Skip to main content
Gestão

O crescimento das mídias online como veículo publicitário

By 19/11/2010abril 8th, 2022No Comments

De acordo com um estudo apresentando pela Interactive Advertising Bureau e a Pricewaterhouse Coopers no dia 17/11, os gastos com publicidade online nos Estados Unidos vem aumentando em ritmo acelerado. A publicidade online norte-americana arrecadou, em 2010, o equivalente a US$ 7,48 bilhões. 17% a mais do que os US$ 6,4 bilhões captados no mesmo período de 2009.

Para David Silverman, sócio da Pricewaterhouse Coopers, o crescimento do mercado de publicidade online dos Estados Unidos tem sido influenciado diretamente pela conscientização por parte das empresas em se investir nesta modalidade de anúncios. (Fonte: E-commerce News) Essa inclusão da publicidade virtual no planejamento estratégico das empresas não é uma exclusividade dos Estados Unidos. O Brasil também vem mostrando um aumento significativo nos investimentos em publicidade na web nos últimos anos.

2007 – No primeiro trimestre de 2007 a publicidade online recebeu 45,7% a mais de investimento em comparação com o mesmo período de 2006, o que representou 2,8% do mercado publicitário de 2007, de acordo com o Projeto Inter-Meios. Esse crescimento da publicidade online no Brasil ficou acima da média mundial daquele ano, que foi de 25%. “O avanço dos anúncios na internet está muito ligado à evolução do e-commerce no Brasil, que cresce acima de 50% ao ano”, afirmou Marcelo Epperlein, diretor-geral do UOL no Brasil, naquele ano.

2008 – A receita da publicidade online atingiu 134,2 milhões de reais nos três primeiros meses de 2008, aumento de 36% em relação ao mesmo período de 2007, segundo dados do Projeto Inter-Meios.

2009 – Segundo relatório do Projeto Inter-Meios, o 1º semestre de 2009 registrou um aumento de 22,8% nos investimentos em mídias online em comparação com o ano de 2008. A publicidade na web foi responsável por R$ 394,5 milhões dos RS$ 9,7 bilhões faturados no ano, fazendo da internet a plataforma de mídia com maior índice de crescimento em faturamento publicitário no semestre. Segundo a IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau), o ano de 2009 como um todo teve o maior volume de investimento publicitário na internet brasileira de toda a história, atingindo a marca de 4,2% do investimento total em publicidade no país, índice que, em 2006, era de apenas 1,78%.

2010 – A verba publicitária investida em mídia teve um aumento de 24,96% em comparação aos dois primeiros meses do ano passado. A Internet concluiu o primeiro bimestre deste ano com participação de 4,46% do mercado publicitário brasileiro.

O aumento do volume de investimentos em publicidade online por parte das empresas segue o desempenho ascendente do comércio eletrônico no mercado nacional. Uma parcela significativa deste investimento parte de empresas que participam de processos de e-commerce, sendo esse tipo de divulgação o mais eficiente para atingir o e-consumidor, que precisa de um caminho curto entre a propaganda e a compra. O investimento nesses meios se faz então um fator decisivo no desempenho e sucesso da empresa que deseja realizar processos de venda pela internet.

Compartilhe