Administrar e medir campanhas com toda a inteligência – e eficiência – possível pode ser a grande diferença entre vencer e perder. Explica-se: a gestão de campanhas e anúncios para mecanismos de busca como o Google ou o Bing é uma tarefa difícil. A todo momento, o custo por clique (CPC) das palavras-chaves escolhidas nos anúncios é alterado, de forma similar ao que acontece em um leilão. Quanto mais desejada uma palavra-chave, por exemplo, maior será o seu custo. Além disso, o CPC pode variar de acordo com a região em que o anúncio será publicado e até mesmo com o dispositivo usado pela pessoa (móvel ou fixo).
O Bid Manager (link em inglês) é exatamente a ferramenta para ajudar na tarefa. Literalmente, trata-se de um administrador de apostas que permite otimizar as ações de Search Engine Marketing (SEM) e as campanhas no AdWords. Através deste tipo de plataforma, você consegue ter acesso a bilhões de impressões, além de informação confiável sobre audiência e contexto para atingir exatamente o consumidor que busca, no momento mais preciso.
Com a palavra, Sandra Turchi:
Melhores resultados, custos inferiores
O sucesso das campanhas realizadas no Google AdWords e em outros mecanismos de busca depende substancialmente do quanto sua empresa está disposta a pagar para ganhar mais cliques em cada anúncio. Com um software como o Bid Manager, o profissional de marketing digital é capaz de reduzir o custo das campanhas, ao mesmo tempo em que aumenta seu alcance e engajamento, otimizando o retorno sobre o investimento das ações.
Além disso, quanto maiores e mais complexas as campanhas de SEM, mais difícil será otimizar os lances para cada palavra-chave. Por isso, outra vantagem associada ao seu uso é a dispensa da necessidade de alocar um ou mais profissionais para essa tarefa, pois dificilmente eles conseguirão fazer isso com a mesma eficiência de um software automatizado que funciona 24 horas por dia.
Quando pensamos nas tantas outras tarefas a serem realizadas nas campanhas de SEM (como incluir novas palavras chaves, selecionar palavras-chaves negativas, substituir termos com baixo desempenho, redirecionar orçamentos, alterar segmentações, analisar as conversões, e muitas outras), fica mais fácil perceber que uma solução que ajuda a automatizar e aprimorar esse processo pode trazer grandes retornos para um negócio.
Agências e equipes de marketing podem usar o Bid Manager para:
– Atingir seu público exato: existem mais de 30 mil segmentos à disposição dos usuários. O sistema permite acessar quem já entrou em contato com a marca e encontrar prospects com base em demografia, comportamento, localização e interesses.
– Otimizar de acordo com seus objetivos: as apostas são otimizadas de acordo com o que você quer – CPC ou CPA – para otimizar o investimento.
– Comprar direto de editores – Você entra em contato com os editores diretamente para negociar com eles a exibição de anúncio.
– O algoritmo processa mais de 40 variáveis em 40 milisegundos para calcular as apostas.
– Relatórios completos e transparentes: você vê como está o desempenho em tempo real e os custos do investimento sem nenhuma taxa escondida.