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Operação, Logística e Estoque

O que é Precificação Dinâmica?

By 08/04/2015abril 6th, 2022No Comments

o que é precificação dinâmica

 

Atualmente, uma venda pode deixar de ser concluída em uma loja virtual para ser realizada em outra em virtude apenas de um preço mais atrativo. Um consumidor pode facilmente comparar o preço de um mesmo produto em até 10 sites diferentes no momento da compra, apenas utilizando um smartphone, e por isso é preciso estar preparado.

Imagine a seguinte situação: seu site comercializa 1.000 produtos que também são vendidos em outros 5 sites e quando um cliente compara os preços de seus produtos nos concorrentes, 800 deles estão mais baratos na concorrência. Os outros 200 a sua loja possui o menor preço, porém, eles estão muito abaixo da concorrência. Quantos pedidos deixaram de ser fechados? Quanto dinheiro você deixou na mesa por vender produtos muito mais baratos do que a concorrência?

Hoje em dia, por meio de sistemas automatizados, é possível acompanhar diariamente a movimentação dos preços de seus produtos versus os de seus concorrentes. Assim torna-se possível realizar reprecificações condizentes com o mercado, aumentando suas vendas e margens.

Mas como estes sistemas funcionam?

Por meio de robôs, eles comparam os preços de seus produtos com os da concorrência e, com estas informações, é possível parametrizar regras e limites de preços para que seus produtos mantenham-se competitivos em relação ao mercado, sem prejudicar sua margem de lucro.

Por exemplo: um produto é vendido em sua loja por R$ 100 e no concorrente “A” por R$ 90. Para este produto específico você decidiu que ele deve ser 5% mais barato que seu concorrente, podendo vende-lo por até R$ 80, pois abaixo desse valor terá prejuízo. Neste caso, uma vez parametrizado no sistema, o produto será reprecificado para R$ 85,5, pois está dentro do limite estabelecido (R$ 80). Todas estas alterações acontecem de forma automática, tornando seu site mais competitivo frente seus concorrentes.

Agora vamos imaginar o inverso: um outro produto em sua loja estava sendo vendido a R$ 100, mas na concorrência por R$ 200. Considerando a mesma regra acima, seu produto seria reprecificado para R$ 190 e mesmo assim, seu site continuaria sendo o mais competitivo, ou seja, melhorando a margem de lucro.

O resultado? Imagine que na situação hipotética acima sua loja tinha uma conversão de 0,5%, pois em 80% das vezes que um cliente comparava preços, você estava mais caro. Após a implementação de uma precificação dinâmica, ao invés de 800 produtos mais caros na sua loja, você poderia trabalhar com apenas 200, e os outros, que estavam muito mais baratos, o “gap” seria reduzido mantendo uma margem mais saudável.

Com isso, a conversão terá um aumento significativo, aumentando o giro dos produtos, melhorando a imagem de preços de seu site e fazendo com o que o cliente volte sempre que pensar em comprar na web.

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