Além do aumento das vendas online, ter estratégias adequadas de marketing digital é fundamental para que o varejo consiga explorar melhor o potencial omnichannel da marca.
Os estudos têm confirmado que, cada vez mais, o consumidor é influenciado pelas interações que acontecem nos canais digitais, ainda que a compra ocorra na loja física.
Levantamento da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), indica que 97% dos brasileiros buscam informações na internet antes de concluir sua compra.
Neste sentido, o investimento no marketing digital é um importante aliado das empresas, independentemente do setor de atuação ou mesmo do porte do negócio.
Afinal, estamos nos referindo a diversos tipos de soluções que vão trabalhar desde a atração do público até as ações de pós-vendas, fundamentais para assegurar a recompra.
Marketing digital: como desenvolver estratégias eficazes?
O primeiro passo para o desenvolvimento de boas estratégias nessa área é o planejamento.
Vale a pena investir tempo e recursos antes nesta etapa, fundamental para que a empresa indique corretamente os objetivos de cada iniciativa.
Quais são as necessidades da marca naquele momento? Gerar tráfego para a loja? Elevar as taxas de conversão? Melhorar a visibilidade da loja? Aumentar o ticket médio? Ampliar a base de clientes?
Enfim, cada negócio tem suas particularidades e, por isso, é essencial entender quais são suas demandas específicas, de acordo com o potencial do negócio e, claro, o perfil dos clientes.
Uma dica importante: antes de estruturar as estratégias de marketing digital, construa as personas do e-commerce.
A partir daí, fica bem mais fácil organizar as diversas iniciativas que podem ser adotadas para se alcançar os objetivos que foram indicados no planejamento de marketing.
Outro aspecto importante é orientar as iniciativas de forma a valorizar o branding. Marcas bem estruturadas em termos de posicionamento e de identidade visual tendem a obter mais sucesso, além de conseguir otimizar os recursos.
Se conhecemos bem o nosso público e conseguimos direcionar os investimentos de maneira mais assertiva, aumentamos as chances de conversão.
Esta é uma das premissas do marketing digital: entregar a mensagem certa, para a pessoa correta e no melhor momento possível!
Quais ações podem ser adotadas para impulsionar os negócios em 2024?
Como citamos acima, o marketing digital dispõe de diversos tipos de soluções que podem ser empregadas para impulsionar os negócios.
A seguir, listamos algumas que podem ser utilizadas no e-commerce:
1. Marketing de conteúdo
Num ambiente no qual a disputa pela atenção do público é cada vez mais acirrada na internet, a produção de conteúdos relevantes faz muita diferença nos resultados das marcas.
Os materiais podem ser utilizados durante as várias etapas da jornada de compra do cliente, ajudando tanto na captação de leads, como na efetivação da venda e na fidelização do público.
Uma das dicas, neste caso, é diversificar o tipo de conteúdo, explorando os vários formatos: post blog, vídeos, infográficos e e-books, guias etc.
A elaboração de um calendário editorial é primordial, uma vez que assim é possível alinhar as necessidades da empresa (seus objetivos) com os interesses do seu público.
Além de atrair visitantes, o marketing de conteúdo funciona muito bem no trabalho de nutrição dos leads e na retenção de clientes.
2. Redes Sociais
As redes sociais têm um importante papel nas estratégias de marketing, afinal, no caso do Brasil, elas concentram um alto volume de audiência.
Com isso, estamos falando de plataformas que ajudam (e muito) na geração de tráfego para a loja.
Além disso, precisamos enfatizar a relevância do engajamento que pode ser obtido, em razão da proximidade com o público-alvo.
O foco, neste caso, são as interações com os seguidores e o trabalho de mídia paga.
Hoje é difícil ter bons resultados nessa frente sem investir em anúncios direcionados.
Na criação dos perfis em cada uma das redes, não deixe de estudar o comportamento do seu público prioritário. É a partir daí que a operação pode obter mais resultados e otimizar os investimentos necessários.
Para saber mais sobre essas estratégias, baixe agora nosso Guia Prático das Redes Sociais para E-commerce.
3. E-mail marketing
A possibilidade de contato direto com os clientes da loja é um dos principais benefícios do e-mail marketing.
O principal é investir na segmentação, cuidando para que cada grupo de consumidores seja abordado de forma personalizada, de acordo com suas demandas.
O conteúdo das mensagens pode ser diversificado: desde o envio de newsletters regulares com ofertas até e-mails que ajudem a criar mais proximidade, como os lembretes de compra ou felicitações em datas comemorativas.
