Se o consumidor está conectado o tempo todo, faz todo o sentido que as empresas aprimorem cada vez mais suas estratégias de marketing digital.
Mais do que estar presente neste ambiente, é fundamental diversificar as iniciativas, combinando os diferentes recursos que podem ser empregados nessa área.
Os estudos têm confirmado que construir uma marca forte depende hoje de ações em várias frentes. Diferentemente do que ocorria no passado, não basta mais direcionar todos os investimentos para a publicidade paga.
Neste artigo, vamos mostrar a importância do conteúdo gerado pela marca e dos reviews. Acompanhe!
Quais são as fontes de tráfego do e-commerce?
Um dos pilares fundamentais das lojas virtuais são suas fontes de tráfego. Quanto mais entendimento sobre isso, mais a marca terá sucesso em suas estratégias.
O que se vislumbra, neste caso, é a possibilidade de otimizar os investimentos, reduzindo custos que impactam o negócio, como o do CAC – Custo de Aquisição de Cliente.
Ao analisarmos o comportamento dos consumidores no cenário pós-pandemia, destaca-se a relevância do digital, mesmo quando a compra ocorre na loja física.
Isso porque dificilmente uma compra será realizada sem uma pesquisa prévia nas plataformas online e/ou uma consulta às avaliações das marcas.
Estudo da Conversion traz dados importantes sobre essa questão:
– os brasileiros confiam 77% mais em busca orgânica do que em links patrocinados;
– 62,5% das pessoas que compram online fazem alguma pesquisa no Google sobre marcas ou produtos em que possuem interesse;
– o relatório de novembro indica que o tráfego direto é o mais importante para e-commerce, com 46,4%; na sequência temos a busca orgânica (25,6%) e a busca paga (17,9%).
Esses dados confirmam que o consumidor procura a empresa no online e usa o meio digital para se informar. E, cada vez mais, as pessoas estão mais inclinadas a comprar seu produto ou serviço depois de saber mais sobre ele numa busca online.
Neste quesito, o que mais influencia a opinião dos compradores são as avaliações de outros clientes ou usuários encontradas na web.
Resulta daí a necessidade de as marcas oferecerem conteúdo de valor e relevante, essencial para que se estabeleça a almejada conexão emocional.
O que determina a qualidade do conteúdo?
Um dos desafios hoje nessa geração de conteúdo é garantir que a marca consiga se destacar, considerando que é acirrada a disputa pela atenção do consumidor.
A publicidade paga tem um papel importante para fazer com que a marca tenha mais visibilidade e tráfego qualificado.
Contudo, é fundamental que o e-commerce consiga também fazer entregas mais personalizadas, o que vai impactar o seu desempenho nas buscas (orgânicas e pagas) e gerar resultados mais efetivos em relação ao reconhecimento da marca.
Pesquisa da Demand Metric revelou que 80% das pessoas entrevistadas gostam de aprender sobre a marca por meio de conteúdos personalizados.
O estudo mostrou outros dados relevantes sobre o impacto positivo do marketing de conteúdo, como:
– 82% dos consumidores sentem-se mais positivos sobre a marca após ler um conteúdo personalizado;
-70% sentem-se mais próximos da empresa;
– 90% acham os conteúdos úteis.
Ainda que seja difícil definir uma “fórmula mágica” para conteúdos de qualidade, é possível indicar alguns critérios básicos:
– ser de ótima qualidade, confiável, útil e interessante;
– ter detalhes e escopo diferentes de outros textos sobre o mesmo tema;
– criar uma reação emocional no leitor – surpresa, alegria, admiração, por exemplo;
– resolver um problema ou responder uma pergunta com informação clara, precisa e bem apurada.
Cada vez mais, o marketing tem que fazer muito mais sempre com menos e encontrar os métodos mais eficientes em termos de custo benefício para ter os melhores resultados.
E, neste sentido, é impossível ignorar que produtos com boas avaliações convertem melhor que os equivalentes sem boas avaliações.
Separamos algumas informações sobre o que pode ajudar a impulsionar as ações nessa frente.
Como o e-commerce pode explorar melhor os reviews?
Ter uma boa estratégia para avaliações de clientes demanda ações simples, mas que devem ser devidamente sistematizadas pelas operações.
1. Peça avaliações
No envio do produto, é importante incentivar o cliente a emitir sua opinião sobre a compra. Isso pode ser feito com um cartão personalizado ou por meio de mensagens enviadas via e-mail ou WhatsApp. Para garantir o retorno, vale programar também o envio de lembretes, uma vez que o “convite” pode ter passado despercebido.
2. Incentive os reviews
Se estamos nos referindo a algo que influencia diretamente na decisão do cliente, podemos também aprimorar as iniciativas nessa área, indo além do simples envio do pedido.
Nessa linha, é possível oferecer cupons de desconto para a próxima compra para quem avaliar ou mesmo o envio de um brinde. O importante é mostrar ao cliente que a marca valoriza a sua contribuição.
3. Seja transparente
Um dos erros nessa área é deixar a transparência de lado, optando, por exemplo, por ocultar ou excluir as avaliações desfavoráveis.
O consumidor hoje lida muito bem com o ambiente digital e, ao fazer isso, a empresa corre o risco de o consumidor resolver usar outros canais para expor a sua queixa.
Em termos de estratégia, o que funciona é procurar responder à reclamação no próprio canal, caso seja algo que não corresponde à realidade.
No entanto, a proposta das avaliações dos clientes é justamente permitir que o comprador mostre para outras pessoas como foi sua experiência “real” com aquele produto ou serviço.
Importante pensar que, no caso de um problema, ele pode ser visto como uma oportunidade até de fidelizar aquele cliente. Se a empresa responde e se prontifica a encontrar uma solução, isso reverte a seu favor.
4. Monitore tudo!
O monitoramento dos reviews tem um papel fundamental para o aprimoramento das estratégias.
Afinal, estamos falando da possibilidade de entender melhor o uso do produto por parte do público, identificando tendências, padrões e seus pontos fortes e fracos.
Se o foco do e-commerce está na experiência do cliente, nada mais importante do que tentar aprimorá-la o tempo todo, o que acontece quando a marca se dispõe a analisar com cuidado os feedbacks que tem recebido.
Além dessas ações práticas, é fundamental que o e-commerce procure incorporar as avaliações às suas estratégias de divulgação. Elas podem ser destacadas no site da loja e usadas nas campanhas das redes sociais.
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