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Operação, Logística e Estoque

Descubra agora como escolher os melhores indicadores de e-commerce!

Acompanhar os indicadores de desempenho do e-commerce é fundamental para mantê-lo no caminho certo. 

Uma boa avaliação nessa frente pode mostrar como estão sendo empregues os recursos, se os objetivos estão sendo alcançados e ainda como otimizar o trabalho. 

Para isso, é preciso conhecer os indicadores de e-commerce e saber como escolhê-los. Preparamos este artigo para mostrar a melhor forma de definir o que realmente acompanhar e quais são esses indicadores. Confira! 

O que são os indicadores de e-commerce? 

Indicadores de e-commerce, também chamados de KPIs — Key Performance Indicators, são parâmetros que ajudam o gestor a criar um acompanhamento de desempenho do seu negócio. 

Sempre no intuito de aumentar as vendas e, como consequência, a lucratividade do negócio, é preciso monitorar o desempenho para estar preparado para mudanças, ajustes e priorizações. É nesse sentido que os indicadores são fundamentais. 

Qual é a importância dos indicadores no sucesso do e-commerce? 

Com os indicadores de e-commerce, toda a equipe envolvida consegue visualizar a eficiência das ações tomadas.  

Por exemplo, se uma empresa deseja aumentar o tráfego no site, investindo em anúncios no Google Adwords, é importante que ela monitore o número de visitas para saber se realmente está funcionando a ação. 

Esse é só um exemplo. Pode-se criar indicadores referentes às vendas, lucro, custos e outros pontos importantes da gestão.  

Portanto, acompanhar o desempenho por indicadores é fundamental para garantir a eficiência do trabalho e aproveitar melhor as oportunidades de mercado. 

Quais são os principais indicadores? 

Apesar de não haver uma lista fixa de indicadores de e-commerce — pois eles variam de acordo com o objetivo —, existem alguns que podem ser utilizados em praticamente todas as empresas. São eles: 

Número de visitantes 

O número de visitantes é um indicador importante para quem trabalha com o modelo de e-commerce.  

Quanto mais pessoas no site, maior a probabilidade de vendas. É importante, ao fazer esse tipo de monitoramento, analisar o potencial de cada estratégia realizada. 

Ou seja, mais do que o número absoluto, é essencial acompanhar a evolução desse indicador e cruzar o dado com outras informações. 

Taxa de conversão 

A taxa de conversão é outro indicador de e-commerce muito utilizado. Esse KPI consegue indicar a parcela das oportunidades criadas que o seu site converte em vendas, mostrando a eficiência. 

Para calcular, divida o número de pedidos gerados pelo número de visitantes e multiplique por 100.  

Assim, se a loja teve 30 mil pedidos num determinado período e 500 mil visitas, a taxa seria de 6%. 

Taxa de conversão = (30.000 / 500.000) × 100 = 6% 

Esse é o KPI básico de qualquer e-commerce: a partir dele, buscamos outras métricas para compreender o cenário ao qual essa taxa pertence para melhorá-la cada vez mais. 

Ticket médio 

O ticket médio é o KPI que relaciona o valor médio gasto nos pedidos. A importância de monitorar esse indicador está no fato de que se a empresa traçar estratégias para aumentá-lo, o lucro do negócio também aumenta. 

Para aumentar o ticket médio, diferentes ações podem ser tomadas, como o frete grátis a partir de um determinado valor de compra, a criação de combos de produtos e os programas de fidelidade. 

Taxa de abandono de carrinho 

A taxa de abandono de carrinho é um dos principais indicadores de e-commerce.  

Quando um potencial cliente entra no site, visualiza os produtos, adiciona ao carrinho e já no processo de checkout ele simplesmente fecha a página, aquele usuário é contabilizado como um abandono de carrinho. 

É extremamente importante que as empresas trabalhem essas oportunidades, tentando levar o lead de volta para a compra.  

Para isso, técnicas como o envio de e-mails de retorno, mensagens anti fuga e anúncios de retargeting são ótimas dicas. 

