Skip to main content
Operação, Logística e Estoque

Outubro Rosa: é tempo de incentivar a saúde

By 14/10/2015dezembro 5th, 2022No Comments

A JET pede um momento de sua atenção para um tema importante para todos: a prevenção do câncer de mama. Todo mês de outubro prédios são iluminados de rosa em todo o mundo e as atenções se voltam para o câncer de mama. Se você ainda não entendeu a razão, explicamos: outubro é o mês mundial da prevenção ao câncer de mama. E a JET e-Commerce está nesta luta para garantir a saúde de nossas colaboradoras, clientes, parceiras.

Em 2012, 52 mil mulheres receberam o diagnóstico de câncer de mama no Brasil, segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer).

O objetivo do Outubro Rosa é conscientizar as pessoas sobre o tratamento do câncer de mama, principalmente a sua prevenção com a realização de mamografias e exames anuais das mamas em todas as mulheres acima de 40 anos.

Isso porque um câncer de mama identificado e tratado em seus primeiros estágios (antes de 1 cm) tem 95% de chances de cura. Como prevenir? Exame clínico sempre e mamografia quando indicado.

A faixa etária por causa da mamografia está relacionada à sensibilidade do exame. Antes dos 40 anos, o tecido mamário é mais denso, e aí a mamografia não costuma ajudar muita coisa, porque os resultados não são fidedignos. A partir dos 40 anos, em média, a mamografia começa a ser um exame mais fiel.

“A diferença do tecido mamário da jovem para a adulta é a proporção de células glandulares e gordura e é essa proporção que faz um exame ser melhor ou pior para determinada idade. Por isso, usa-se ultrassonografia para mulheres jovens e mamografia para mulheres adultas”, diz Elisa Gomes, médica.

Antes de dispensar o paciente, existe muita coisa a ser investigada, sempre que aparece uma coisa diferente no corpo (dor, principalmente).

Sobre papanicolau, um movimento que vem crescendo nos últimos tempos é aumentar o intervalo entre um e outro, a não ser em casos que a mulher tenha histórico de câncer de colo de útero na família; ou histórico de lesão de colo uterino.

A prevenção do câncer de mama e de colo de útero

Então vamos entender como prevenir câncer.

– A recomendação do INCA, baseada em evidência científica, para mulheres que não têm parente de primeiro grau com câncer de mama é exame clínico anual pós os 40 anos e mamografia após os 50 anos, a cada dois anos.

– A ultrassonografia não é muito confiável para rastreio. Só pega tumores em tamanho maior. Ou seja, só deve ser feita quando tem lesão palpável. Nesse ponto, a mulher já está com câncer. Exame clínico da mama é parte da atenção integral à saúde da mulher e deve ser feito a partir dos 40 anos todos os anos. E deveria ser feito junto com o papanicolau.

– Para mulheres que têm parente de primeiro grau (mãe, irmã, filha) com câncer de mama, a recomendação é que se comece a mamografia/ultrassonografia de rastreio anual, a partir dos 35 anos. No caso de parentes de primeiro grau homens (pai, irmão, filho), o aumento no risco é o dobro do que se fosse mulher, mas a conduta é a mesma.

– Câncer de mama é uma doença (na maioria das vezes) causada por exposição a hormônio. Então, fatores de risco são: menarca precoce, obesidade ou sobrepeso, gravidez tardia ou ausência de gravidez, não amamentar, uso de anticoncepcional com alta dose de estrógeno por muito tempo ou antes da primeira gravidez. Uso de álcool também é fator de risco importante para câncer de mama, assim como tabagismo.

Fonte: INCA

Sobre exames clínicos, saúde e qualidade de vida da população

Fazendo um desviozinho do tema, no Brasil, a gente (principalmente quem é usuário de sistema privado) acha absurdo diminuir rastreio, porque a gente tem essa cultura forte de todo mundo saber o valor do colesterol, da glicemia, fazer exame de sangue todo ano…

No entanto, não é isso que aumenta a qualidade de vida da população. O que aumenta a qualidade de vida da população é:

  • Cuidar da alimentação;
  • Atividade física regular;
  • Melhorar a qualidade de sono;
  • Diminuir índices de tabagismo;
  • Diminuir índices de uso de álcool.

Com informações do LuluzinhaCamp

Compartilhe