Ninguém mais questiona a importância das métricas para orientar as estratégias adotadas no e-commerce.
Afinal, cada vez mais, o sucesso das operações depende de decisões assertivas, baseadas em dados. Foi-se o tempo no qual a intuição servia como norte para as empresas.
Contudo, para otimizar a operação, é preciso driblar algumas armadilhas encontradas no caminho.
No cenário atual, o desafio é justamente encontrar um equilíbrio entre dois extremos comuns na gestão de e-commerce: a obsessão por metrificar absolutamente tudo (o que muitas vezes trava a tomada de decisão) e a visão limitada de confiar apenas no Google Analytics como reflexo total da operação.
Qual é o posicionamento ideal? Para começar, deve-se ter em mente que o principal é medir apenas o que importa, permitindo que a equipe consiga transformar os dados coletados em decisões estratégicas.
Para ter um direcionamento claro do que precisa ser otimizado, o foco deve estar no mapeamento de três áreas fundamentais:
Métricas de Receita;
Métricas de Pedidos;
Métricas do Site.
Ao concentrar-se nesses pilares, evita-se o excesso de informação irrelevante e garante-se uma visão mais precisa para guiar as melhorias na operação.
Este Guia de Métricas de E-commerce, elaborado pela equipe da JET, vai ajudar a sua loja virtual a ter um direcionamento claro do que precisa ser otimizado na operação. Baixe agora!



