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Operação, Logística e Estoque

Logística sustentável: prepare-se para investir nessa frente

Nos últimos anos, a logística foi uma das áreas mais impactadas pela transformação digital. 

A digitalização dos negócios que, em muitos casos, aconteceu de forma “emergencial” durante o período de isolamento social, exigiu mais atenção não apenas com a forma de entrega das mercadorias, mas em toda a cadeia. 

Pensamos aqui, por exemplo, na necessidade de se trabalhar com a chamada prateleira infinita, ou seja, conseguir disponibilizar os produtos da loja física no e-commerce e vice-versa. 

Para as empresas, o principal desafio tem sido explorar todo o potencial da digitalização, aproveitando os benefícios conquistados em termos de eficiência e mesmo de custos. 

A expansão do e-commerce mantém-se forte, mas para obter bons resultados é preciso garantir a continuidade dos investimentos em logística, afinal, não há como garantir boas experiências para o consumidor se não assegurarmos entregas rápidas, seguras e sustentáveis! 

O que é logística sustentável? 

Refletindo sobre as tendências do varejo para os próximos anos, é preciso olhar com atenção para a necessidade de se rever os processos de armazenagem e distribuição dos produtos, visando também a questão da sustentabilidade. 

A reestruturação das operações, dentro do conceito omnichannel, deve levar em consideração essa urgência de se buscar alternativas que ajudem a reduzir os impactos sobre o meio ambiente. 

Logística reversa 

Podemos começar, neste caso, pela questão mais básica, a logística reversa. Parece simples, mas num momento em que se precisa otimizar recursos, não faz o menor sentido que as operações não aproveitem a entrega de mercadoria para fazer também a coleta. 

Isso deve ser usado no caso de trocas e devoluções, mas funciona também para outras situações. Um exemplo clássico é o da coleta de resíduos. Muitas empresas têm incentivado essa prática entre seus clientes. 

São iniciativas como as das empresas de telefonia que, até para atender à legislação, têm procurado estimular o descarte correto dos aparelhos celulares e outros acessórios, como baterias e chips. 

Neutralização das emissões de carbono 

Pela facilidade de adesão aos projetos, a neutralização das emissões de carbono é uma das medidas que deve ser adotada rapidamente. 

Ou seja, neste caso, não se trata de tendência e sim de uma pendência para as empresas. No segmento de e-commerce, vale enfatizar, esta é uma demanda que deve ser atendida por todo o ecossistema, e não apenas por quem faz o transporte das mercadorias. 

Pesa neste caso, além da importância de as empresas contribuírem para a causa, o fato de que as novas gerações de consumidores têm essa questão como prioritária na sua tomada de decisão. 

Estudos sobre a Geração Z têm confirmado que este grupo se preocupa mais com a questão da sustentabilidade e busca informações sobre isso antes de efetuar suas compras. 

Otimização dos recursos 

A logística sustentável deve considerar não apenas a questão ambiental, mas cuidar de tudo o que acontece durante o ciclo de vida do produto. 

Neste sentido, a otimização das rotas de entrega, por exemplo, deve considerar todas as medidas que possam ser adotadas para minimizar os impactos ambientais e sociais. 

A proposta é que uma rota mais bem planejada interfere em toda a cadeia, uma vez que permite uma distribuição mais eficiente – mais entregas, em menos tempo. 

Isso não se traduz apenas em uma quantidade menor de emissão de carbono, mas também em economia de combustível e mesmo na manutenção dos veículos. 

A propósito dos impactos sociais, a recomendação é pensar cada vez mais na importância da economia colaborativa.  

Isso envolve desde a abertura de vagas que privilegiam a comunidade local, como em acordos com outras empresas da cadeia para reduzir o emprego dos recursos naturais. 

O que vem por aí? 

Sob o ponto de vista da automatização dos processos, logística é um dos setores que deve ser bastante impactado pelos avanços, por exemplo, das aplicações de IA no e-commerce. 

Muitas soluções estão em uso, como os sistemas que permitem identificar remotamente entradas e saídas de mercadorias. 

E existem outras iniciativas importantes, como os mecanismos que permitem separar os produtos do estoque, com base na análise do comportamento dos clientes. 

A Amazon tem projetos nessa linha, tomando como referência os padrões de consumo, num emprego sofisticado das chamadas análises preditivas. 

A proposta é que o cliente seja surpreendido não apenas com a oferta de determinado item, mas com uma previsão de entrega que o encante. 

É como se a empresa tivesse “lido” o seu pensamento e conseguido preparar a entrega do produto que ele usa de forma recorrente, antes mesmo que a pessoa se dê conta de que precisa do item. 

Nessa mesma direção, os especialistas estão de olho nas impressões 3D. Elas devem representar a descentralização da produção, além de ampliar as possibilidades em termos de customização dos produtos. 

Essa possibilidade de produção sob demanda, é uma das iniciativas que também favorecem o meio ambiente.  

Elimina-se a necessidade de deslocamento em longas distâncias e economizam-se recursos naturais necessários, por exemplo, para a manutenção dos estoques. 

Como preparar a loja virtual para as novas demandas 

Fique atento: a adoção da logística sustentável exige a definição de metas objetivas e mensuráveis. Portanto, é importante que haja um planejamento visando os avanços que serão feitos ao longo de determinado período. 

Como sempre orientamos nesses casos, o importante é que os projetos sejam iniciados com urgência, ainda que em modelos mais simples, e possam ir evoluindo com o tempo. 

Assim, os investimentos necessários não precisam ser feitos de forma intempestiva, vão acontecer de maneira gradual, sem prejudicar o caixa. 

Outro ponto importante é buscar parceiros que ajudem as operações a aprimorarem seus recursos nessa área. 

De olho nessa demanda, o  JET Envios é uma solução que facilita a operação online, gerando aumento de vendas e possibilidade de redução dos custos de frete.   

Esses resultados são obtidos graças à automatização dos processos, uma vez que a loja virtual consegue integrar diversas opções de frete ao seu e-commerce, com tarifas especiais com até 60% de desconto.   

Outro diferencial importante: coleta unificada de todos os transportadores, o que impacta a questão dos custos.   

Com o JET Envios, os lojistas recebem uma única fatura para pagamento, independentemente do fato de usar várias transportadoras.   

E há outra facilidade importante e que favorece a alta performance: o consumidor tem acesso a uma página de tracking pública, devidamente personalizada com a marca da loja, para que possa acompanhar todos os status de suas entregas.   

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