No começo de agosto, o Google apresentou mudanças significativas na estrutura da empresa. As mudanças mostram o que a gente já sabe: o Google não é mais apenas sinônimo de buscador de informações na web. E, para atender tamanha abrangência de atuação, surge a Alphabet Inc.
Trata-se de uma companhia com o conceito de guarda-chuva, ou seja, ela vai abranger (e entenda por isso controlar) todas as atividades do Google, que incluem os próprios serviços de busca, o centro tecnológico (X Lab), as pesquisas científicas e os centros de investimentos.
A justificativa apresentada pelo Google foi bem simples: a quantidade de projetos paralelos estava ultrapassando o core original da empresa, que consistia em serviços relacionados à internet.
A decisão vem apenas para amarrar algo que a empresa está desenvolvendo na última década: a ampliação do seu portfólio de produtos e serviços. Muitos, inclusive, não têm nada a ver com internet. Ou seja, trata-se de um melhor alinhamento do posicionamento da companhia e mostra como os seus fundadores, Larry Page e Sergey Brin pretendem diversificar sua atuação. Registre: o domínio da empresa é: http://abc.xyz… Se você visitar o endereço, lerá uma longa carta de Larry Page contando os principais detalhes da mudança. Quais os pontos destacados pelo CEO da nova gigante?
– Mais realizações ambiciosas
– Visão de longo prazo
– Empoderar empreendedores e empresas para que floresçam
– Investir para escalar as oportunidades e recursos que vêem
– Aumentar a transparência do que fazem
– Melhorar ainda mais o Google através do foco nos negócios
– Como resultado de tudo isso, esperamos melhorar a vida de tantas pessoas quanto for possível.
As mudanças valem a partir do 4º trimestre, quando haverá de fato as mudanças (embora os nomes na Nasdaq continuem os mesmos, GOOGL e GOOG)
Veja abaixo como ficou a estrutura da Alphabet Inc.