Sob o ponto de vista do consumidor, simplicidade e comodidade no uso são alguns dos atrativos das compras via aparelho celular.
Essa preferência do público tem tornado obrigatório o investimento em soluções que ofereçam mobilidade para o e-commerce. Afinal, quem nos dias de hoje pode ignorar a abertura de outras frentes de negócios?
Se você ainda tem dúvidas sobre a necessidade de preparar a sua operação para atender às novas demandas do consumidor, confira a lista que elaboramos. Separamos 8 razões importantes para amparar a sua decisão!
1- Os números do mobile só crescem
O mobile commerce continua a avançar no Brasil e em ritmo acelerado. Segundo a 39ª. edição do Webshoppers, as compras via dispositivos móveis tiveram um aumento de 41% em 2018. Segundo o estudo, essas transações, inclusive, puxaram o crescimento do comércio eletrônico no ano passado.
E a tendência é que o ritmo de crescimento seja mantido este ano. O m-commerce representou 42,8% de todos os pedidos do e-commerce do Brasil em janeiro de 2019.
Quem vende pela internet está de olho nessa movimentação porque o smartphone é hoje o principal meio de acesso à web, o que obriga das empresas a se prepararem para oferecer a melhor experiência possível nesse ambiente.
Estudo divulgado em abril de 2019 pela Mobile Time/Opinion Box revela outro dado importante sobre a movimentação nessa área:
– Baseando-se em sua série histórica, a pesquisa apurou que em três anos a proporção de internautas brasileiros que já experimentaram o comércio móvel cresceu 20 pontos percentuais. Saiu de 62%, em março de 2016, para 82% em março de 2019. Nas classes AB, o índice chega a 90%.
2- O uso do celular é democrático
Além do crescimento da base de clientes, existe outro aspecto que precisa ser analisado com atenção pelos e-commerces: nas classes C e D, o celular muitas vezes é a única ferramenta para a realização de compras online.
Dados do IBGE confirmam essa tendência, mostrando que hoje a penetração de smartphones é maior que a de computadores nos lares brasileiros.
A partir desse cenário de maior acesso à internet via dispositivos móveis, não restam dúvidas sobre a importância do investimento em mobilidade: em muitos casos, pode ser a única forma de alcançar o cliente interessado na sua marca.
3- Os consumidores aprovam
A pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box confirma a preferência do público. Na média nacional, 71% afirmaram comprar mais pelo smartphone do que pelo desktop. E a proporção é maior entre aqueles das classes C, D e E (74%) do que entre aqueles das classes A e B (62%).
Segundo o estudo, isso tem ocorrido porque, nas classes menos favorecidas, mesmo que a pessoa tenha computador, nem sempre ele está conectado à internet.
Outra característica importante do mercado móvel brasileiro é o apreço pelo uso do WhatsApp e de outros aplicativos de mensagens. Para se ter ideia, 61% dos consumidores móveis brasileiros já encomendaram produtos por esse app de mensagens.
Como o comércio eletrônico tem investido na usabilidade, a resposta dos usuários tem sido positiva. O grau de satisfação do brasileiro com a experiência em comércio móvel é alto: 85% se dizem satisfeitos ou muito satisfeitos, concedendo notas 4 e 5, em uma escala de 1 a 5.
4- É conveniente para o cliente
Questionados na pesquisa citada sobre o porquê de darem preferência ao celular para as compras, os consumidores indicaram a simplicidade e a comodidade como fatores principais.
Nesse caso, vale o alerta: para atender à demanda desse público, é imprescindível ter soluções adequadas, ou seja, investir em ferramentas que agilizem o processo de compra.
Fique atento, uma vez que a navegação precisa ser desenhada de forma que o usuário encontre o produto com facilidade e não tenha dificuldades para fechar o carrinho.
Nesse contexto, vae analisar, também, o uso de aplicativos desenvolvidos para otimizar a venda. É o caso do ZapCommerce, que permite que o lojista converse com seus clientes pelo WhatsApp e outros serviços de mensageria para apresentar produtos selecionados a cada perfil e feche a venda em um ambiente seguro.
5- As compras são mais rápidas
Num mundo em que a instantaneidade ganha cada dia mais relevância, o fato de a compra ser mais rápida no celular favorece o m-commerce.
Para não perder oportunidades, contudo, as lojas precisam redobrar a atenção com a velocidade de carregamento das páginas.
Em estudo realizado pelo Google, 53% dos entrevistados indicaram que abandonam o site mobile se ele demorar mais de 3 segundos para carregar.
A preocupação com a usabilidade das plataformas é que tem levado as empresas a investirem no conceito de mobile first que, na prática, exige uma inversão de prioridades. Ou seja, as funcionalidades devem ser pensadas para a tela do celular.
6- Aumenta a taxa de conversão da loja
O aumento da taxa de conversão das lojas está diretamente relacionado com o nível de satisfação com o e-commerce.
Para garantir a preferência do público e o consequente aumento de vendas, é importante atenção com as funcionalidades valorizadas pelo usuário nas compras via dispositivos móveis.
No estudo da Mobile Time/Opinion Box figuram como principais:
– Compra online com retirada na loja física;
– Navegação gratuita;
– Recomendações personalizadas;
– Atendimento online;
– Integração com apps bancários para facilitar o pagamento por boleto;
– Pagamento simplificado via um clique ou usando a digital;
– Captura de dados do cartão de crédito através da câmera do celular.
7- Facilita a integração entre os canais
Por mais vantagens que o mobile commerce ofereça, isso não significa que as operações devam se concentrar apenas nesse canal.
O conceito-chave hoje é integração. Assim, além do m-commerce, o cliente deve conseguir comprar na loja física (se for o caso), no e-commerce, nas redes sociais, nos marketplaces.
Mais do que viabilizar essa oferta multicanais, lembre-se de que o sucesso nessa área depende da capacidade da loja em monitorar tudo o que acontece neles e planejar iniciativas que aproveitem o potencial de cada um, da melhor forma possível.
Ter uma estratégia omnichannel ajuda bastante, uma vez que a proposta, nesse caso, é atuar visando a conveniência do cliente. Vão nesse sentido iniciativas que permitem, por exemplo, a compra via celular e a retirada do produto na loja física.
8- Expansão os canais de venda
Aproveitar a expansão dos canais de venda com a mobilidade exige atenção com a experiência do usuário. No dia a dia, isso significa adotar medidas que facilitem a compra.
É nesse contexto que ganham importância o social login (o cliente pode usar suas contas nas redes sociais para entrar na loja) e o chamado checkout inteligente, que dispõe de facilidades como:
– Identificação do cliente na recompra;
– Auxílio visual para preenchimento dos dados do cartão;
– Possibilidade de fechar a compra em poucos cliques;
Acesso ao resumo do pedido em qualquer momento da jornada de compra.
Como mostramos neste artigo, o investimento em mobilidade tem pouco a ver com tecnologia. O foco é a valorização da experiência do usuário, a partir de uma oferta de soluções baseadas na sua necessidade.
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Artigo originalmente publicado no Blog Ecommerce Brasil.