As imagens têm papel fundamental no sucesso de uma loja virtual.
Afinal, são elas as principais responsáveis pela demonstração da qualidade dos produtos. Sem uma boa imagem, o potencial cliente pode não ter a atenção atraída ou não acreditar na qualidade do item.
Além disso, você sabia que qualquer foto inserida no site pode ter grande responsabilidade no ranqueamento de suas páginas pelo Google?
Então, se você quer ter sucesso, deve saber como otimizar imagens para e-commerce — e vamos lhe ajudar nesse desafio! Para isso, criamos este artigo com as principais informações de que você precisa. Confira!
Qual é o real papel das imagens no e-commerce?
Como dissemos, as imagens desempenham papel muito importante dentro de uma loja virtual. Junto da descrição do produto ou serviço, elas são responsáveis por transmitir todas as informações que possam fazer com que o potencial cliente escolha aquele item.
Uma foto de qualidade ruim, feita sem as devidas preocupações, tende a criar a sensação de falta de profissionalismo, quando isso pode não ser a verdade.
Os vídeos também são ótimos elementos. Eles podem ser utilizados para mostrar vários ângulos de um produto, sua forma de utilização e os principais diferenciais.
Porém, não pense que a escolha das imagens ou vídeos deve ser feita de qualquer maneira. Há toda uma técnica para que esses elementos sejam criados estrategicamente, aumentando as possibilidades de conversão no comércio eletrônico.
Por isso, veja os próximos tópicos de como otimizar imagens para e-commerce!
Como tirar uma boa foto dos produtos?
Antes de entrarmos na parte de otimização, precisamos falar sobre como tirar boas fotos ou fazer belos vídeos. Vamos lá.
Tenha equipamentos de qualidade
O primeiro passo para tirar fotos de qualidade é contar com bons equipamentos. Uma máquina fotográfica com recursos avançados pode enaltecer os produtos de forma surpreendente, mostrando cada detalhe da peça.
Porém, se você não tem o conhecimento para isso ou uma máquina desse tipo, os smartphones contam com câmeras de alta qualidade e com diversos recursos considerados avançados — até mesmo para profissionais.
Escolha um bom cenário
Depois que os equipamentos estiverem escolhidos e prontos para entrar em ação, você deve escolher o cenário adequado.
Se deseja tirar uma foto com um cenário natural (com uma paisagem ou alguma imagem de fundo), certifique-se de que o foco está no seu item, e não nas demais informações.
Se o seu intuito é criar vídeos, a escolha de um bom local se torna ainda mais necessária. Opte por um ambiente calmo, sem passagem de pessoas ou sons marcantes ao fundo.
Foque no diferencial
Quais são os diferenciais do seu produto ou serviço? O que mais chama a atenção do seu público e que pode ser considerado vantagem competitiva em relação aos concorrentes? Esses pontos devem estar em evidência!
Por exemplo, imagine que o produto vendido no seu e-commerce seja um tênis voltado para a prática de corrida. O grande diferencial dele é o sistema de amortecimento de impactos. Então, tente criar uma imagem mostrando essa vantagem. Se for um vídeo, você poderia indicar como o elemento se comporta durante a utilização.
Como otimizar imagens para e-commerce?
Agora que você já está com os materiais criados, surge o momento de otimizar as imagens para colocá-las em sua loja virtual. Para isso, deve estar atento para os elementos do código, que serão mostrados a seguir.
Palavra-chave
Se queremos falar de otimização para o e-commerce, impreterivelmente devemos ressaltar as palavras-chave. Elas são fundamentais em qualquer bom posicionamento nas buscas orgânicas.
Então, o primeiro passo para otimizar imagens para e-commerce é escolher bons termos. Faça uma pesquisa entre o volume de buscas e a competitividade, relacionando a imagem que deseja inserir no site.
Texto alternativo (ou alt text)
O Google e outros mecanismos de busca na internet não conseguem identificar fotografias. Em sua leitura, é apenas um espaço vazio, a não ser que você utilize o alt text, ou texto alternativo.
Esse elemento funciona como descrição para esses mecanismos. Muitas empresas acabam negligenciando esse ponto, perdendo posições na busca orgânica.
Para que você não cometa esse erro, nunca deixe o campo de texto alternativo em branco. O ideal é que você utilize esse espaço para inserir as palavras-chave utilizadas na página.
Título da página (ou tag title)
O tag title — ou título da página — também é um elemento bastante considerado para a otimização dos sites na busca orgânica.
Aqui, assim como no texto alternativo, a utilização da palavra-chave é muito bem-vinda, principalmente se for no início, pois o Google oferece maior pontuação nesse caso.
Nome do arquivo
Normalmente, quando você tira uma foto ou faz um vídeo com máquina ou celular, o nome do arquivo é composto por um código numérico, como DSC00534. Muitas pessoas acabam carregando essas imagens no site sem alterar esse nome: o que é um grande erro!
Mais uma vez cabe utilizar a palavra-chave. Você deve criar um nome para o arquivo, que seja o mais descritivo possível.
Formato e tamanho do arquivo
Por fim, o formato em que o arquivo é carregado e o seu tamanho também têm importante função. Quanto maior for o elemento, mais tempo a página demorará para carregar, o que impacta negativamente no trabalho de SEO (Search Engine Optimization), a otimização das páginas para a busca orgânica.
Se utilizar uma imagem muito grande, seja na foto do produto, seja dentro de um conteúdo do blog, o tempo de carregamento pode ser bastante elevado, o que prejudica a experiência do usuário. Afinal, ninguém gosta de ficar esperando e esse pode ser um dos motivos que levam as pessoas a fecharem as páginas.
Para evitar isso, você deve escolher o formato para salvar o arquivo.
O formato JPEG consegue comprimir as imagens, deixando-as com tamanhos menores. Ele é o tipo mais utilizado, apesar de que a qualidade possa ser prejudicada. Já a opção do PNG é mais nova. O resultado é uma boa redução no tamanho da imagem sem que ela perca qualidade.
Como utilizar os vídeos?
Não só as imagens devem ser utilizadas no seu e-commerce: os vídeos também são grandes ferramentas, que conseguem alto engajamento do público. Assim como as fotos, eles devem ser otimizados.
Para isso, atente para o tamanho das produções. Opte por vídeos de curta duração e com alta qualidade. Ademais, construa roteiro simples e tenha moderação na utilização de efeitos. Os elementos de otimização das imagens, como texto alternativo, também devem ser aplicados.
Portanto, ao inserir fotos ou vídeos dentro do seu site, tenha sempre a preocupação em tomar essas medidas. Otimizar imagens para e-commerce é um trabalho que pode ajudar a colocar as suas páginas nas principais posições da busca orgânica, alavanc ando as vendas e tornando a sua empresa uma grande referência no mercado.
Tenha muita atenção com as dicas e crie fotos fantásticas para a sua loja! Agora que já sabe como otimizar as imagens, confira outras ações de SEO para e-commerce e aumente os seus conhecimentos!