo da empresa, estima o gerenciamento simultâneo de até mil listas. A experiência positiva de Barros não é única.
Empresas de vários segmentos optam por oferecer ao cliente a possibilidade de criar listas para chá de cozinha, aniversários, chá de bebê e de casamento. Mas a adoção é ainda mais requerida pelos grandes magazines virtuais. Uma pesquisa por data da ocasião traz mais de 600 resultados em um desses sites, o que comprova a sua eficácia para grande parte dos usuários da rede, beneficiados por poderem comprar com 100% de chances de acertar na escolha do presente, previamente selecionado pelos interessados.
De acordo com Luiz Mário Lunardi, diretor da JET Tecnologia, a lista é um recurso facilitador da compra, assim como devem ser todos os processos na internet, que traz maiores possibilidades de ganho aos empreendedores de vários setores. Mas para gerar bons resultados, “ele precisa ser intuitivo, um processo simples para montar e comprar, no caso de quem procura o presente, lembrando que a facilidade está ligada à didática da plataforma”, conclui.