Com patrocínio da JET, o podcast Central do Varejo recebeu, para o episódio gravado no final de maio, Carol Pucci, sócia-fundadora da MyBasic.
A história da marca é inspiradora: ela nasceu há 12 anos, no digital, com uma promessa de entrega diferenciada para a época, porque focava numa moda essencial, atemporal e consciente.
Seria o que hoje denominamos como slow fashion. Naquele período, contudo, como lembrou Carol durante o podcast, não era comum, principalmente considerando o conceito de “moda básica”, ter marcas que colocassem a sustentabilidade enraizada na sua cultura.
“Quando apresentávamos a proposta, havia um certo estranhamento. E ainda tinha o desafio de investir 100% no digital. Hoje o segmento de moda está consolidado no e-commerce, mas nem sempre foi assim”, lembrou a empresária.
O sucesso da MyBasic tem como um dos alicerces justamente o posicionamento. Ela é reconhecida por olhar para seus impactos sociais e ambientais da mesma forma que olha para os resultados financeiros.
Carol reconhece que este não é um caminho fácil, uma vez que cada decisão deve ser analisada com muito cuidado, até em razão das margens serem reduzidas.
“95% das fibras que utilizamos são eco-friendly, grande parte com certificações ambientais importantes, o que eleva os custos”, afirmou.
Do digital para o físico
Pioneira no lançamento de um e-commerce com foco exclusivo na moda básica premium, a MyBasic voltou a inovar quando decidiu investir também em lojas físicas.
Para manter a autenticidade do negócio, a primeira operação foi a Casa MyBasic, instalada em São Paulo, e que nasceu com uma proposta bem definida: oferecer um ambiente que materializasse os diferenciais da marca construída no digital.
Mais do que um ponto de venda, desde o início a loja física foi pensada como um ponto de interação com as clientes da marca.
Como a experiência foi bem-sucedida, o próximo passo foi a inauguração da loja-conceito no Shopping Vila Lobos e, mais recentemente, no Iguatemi JK.
Carol explica que uma das vantagens para quem construiu sua história no digital é o conhecimento acumulado sobre o comportamento do cliente. As informações, tratadas de forma integrada, são empregadas para potencializar as vendas em cada canal, procurando personalizar ao máximo a abordagem do cliente.
“Optamos por crescer devagar, investindo nos aprendizados adquiridos. Não temos medo de errar, mas sabemos corrigir as rotas rapidamente”, ressaltou a empresária, observando que esta é uma lição importante para quem deseja empreender.
Alinhada com as tendências do varejo digital, ela também abordou no bate-papo a importância do relacionamento e da venda consultiva.
“Como o nosso processe foi inverso, a equipe de vendas entende que a loja física é uma forma de potencializar o relacionamento, não uma concorrente”, explicou.
Para acompanhar essas e outras dicas que foram apresentadas no podcast, clique aqui. E para conhecer mais sobre a marca, acesse o site.
Patrocinado pela JET, este episódio do podcast da Central do Varejo foi coordenado pelo CXO da JET, Gustavo Chapchap, e José Fugice, sócio-diretor da Goakira.