Ao pensar no futuro do varejo, é essencial entender as demandas do público. Por isso, é necessário conhecer o comportamento do consumidor e adequar suas vendas a ele.
Como detalhamos neste conteúdo, as perspectivas são positivas para o varejo em 2023, contudo, sairá na frente quem estiver atento às tendências nessa área, como a necessidade de as empresas se adequarem ao modelo exigido para este período pós-pandemia.
Neste contexto, separamos alguns aspectos que devem ser observados para escalar as operações varejistas em 2023:
– a valorização da omnicanalidade;
– soluções tecnológicas: como explorar todo o potencial;
– e aproximação com os clientes.
Outro ponto relevante, discutido neste e-book, é o entendimento sobre as vantagens do varejo digital e do varejo físico.
Entender os diferenciais de cada um, para aproveitar as oportunidades em cada frente, é um dos desafios neste cenário pós-pandemia.
E, ao abordar as tendências, destacamos o que tem acontecido no segmento de recommerce, que envolve, basicamente, a venda e a compra de produtos usados. Brechós, bazares e lojas de antiguidades são exemplos bem-sucedidos desse modelo. Porém, agora, a compra e venda ocorre também no digital.
As compras desse tipo têm a ver com a economia circular e atende, portanto, à necessidade de cuidar do meio ambiente e alinha-se à ideia do consumo consciente.
É uma oportunidade de reposicionamento das marcas, aproximando-se da nova geração de consumidores e seu modelo de consumo.
Para entender melhor esta e outras tendências, além de conhecer estratégias que podem ser aplicadas no dia a dia do seu negócio, acesse agora o conteúdo completo.