Skip to main content
Operação, Logística e Estoque

Como trabalhar com nichos de mercado em um e-commerce?

By 24/10/2017abril 5th, 2022No Comments

Ter um e-commerce é sempre uma boa oportunidade de explorar o potencial da internet para gerar vendas.

Muitos atuam com uma grande variedade de estoque, agregando vários nichos, porém, em alguns casos, essa pode ser uma estratégia complexa ou até mesmo falha. Diante disso, uma das soluções encontradas é trabalhar com nichos de mercado específicos.

Aproveitar oportunidades bem direcionadas pode representar não só uma boa rentabilidade, mas também um caminho para construir autoridade no meio digital. Considerando que uma boa segmentação do público-alvo é um dos pilares para atrair tráfego, a definição de um nicho é especialmente favorável para a criação de campanhas otimizadas.

Para mostrar como isso funciona na prática, listamos alguns nichos de mercado bem atraentes, que se consolidam como ótimas opções para investir, além de dicas sobre como se posicionar para obter melhores resultados. Acompanhe!

Alimentação saudável

Devido aos grandes desafios do mundo moderno, é crescente a busca por uma melhor qualidade de vida. Nessa jornada, a alimentação saudável surge como uma grande aliada. Isso faz desse nicho uma ótima opção para se investir, visto que atinge um público muito variado em relação a faixa etária, profissão, localização e até mesmo quanto à classe econômica.

Claro que há muitos produtos vendidos que apresentam um valor mais alto, os quais somente uma parcela do público tem condições de adquirir, porém as opções são cada vez mais variadas e os preços mais competitivos, o que facilita muito encontrar produtos acessíveis e de qualidade para comercializar.

A recomendação dos especialistas é aproveitar a variedade desse nicho, mas manter a segmentação sob controle, ou seja, ter cuidado para construir uma identidade na forma de atuar. O público gosta de marcas fortes que passem a mensagem com clareza.

Produtos de beleza

A área da beleza sempre foi muito bem vista, já que movimenta anualmente altos valores financeiros e gera muitas vendas. Se dermos uma volta em qualquer cidade média ou grande, veremos diversos comércios desse tipo e a maior parte com uma boa clientela, o que mostra um pouco do alcance desse nicho.

Em relação ao e-commerce, a comercialização de produtos de beleza se destaca pela variedade de itens oferecidos e também pela alta procura. A relação custo-benefício vale muito nesses casos, então é natural pesquisar novas opções na internet ou ir atrás de um produto conhecido com um preço melhor do que em uma loja física.

Pelas oportunidades, é um mercado de alta concorrência, porém muitas empresas vêm se destacando por atuar em “subnichos”, buscando um público bem específico, mas com uma grande necessidade de consumo.

Um exemplo disso são produtos para queda de cabelo, preenchimento de barba e cremes antirrugas. Mais do que simples itens de beleza, eles se apresentam como uma solução, atuando para melhorar a autoestima do cliente.

Esporte

Assim como o mercado de alimentação saudável, o nicho relacionado ao esporte também faz parte da busca por uma maior qualidade de vida. O diferencial é que não fica restrito somente a isso: amantes de modalidades esportivas, colecionadores e fãs de atletas profissionais também são potenciais consumidores.

As opções são amplas, indo desde produtos que facilitam a prática esportiva até aqueles ligados a clubes e personalidades do esporte. Considerando a grande familiaridade do público com essa área no Brasil, além do crescente número de praticantes dos mais variados tipos de esporte, esse é um dos nichos de mercado mais interessantes atualmente.

Um dos motivos são as inúmeras possibilidades de renovação. Clubes que lançam diversos modelos de camisa e empresas que colocam no mercado novas versões dos seus produtos em um tempo razoável são alguns exemplos que podem ser citados. Estar atento a essas novidades — já que esse é um público que está sempre em busca disso — é uma das formas de começar a se destacar nesse meio e alcançar sucesso no mercado digital.

Acessórios de informática

Além de sua funcionalidade, diversos produtos de informática são muito valorizados pela qualidade da experiência que proporcionam. Fones de ouvido para gamers, teclados que facilitam a digitação, microfones, câmeras: as opções são as mais variadas e os modelos, cores e preços, também. Se formos incluir a questão dos celulares, que são praticamente computadores de mão, a diversidade de itens que podem ser ofertados é maior ainda.

Mas como se diferenciar num mercado tão concorrido e criar um e-commerce de sucesso? A resposta está na capacidade de gerar valor para o cliente, principalmente apresentando a solução que ele procura. Isso evita o “vender por vender” e ajuda a fugir da concorrência maciça. O consumidor está ligado em empresas que possam oferecer esse tipo de experiência, o que torna a predileção por elas algo natural.

Moda

Mais do que uma necessidade, a moda é um conceito. Essa união ajuda a torná-la um dos nichos de mercado de maior alcance. O vasto crescimento desse mercado online é surpreendente, visto que gerou uma espécie de mudança nos hábitos do consumidor.

Antes, as pessoas tinham a necessidade de “sentir” o produto, experimentar, olhar de perto. Agora, o e-commerce de moda mudou a forma de comprar, especialmente com sua grande capacidade de oferecer preços atraentes e reunir produtos exclusivos — além da variedade, outro importante atrativo que contribuiu para esse processo de crescimento.

Em resumo, investir nesse nicho é aproveitar todo o potencial de consumo que agora está a favor dele. Os custos menores que envolvem um comércio eletrônico nessa área também é um aspecto muito atraente.

A moda vive, em grande parte, das tendências que surgem a todo momento, então é preciso estar ligado nelas e aproveitar toda essa criatividade para se colocar no mercado de forma positiva. O público também está atento a isso e vai buscar empresas capazes de prestar um bom atendimento e disponibilizar os produtos que ele deseja. Se você estiver posicionado de maneira adequada, contará com grandes chances de ser o escolhido.

E mais do que atrair clientes todos os dias, esse nicho é excelente para quem pretende fidelizar o público e gerar uma sequência de compras — afinal, unir necessidade com novidade é sempre um bom caminho para isso. Se comparamos com uma loja física, por exemplo, a capacidade de alcance é muito maior, podendo inclusive tornar uma empresa local em um negócio de alcance nacional.

Gostou deste artigo? Que tal compartilhá-lo na sua rede social preferida e contribuir para a expansão do conhecimento? Contamos com você nessa missão!

Compartilhe