CAC 

O CAC representa o Custo de Aquisição de Cliente. Basicamente, é o valor necessário para atrair um novo cliente, a partir de uma determinada estratégia.  

Esse indicador é interessante pois permite conhecer o quanto é preciso gastar para uma nova conversão, podendo comparar os valores de várias ações. 

ROI 

O ROI — Return on Investment, como indicado pelo nome, dá à empresa uma visão mais clara sobre o retorno sobre o investimento.  

Por exemplo: se a sua empresa decidiu investir no Google Adwords, patrocinando campanhas, não seria interessante comparar o valor aplicado com o total retornado? Com o ROI isso é possível! 

Como escolher o que controlar? 

Não há uma lista específica do que uma empresa deve controlar. A escolha dos indicadores terá uma influência direta pelos objetivos que são colocados.  

Em primeiro lugar, a empresa deve avaliar qual ou quais são os seus objetivos e os indicadores de e-commerce que poderiam ajudá-la a explicar o sucesso ou não dessas metas. 

Vejamos, agora, uma lista de metas e quais os indicadores de e-commerce interessantes para avaliar o desempenho: 

Aumento no tráfego do site 

Acrescer o tráfego de um site é, sem dúvida, um dos principais objetivos dos empreendedores. Esse aumento leva a um maior número de leads e, por consequência, maior venda. 

Diante disso, torna-se necessário acompanhar o tráfego no site, que pode ser dividido em número de visitantes e visitantes únicos.  

A diferença do primeiro para o segundo é que uma mesma pessoa pode entrar e sair da página várias vezes, o que não é contabilizado como visitante único. 

Aumento nas vendas 

O aumento nas vendas é objetivo de qualquer empresa, pois ele representa maior lucro ao negócio. Esse acréscimo é, também, uma consequência da geração de maior tráfego, então as ações para conquista dessa meta são bem similares. 

Além disso, você pode investir nos seus produtos ou serviços, entregando maior qualidade e melhorando a experiência dos usuários, facilitando o processo de fidelização e geração de compras recorrentes. 

Então, para acompanhar o desempenho, é muito importante que você avalie as vendas, monitorando o faturamento total, o número de pedidos, o ticket médio e ainda a recorrência de compras pelos seus clientes. 

Redução no Custo de Aquisição de Clientes 

Adquirir um novo consumidor pode ser demasiadamente caro. Há diferentes custos relacionados, como na criação de um anúncio, no tempo de dedicação da equipe de marketing e vendas, entre outros. 

Por isso, é sempre interessante manter uma avaliação sobre o quanto é necessário investir para se adquirir um novo cliente, e os indicadores de e-commerce devem ser utilizados aqui.  

O CAC mostra a relação de quanto se paga para converter um novo consumidor. 

Aumento na satisfação dos clientes 

Por fim, é muito importante que você pense na satisfação de seus clientes com a marca. Esse sentimento garante recomendações e novas compras.  

Para manter essa avaliação, uma dica é fazer pesquisas de satisfação, questionando o público quanto ao seu trabalho.  

Um dos fatores mais utilizados nesse caso é o NPS, que consiste na análise da recomendação da marca pelo cliente. 

Você pede ao seu consumidor uma avaliação de nota entre 0 e 10 de quanto ele indicaria a empresa para um amigo, além da justificativa da escolha. Com esses dados compilados, você será capaz de entender como é a visão da sua empresa pelo público e o que pode fazer para melhorar. 

Como vimos neste artigo, acompanhar os indicadores de e-commerce é extremamente importante para o sucesso de um negócio, seja ele de qualquer nicho de mercado. Os KPIs ajudam a manter direcionados os recursos, aproveitando cada oportunidade. 

Para definir o que deve ser controlado, estabeleça os objetivos e avalie o que pode ajudar a mostrar se eles estão sendo ou não atingidos.  

Depois dessa definição, monte uma programação de controle: crie uma frequência de acompanhamento e mantenha sua equipe informada.  

Acompanhando os indicadores o seu negócio estará no rumo do sucesso e você terá certeza de como as ações estão surtindo efeito. 

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