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Operação, Logística e Estoque

A diversificação dos meios de pagamento no e-commerce amplia vendas 

By 27/02/2024março 22nd, 2024No Comments

Os avanços têm sido significativos nessa frente e hoje o segmento de e-commerce dispõe de excelentes opções de meios de pagamento. 

Para o consumidor, quanto mais alternativas, melhor. Dependendo da sua necessidade, ele pode escolher o que for mais conveniente no momento da compra. 

Vale o registro: meios de pagamento são frentes fundamentais para o sucesso de qualquer negócio online e, por isso, é preciso ter uma visão estratégica sobre o assunto. 

Em plataformas com API aberta, como a JET, é possível fazer a integração com os serviços contratados pelas lojas (veja aqui um artigo completo sobre o assunto!) que, assim, podem oferecer todas as opções para os clientes. 

Neste artigo, apresentamos quais são as preferências dos consumidores nessa área e trazemos dados importantes sobre as mudanças de hábitos que estão ocorrendo no comportamento dos clientes. 

Mobile first tornou-se prioridade para o e-commerce 

O primeiro aspecto a ser considerado é que hoje as compras online acontecem, de forma predominante, nos aparelhos celulares. 

A pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box – Pagamentos móveis e comércio móvel no Brasil, de setembro 2023, nos ajuda a entender melhor as mudanças que têm ocorrido nessa área: 

– 95% dos brasileiros com smartphone já experimentaram comprar por app ou site móvel alguma vez na vida; 

– 83% realizaram pelo menos uma compra dessa forma nos últimos 30 dias. 

– Entre os consumidores móveis, 8% da amostra diz comprar todo dia ou quase todo dia por meio de app ou site móvel.  

– E veja que dado importante para o e-commerce: 81% dos brasileiros com smartphone afirmam que aumentaram a frequência de compras pelo celular nos últimos seis meses. 

– E 82% preferem comprar pelo smartphone que pelo computador. 

– A satisfação do brasileiro com a experiência no comércio móvel segue altíssima: 88% dos compradores móveis dão notas entre 4 e 5 para as compras via celular. 

Meios de pagamento: quais são os preferidos? 

Assim como acontece em todo o mundo, hoje os consumidores brasileiros têm diversas opções para o pagamento de suas compras: PIX, cartão de crédito e débito, dinheiro e boleto, além das carteiras digitais. 

Segundo a pesquisa Opinion Box: Meios de pagamento, de 2023, o Pix segue crescendo em popularidade e se tornou o meio mais utilizado e preferido das pessoas entrevistadas.  

Para se ter ideia, na mesma pesquisa, realizada em 2022, o cartão de crédito era o preferido de 70% da amostra, caindo agora para a segunda posição. Entre os meios preferidos, o dinheiro perdeu o terceiro lugar para o cartão de débito. 

Opinion Box: Meios de pagamento/2023 

Ao analisarmos as preferências do público, o PIX também figura em primeiro, com 64%, seguido pelo cartão de crédito (59%) e cartão de débito (49%). 

Quando questionados sobre o emprego do PIX, os entrevistados indicam como pontos principais: 

– Não ter taxa de transferência (67%); 

– Cair na mesma hora o dinheiro (66%); 

– Facilidade para transferir entre minhas próprias contas (51%); 

– Ser fácil de memorizar e passar a informação de recebimento para outras pessoas (27%); 

–  Poder receber por produtos ou serviço que vendo com mais facilidade (19%). 

A pesquisa também avaliou a adesão ao pagamento via WhatsApp. Apenas 3% indicaram que usam essa opção com frequência. Ou seja, o público ainda não se sente confortável com essa modalidade. 

Entre as razões que justificam esse comportamento, o estudo confirma que a falta de segurança é o principal fator, assim como o próprio desconhecimento sobre a forma de uso dessa opção. 

Essa preocupação com a segurança se justifica: 52% das pessoas entrevistadas já foram vítimas de golpes, fraudes ou tentativas de fraudes relacionadas a meios de pagamento. 

E, neste caso, a maioria teve problemas com cartão de crédito clonado. 

 

Perspectivas para os meios de pagamento 

É importante o registro de que os brasileiros passaram a contar, em 2022, com um novo meio de pagamento: o Pix parcelado no cartão de crédito, opção oferecida por algumas fintechs e bancos digitais. 

Essa alternativa é importante para o e-commerce, porque permite que o cliente faça o pagamento à vista para o lojista, mas em vez de ser descontado do saldo na sua conta, a cobrança é feita posteriormente em parcelas em seu cartão de crédito pela instituição financeira que oferece o serviço. 

Refletindo sobre a melhora na experiência de compra do cliente, trata-se de uma forma de obter os benefícios oferecidos pelo lojista para o pagamento à vista.  

Segundo o estudo da Mobile Time, 13% dos entrevistados já experimentaram o Pix parcelado no cartão de crédito. 

Ainda em relação aos meios de pagamento, vale atentar para outra mudança relevante neste cenário: 80% já fez PIX usando QR code. 

Chama a atenção, neste caso, a rápida adesão do consumidor por esta modalidade. 

O que se percebe é que os consumidores estão realmente mudando seus hábitos, aproveitando melhor as novas opções de pagamento. 

Na pesquisa, a maioria indicou que: 

– o Pix mudou para melhor a forma os pagamentos no dia a dia; 

– o celular se tornou uma carteira digital; 

– as pessoas têm usado cada vez menos dinheiro; 

– a pandemia e o isolamento fizeram o público utilizar mais meios digitais de pagamento. 

– o consumidor tem usado menos os pagamentos de meios tradicionais, como bancos, e mais as carteiras digitais e outras soluções online. 

Como garantir ambientes mais seguros no e-commerce? 

Como vimos, a área de meio de pagamento tem passado por mudanças importantes e, para assegurar que os clientes tenham a melhor experiência de compra, é importante que as lojas adotem as modalidades que estão em alta. 

Contudo, essa diversificação implica em mais atenção com a proteção das informações dos clientes, uma vez que é fundamental que o cliente se sinta mais seguro neste ambiente. 

Especificamente no caso dos e-commerce, a principal medida é ter uma política de segurança devidamente organizada. 

Isso começa logo na contratação da plataforma de e-commerce. Muitas vezes, pensando apenas na economia, as empresas abrem mão de serviços mais qualificados, deixando de conferir pontos básicos, como as certificações da plataforma. 

Ainda nessa linha, atuar com um sistema SaaS, que faz a hospedagem do serviço na nuvem, é outro ponto importante.  

Neste caso, assegure-se de que a empresa disponha de uma infraestrutura suportada por recursos de ponta, como clusters, storage de armazenamento de dados, firewall e IDS. 

Vale lembrar também que esses modelos de plataformas têm outra vantagem: as atualizações são realizadas constantemente e, na maioria dos casos, de forma remota, o que evita falhas nos protocolos de segurança e integridade das informações. 

O último ponto em relação à contratação da plataforma de e-commerce é atentar para as soluções tecnológicas oferecidas para as integrações com sistemas de terceiros. 

Num ambiente que passa por mudanças tão importantes, nada melhor do que contar com serviços especializados para ter os melhores meios de pagamentos e sistemas antifraude. 

Contudo, é a partir dos acordos prévios entre a plataforma e as empresas que o e-commerce terá como agilizar os processos de homologação das ferramentas. 

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