Para não errar nas estratégias, tenha métricas para acompanhar os resultados e, assim, entender o que funciona melhor no caso da sua loja.
4. Conversational commerce
Ainda nesta linha das mensagens personalizadas, outro importante aliado dos e-commerces são os chatbots.
Neste caso, auxiliam no momento da venda, permitindo que o cliente conte com o suporte necessário. E, no atendimento, possibilitam que a empresa consiga responder às demandas de forma mais ágil.
A inclusão do WhatsApp na jornada de compra também tem um papel relevante, na medida em que a loja pode oferecer uma experiência de compra mais personalizada.
No marketing digital, a proposta é justamente explorar todos os recursos para criar estratégias de efetivação de vendas e, neste caso, não se pode ignorar a relevância dos serviços de mensageria.
Com essa tecnologia, as empresas têm conseguido ser mais efetivas nessa assistência virtual, explorando de forma mais apropriada esse tipo de solução.
5. Parcerias estratégicas
Quando refletimos sobre as possibilidades do marketing digital, importante considerar também as estratégias de parcerias.
Elas podem ser viabilizadas tanto entre empresas que têm produtos complementares (permitindo oferecer mais conveniência ao cliente), como com operações que têm o mesmo público prioritário.
Pensando no alcance das ações, temos que levar em conta também o trabalho com os diferentes tipos de influenciadores digitais.
A atuação deles se destaca na atração de leads e na conversão de vendas, dependendo do tipo de ação organizada.
6. Técnicas de SEO
As pesquisas nessa área confirmam a importância dos motores de busca. No Brasil, o Google é a porta de entrada das pessoas na internet.
Fique atento: a preocupação com esse assunto deve começar na escolha da sua plataforma de e-commerce. Verifique se o seu fornecedor tem soluções otimizadas para garantir que a sua loja tenha relevância nas buscas orgânicas.
Pensando na estratégia de marketing, o principal para ter bons resultados é trabalhar corretamente com as palavras-chaves mais importantes para o seu negócio. Elas devem estar presentes nas suas descrições de produto – títulos, heading tags, meta description, imagens e URL.
Cuide, também, para que a página não tem problemas com links quebrados e velocidade de carregamento. São detalhes que podem passar desapercebidos, mas são considerados no ranqueamento do Google.
7- Remarketing
Uma das vantagens das plataformas online é a possibilidade de coletarmos todas as informações relacionadas à movimentação dos clientes na loja. Por que não usar essas informações para direcionar melhor suas ofertas?
Esse é o conceito por trás das estratégias de remarketing. Elas apresentam excelentes resultados para aumentar os índices de conversão das lojas e funcionam bem para diminuir as taxas de abandono de carrinhos.
Tenha em mente que a proposta nesse caso é enfatizar as vantagens daquela compra (estamos mirando o cliente que fez uma pesquisa) e divulgar o nome da sua loja, gerando a confiança do consumidor.
8 – Pós-vendas
Atrair novos clientes é um dos objetivos das ações de marketing digital para e-commerce, porém, o desempenho do seu negócio pode melhorar bastante se você investir também em ações de fidelização.
Nesse contexto, o mais importante é focar no relacionamento. Pense nisso: quais estratégias podem ser desenvolvidas para facilitar a recompra e valorizar o pós-vendas?
As opções são bem variadas, uma vez que estamos falando desde lembretes de compra até o envio de materiais informativos sobre determinado produto.
Lembre-se de que cliente satisfeito compra mais e ainda depõe a favor da sua marca, o que é crucial para o consumidor atual, que dá muito valor ao compartilhamento de informações.
9. Promoções especiais
As ações promocionais têm uma enorme importância para o varejo e a situação não é diferente no ambiente online. Portanto, não se descuide dessas iniciativas.
Ofereça cupons de desconto, faça ofertas especiais para clientes frequentes, incentive quem chegou na sua loja a primeira vez, invista em kit de produtos.
Dica: respeite a principal característica das ações promocionais, delimitando bem os prazos para as iniciativas.
O consumidor percebe que a loja está usando aquele tipo de chamada como argumento de venda e não para oferecer realmente uma condição especial.
Mais uma vez, confira as soluções disponíveis no seu sistema de vendas. O ideal é que ela tenha módulo princing, que permite criar diversos tipos de promoção diretamente no dashboard da loja.
Ter boas estratégias de marketing digital para e-commerce pode fazer a diferença para o desempenho da sua loja, portanto, organize-se para cuidar dessa área com a devida atenção.
Detalhe importante: acompanhe de perto os resultados, uma vez que assim você pode realizar os ajustes necessários, dependendo do momento da empresa.
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